Publicado por em agosto 22, 2012 Deixe um comentário

Como Funciona um Comércio Eletrônico

Comércio eletrônico, e-commerce, loja virtual são nomes dados para uma empresa que comercializa produtos ou serviços pela internet. Um comércio eletrônico é muito mais parecido como uma empresa física do que você imagina, caso você já tenha uma loja física pense que sua loja virtual será uma filial na internet, você precisará criar um plano de negócio, divulgar, investir tempo e dinheiro. Uma loja em um bairro sem vizinhança e sem divulgação não vende, assim como uma empresa online desconhecida.

De início parece algo simples, basta criar um site, colocar os produtos a venda e pronto, mas não é tão simples assim. Para ter sucesso, primeiro é preciso elaborar um plano de comunicação digital para sua empresa, assim como nas empresas físicas, as pessoas precisam saber que o seu negócio existe e que é vantajoso para elas, antes é preciso identificar o público-alvo, para isso algumas perguntas devem ser respondidas:

  • Qual é o perfil do meu cliente?
  • Quais são os seus costumes?
  • O que eles costumam fazer na internet?
  • Como abordar esse potencial cliente?

Após conhecer o seu cliente é hora de decidir como investir na internet, este é o momento de identificar qual será a melhor plataforma de desenvolvimento de sites a ser usada, essa decisão será tomada de acordo com o seu plano de negócio, se você pretende ter um negócio pequeno e vender poucos produtos é possível recorrer a plataformas prontas disponíveis na internet, mas se o seu negócio está em constante evolução o ideal é usar uma plataforma sobre medida criada de acordo com a sua necessidade. Na escolha da plataforma você deve estar atento no custo envolvidos como hospedagem, domínio, manutenção e serviços de helpdesk entre outras tarifas que podem ser cobradas.

No momento do desenvolvimento de seu comércio eletrônico é importante saber o que ele terá de conteúdo e como ele será disponibilizado para o seu cliente, isto envolve textos informativos, imagens e vídeos. Um bom conteúdo é fundamental para a fidelização de seu cliente e também para os mecanismos de busca, como o Google, encontrar a sua empresa na internet.

Preocupe-se com a usabilidade do seu site, o conteúdo deve estar bem estruturado, pois não adianta ter um bom conteúdo se o seu cliente não o encontra, lembre-se que sua loja não tem um vendedor para mostrar onde estão os seus produtos, por isso pense como o seu cliente, evite termos muito técnicos, mas quando for inevitável o uso destes termos explique o que significa com outras palavras.

A concorrência na internet é enorme, o usuário de internet não avisa que não gostou, simplesmente sai do seu site e não volta, para que isso não aconteça no seu site peça para uma pessoa que não esteja envolvida com o comércio eletrônico navegar pelo site, veja quais são as suas dúvidas, suas dificuldades em realizar uma compra, caso essa pessoa tenha alguma dificuldade em seu site, muito provável que seus clientes também terão.

Isto é apenas uma introdução, mas acredito que já é possível perceber que um comércio eletrônico não é apenas criar um site pra vender produtos, seguem mais algumas dicas para alcançar o sucesso com sua empresa na internet.

Dicas para o sucesso de seu comércio eletrônico

  • Crie conteúdo que seja relevante para o seu cliente
  • Cuide da imagem de sua empresa nas mídias sociais (leia mais)
  • Conquiste links de sites e blogs que abordem assuntos semelhantes ao que você vende.
  • Tenha produtos em estoque, assim você não correrá riscos de atraso na entrega.
  • Crie um padrão para as imagens do seu site, deixe-os produtos na mesma posição, cor de fundo, e tamanho,
  • Invista em dispositivos móveis, cada dia mais as pessoas usam a internet de celular, smartphone e tablet.
  • Não abuse das cores em seu site.
  • Não use banners coloridos piscando, isso não chama atenção deixa seu cliente irritado.
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Postagem escrita por Felipe Mesquita

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