Publicado por em setembro 5, 2012 Deixe um comentário

Mestre tipográfico

Essa semana aqui no blog, resolvemos abordar um tema que influencia em boa parte do visual de um site: a tipografia.

Apesar da sua importância, poucos profissionais tem o cuidado de planejar a fonte adequada na criação de projetos web. Levar em consideração legibilidade, combinação de fontes e adaptação em diversos dispositivos são questões importantes na hora de publicar um novo projeto.

Escolher a família tipográfica adequada para cada projeto vai muito além de questões estéticas, cada fonte tem seu uso adequado e deve estar alinhada com o que um site precisa demonstrar para seus usuários.

Serifada vs Não serifada

Nesse primeiro post vamos falar da função de fontes serifadas e não serifadas. Fonte serifadas são indicadas para longos textos. Na imagem acima, uma básica diferença entre fontes serifadas e não serifadas
As terminações marcadas pelos pontos amarelos nas fontes as definem como uma fonte serifada, herança da época em que escrevíamos com pena. Já nas fontes não serifadas, as terminações são retas.
Algumas dicas importantes:

1) Escolha fontes com boa leitura inclusive em tamanhos reduzidos. Boas fontes são a Georgia, Skolar, Vani;

2) Procure por tipografias que tenham sido projetadas para web, elas são melhores reinderizadas pelos browsers ;

 

3) Escolha fontes que estejam disponíveis na maioria dos sistemas operacionais, ou utilize algum serviço online de destruição de fontes. http://www.google.com/webfonts

 

4) Leve em consideração o tempo de carregamento de uma fonte;

 

5) Ao combinar fontes, prefira uma combinação bastante contrastada para que não haja erros nas informações que você deseja destacar.

 

Uma boa tipografia irá enaltecer o conteúdo do seu site, a escolha adequada fará com que as pessoas se sintam confortáveis ao ler suas informações.

Categorias:
Postagem escrita por Edgar da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.