Google Suggest e Google Instant
Publicado por em setembro 17, 2013 Deixe um comentário

Google Suggest e Google Instant – Como prever resultados de busca

O Google Suggest e o Google Instant são atualizações do Google que auxiliam na oferta de resultados do Google, o objetivo é oferecer resultados de pesquisa melhores e mais rápidos para as pessoas, entenda como funciona e como usar a seu favor estes recursos a seguir.

Google Suggest e Google Instant

Google Suggest – Como Funciona?

Google Suggest é uma ferramenta integrada ao formulário de busca do Google, são as sugestões de busca que aparece quando o usuário começa ou não completa o que estava digitando em uma busca no Google, como é possível ver na imagem abaixo.

Google suggest e Google instant

Quando uma pessoa começa a escrever no campo de busca do Google são oferecidas algumas sugestões de buscas antes que a pessoa termine de escrever uma palavra. A ordem das sugestões é dada de acordo com a relevância do termo buscado em relação ao grupo de pessoas que costuma realizar o mesmo tipo de pesquisa.

O Google Suggest também funciona nos tablets, smartphones e celulares com acesso à internet. Ao usar o aplicativo do Google para realizar pesquisa, além das sugestões de busca também são exibidos sugestões de contatos em sua agenda e aplicativos instalados.

Google Suggest Mobile

Google Instant – Como Funciona?

O Google Instant é um recurso do Google que visa deixar o resultado mais rápido, trabalhando em conjunto com o Google Suggest, os resultados são exibidos antes que você termine de digitar.

Mas por que exibir os resultados antes de terminar de digitar? O Google percebeu que as pessoas possuem costume de digitar lentamente, mas leem mais rápido, em média uma pessoa leva 300 milissegundos entre cada tecla pressionada, mas apenas 30 milissegundos para passar o olho em uma página.

Fatores que interferem no resultado de pesquisa

Alguns fatores influenciam no resultado da pesquisa, são eles:

  • Dispositivo que é usado para realizar a busca (desktop ou mobile)
  • Configurações do navegador
  • Buscas Locais
  • Conceito associado com a busca (alimentação, lazer, receitas, resenhas…)
  • Realização da busca com uma conta do Google logada ou deslogada (exibe resultados diferentes, logado o Google dá preferência de sites que você já tenha visitado)
  • Tipo e velocidade de conexão (exibe mais ou menos rápido o resultado
  • Local da conexão (pode exibir resultados com informações de empresas que estão mais próximo da origem da busca, exemplo: restaurantes, hospitais, parques, lojas…)
  • Frequência de uso das sugestões oferecidas

Encontrando long tail com Google Suggest

Essa ferramenta é interessante para saber as variedades de termos que podem ser criados por meio de uma palavra-chave escolhida, esses termos são chamados de long tail (em português cauda longa) referência a curva de Pareto onde o volume de dados é classificado de forma decrescente. Nos mecanismos de busca funciona da seguinte forma:

O que é long tail

Quanto mais próximo da Head (cabeça) maior o volume de busca, no entanto a concorrência e a taxa de rejeição também é maior, quanto maior for a calda menor será o volume de busca deste termo, porém maiores serão as chances de conversão e mais fácil será de posicionar entre os primeiros resultados na SERP (Search engine results page – Página de resultados do mecanismo de busca).

Vantagens para o usuário e profissional de SEO

  • Economia de tempo de pesquisa
  • Não precisa pressionar “Enter” para exibir as pesquisas
  • O Google Instant pode economizar de 2 a 5 segundos por pesquisa o que parece pouco, mas que agiliza muito o trabalho de múltiplas pesquisa.
  • Mesmo quando uma pessoa não possui certeza em relação ao que pesquisa, as sugestões funcionaram como guia auxiliando encontrar o melhor resultado.
  • Faz com que as pessoas passem a buscar por um maior número de termos, alguns dos quais ela não faria antes por falta de conhecimento, ampliando as chances de seu site ser encontrado caso seu site esteja bem posicionado para estes termos.
  • A seleção de “long tail” ficou mais fácil. Agora é possível encontrar com mais rapidez maior número de palavras-chaves para otimização de seu site.
  • Pesquisas regionalizadas, auxilia na otimização de negócios locais.

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Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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