Publicado por em agosto 21, 2013 Deixe um comentário

Como usar o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que mostra a tendência de pesquisas no Google de acordo com os termos ou palavras-chave escolhidos em um passado recente e projeções de pesquisas futuras.

O Google Trends é usado para decidir qual termo é mais usado e em qual região ela é mais usada, um exemplo é a decisão de qual termo usar em caso de criação de uma notícia ou postagem sobre uma receita, os termo são ave e frango. Ave tem muito mais procura do que frango, mas isto não significa que o termo é melhor para SEO, isso por que ave é um termo muito genérico, pode ser usada em várias situações em sentidos diferentes.

Exemplo de tendências de pesquisas no Google Trends

Termos que podem ser encontrados na pesquisa por “ave”:

  • Foto de ave
  • Tipos de aves
  • Ave Maria
  • Doenças de aves
  • Grupo Rio Ave
  • Terras do Ave
  • AVE – Acidente Vascular Encefálico
  • AVE – Alta Velocidad Española
  • Comunidade Intermunicipal do Ave

A página da notícia se trata de receita, desta forma a palavra-chave que melhor retrate a notícia seria receita de frango ou receita de aves.

Google Trendes - Exemplo de como se escolher uma Palavra-chave

O uso da ferramenta Google Trends você pode analisar qual termo tem mais buscas e qual será melhor usada em seu texto, como é possível ver no gráfico acima gerado no Google Trends, no caso um texto sobre receita, o termo receitas de aves é bem inferior ao termo receitas de frango, note também que o termo receita de frango está em constante crescimento, a parte pontilhada mostra uma previsão de como a palavra-chave “receitas de frango” deve ter de busca nos próximos meses.

Google Trends - Exemplos de Segmentação

Na imagem acima é possível visualizar uma pesquisa segmentada no Google Trends, a ferramenta permite segmentar de diversas formas como:

  • Segmentação por país (no Brasil, também há segmentação por estado)
  • Segmentação por período (últimos 12 meses, 90 dias, 30 dias, 7 dias e anos anteriores)
  • Segmentação por categoria (comida, compras, comunidades on-line, ciência, entre outros)
  • Segmentação por pesquisa (Google Imagens, Google Notícias, busca por produtos e Youtube)

Na imagem também é possível notar que a época do ano em que mais se procura pelo termo “receita de frango” no Brasil é no final de dezembro próximo do Natal. O que mostra que este período é o mais adequado para criar uma notícia sobre “receitas de frango” e conseguir acesso pelo Google News.

O endereço para acessar a ferramenta Google Trends é:  www.google.com.br/trends, aproveitem as dicas.

Artigos Relacionados

SEO Local – Como melhorar o posicionamento no Google em minha ci... O SEO Local é fundamental para micro e pequena empresas que atuam em um bairro, cidade ou região. Para a maior parte das micro e pequenas empresas o SEO Local terá resultados superiores a grandes açõe...
5 Ferramentas gratuitas para SEO oferecidas pelo Google Neste post vamos mostrar cinco ferramentas que são de extrema importância para quem deseja realizar uma boa estratégia de SEO. Saber como usa-las em conjunto é fundamental para uma campanha de Marketi...
Definição de uma Persona, Perfil ou Público-Alvo no Marketing Deseja criar anúncios assertivos em suas campanhas de marketing digital? Então confira os exemplos práticos de que criamos para criar um perfil, público-alvo ou persona no vídeo e texto abaixo. ...
Tendências do Marketing Digital para 2017 O que esperar do Marketing Digital para 2017? Veja algumas tendências da internet para este ano que promete ser de grandes mudanças de comportamento do consumidor. Tecnologia: Realidade aumentada...
Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.