Publicado por em outubro 24, 2013 6 comentários

Como criar conteúdo relevante e de qualidade

A dúvida na hora de escrever um conteúdo para o blog de uma empresa, pessoal ou num site de notícias é: Como criar um conteúdo de qualidade e relevante para os meus leitores. Simplesmente copiar conteúdo de outros sites não trará mais acessos pra você, ao contrário, os buscadores privilegiam conteúdos originais, se você é apenas uma cópia, não tem motivos de ser exibido antes dos outros conteúdos. Então, já sabe: Nada de Ctrl C + Ctrl V.

Como escrever conteudo relevante e de qualidadeCriando conteúdo relevante para blog empresariais e pessoais

Como você já sabe, o Google e os outros buscadores preferem conteúdos originais, mas não é apenas isso que determina que seu conteúdo seja superior aos dos concorrentes. No caso dos blogs é muito importante mantê-los atualizados. É comum ver blogs com atualizações diárias nos primeiros meses, alguns postam três, quatro, cinco vezes no mesmo dia, mas isto é muito cansativo e demanda muito tempo, o que acontece? A pessoa para de atualizar o blog.

O ideal é que o seu blog tenha de duas a três atualizações por semana, mas antes de sair postando, postando e postando, crie uma rotina de postagem, verifique quantas vezes você poderá atualizar o seu blog por semana, tente no mínimo duas ou três vezes por mês, isso criará um vinculo entre você e o seu leitor, pois ele saberá de quanto em quanto tempo o seu site terá uma atualização.

Criando conteúdo relevante site de notícias

A primeira a coisa a se pensar, o que o leitor ganhará ao ler o meu texto? Tendo isso em mente já é um bom passo para criar um conteúdo relevante. Não vale de nada se ele não acrescenta nada a quem está lendo.

O jornalismo diário é muito veloz, é preciso constantemente apresentar uma notícia nova, o problema é que o jornal concorrente também está a procura desta mesma notícia. O que geralmente acontece é que, no desespero de publicar uma notícia nova, faz com que o jornalista publique um release sem ao menos trocar uma linha, apenas citando a fonte.

Pense bem, quantos jornais não tiveram a mesma ideia? Neste caso aparecerá na frente nos buscadores o site que publicou primeiro ou o que tiver melhor reputação de conteúdos originais. Voltamos lá no primeiro parágrafo “nada de “Ctrl C + Ctrl V”, até mesmo de releases.

Mas qual é a solução? Não tenho tempo, preciso de uma notícia e tenho um release, eu sei a tentação é grande, mas pode ser solucionada com uma ligação de telefone. Geralmente quando você recebe o release você também tem o número de telefone da fonte ou da empresa. Sempre tem aquele algo a mais que não foi citado, então ligue para a fonte e faça algumas perguntas e utilize o release apenas como base para criar a sua notícia. Parece tão óbvio para os jornalistas, mas muitos deles não fazem isso.

Ter conhecimentos sobre SEO Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) é fundamental para uma empresa que trabalha essencialmente com conteúdo, por isso fundamental buscar conhecimento nesta área através de cursos, palestras e pesquisas em sites especializados.

Criação de conteúdo atrativo demanda tempo

Criação de Conteúdo Relevante e de QualidadeOs empresários geralmente reclamam de falta de tempo, neste caso é melhor ter um gestor de conteúdo, uma pessoa que fique dedicada para atualizar as redes sociais como Blog, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, entre outros.

Criar conteúdo relevante e atrativo não é fácil, demanda tempo, pesquisa, mais pesquisa. Caso deseja escrever um assunto, mas não tem total domínio sobre ele, o segredo é buscar fontes de credibilidade, se você vai falar sobre saúde a primeira coisa é buscar informações com um médico, vai falar sobre design, buscar informações com designers.

O texto criado para sua empresa, tem que ter o perfil de sua empresa. Não adianta tentar agradar a todos nas redes sociais, por exemplo: O assunto tratado pela sua empresa trata sobre um assunto que envolve um alto grau de seriedade para transmitir credibilidade, por exemplo um hospital, não faz sentido colocar imagens de gatinhos e “bom dia”. Neste caso vale muito mais oferecer dicas de saúde, lembretes de importância de um diagnóstico precoce e divulgação de eventos de saúde abertos a comunidade.

Escrever por escrever não trará resultado para sua empresa, ao contrário pode comprometer a imagem e credibilidade conquistada. Caso você tenha uma empresa e não tenha tempo para criar conteúdos relevantes que possam dar retorno para a sua empresa, a solução é contratar um profissional ou uma empresa especializada para ficar responsável pela gestão de conteúdo de seu site, mídias sociais ou blog corporativo.

O que é um conteúdo envolvente?

Em um blog, não adianta ficar em cima do muro, é preciso sempre ter um posicionamento, nem sempre os leitores vão concordar com o que você está escrevendo e realizarão comentários criticando o post, mas por incrível que pareça isso é bom, sinal que as pessoas estão lendo e provavelmente este não é o primeiro post lido por ele.

Pense bem, se você lê alguma coisa e não concorda, você simplesmente ignora, mas se você já possui um vínculo com este blog ou empresa, você fará um comentário, pelo menos para dizer que não concorda.

Outra forma de gerar comentário é criar um post que acrescente algo na vida do leitor, ensinar algo, transmitir o seu conhecimento, oferecer dicas práticas, oferecer materiais adicionais como e-books e vídeos.

Não escreva só por escrever

Colocar um post ou uma notícia simplesmente por colocar, não fará com que o leitor volte para o seu site e pior não comprará a ideia do seu site, isto vai gerar um vínculo. Independente de ser uma empresa, um blog pessoal ou um site de notícia, o que esperamos é sempre que o leitor entenda a mensagem e faça referência com a empresa.

Escrever em um blog de nicho focado em rock sobre o Luan Santana pode trazer muito acesso, mas não quer dizer que este público voltará acessar o seu blog. Isso também acontece muito em empresas, por exemplo, uma empresa de cursos profissionalizantes online que escreve sobre o Big Brother Brasil, no início do ano vai chover acessos, pois é um dos principais assuntos comentados na internet, mas o que isso agrega para a empresa? Toda empresa visa lucros, quantos leitores você converteu em alunos? Provavelmente nenhum, então valeu a pena “investir” o seu tempo criando um texto só para elevar os acessos? Fica essa reflexão.

Manter uma sequencia lógica

Um conteúdo deve ter uma sequencia lógica com introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução é necessário resumir de forma que o leitor tome a iniciativa de continuar lendo o texto, no desenvolvimento é detalhado o que foi prometido na introdução e na conclusão é preciso expor o objetivo do seu texto. Um blog ou site de notícias geralmente deseja comentários ou cadastros na newsletter (cadastro para boletins informativos por e-mail), uma empresa com site institucional deseja uma solicitação de orçamento, uma empresa com comércio eletrônico deseja a efetuação de uma compra.

Exemplo de um conteúdo relevante para empresa pode ser vista nas páginas de produtos da empresa Ecopontes. Na página de pontes rurais:

  • Introdução: É possível visualizar imagens do produto, que ao que clicar ficam maiores, facilitando a visualização do produto e o primeiro parágrafo do texto, que explica o que são as pontes rurais. Há também um botão de ação para as pessoas que conhecem o produto já terem acesso ao local de orçamento.
  • Desenvolvimento: Textos com vantagens e especificações técnicas do produto que justificam o prometido na introdução.
  • Conclusão: Acesso a outros produtos relacionados que o leitor pode ter interesse em conhecer, botões para divulgação nas redes sociais e um novo botão de orçamento, para poupar o tempo do leitor de ter que voltar ao topo do site.

Confira a página na imagem abaixo:

Imagem da página do produto Pontes Rurais da empresa Ecopontes para exemplificar uma página de conteúdo relevante para empresas

Clique aqui para melhor visualizar a imagem

Meu conteúdo é direcionado pra quem?

Antes de concluir, gostaria de compartilhar uma palestra oferecida pelo Natanael Oliveira da NordesteSEO sobre Marketing de Conteúdo, vídeo tem como assunto principal “como criar conteúdo que gere negócios para a sua empresa”, vale muito a pena assistir esse vídeo para entender como escrever um conteúdo relevante.

Já vimos que é importante manter um site, blog ou portal de notícias atualizado e que não podemos escrever qualquer assunto apenas para manter um site atualizado. Então, eu preciso saber qual é o meu público-alvo, o que ele procura, e o que ele deseja.

Conclusão:

Espero que tenham gostado e que este texto e que ele ajude a você criar um conteúdo de qualidade para seu site institucional, comércio eletrônico, blog ou site de notícias. O objetivo deste texto mostrar a importância de um conteúdo de qualidade e original, e mostrar que mais do que um alto volume de acessos é preciso ter um acesso qualificado para que você tenha seguidores de sua marca.

Queremos saber o que você achou deste texto, por isso adoraríamos que você deixasse um comentário pra gente. Esperamos que tenham gostado.

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Postagem escrita por Felipe Mesquita

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