abril 24, 2014 3:41 pm
Published by Alexandre Montello
Para quem acabou de cair de paraquedas na área de Marketing Digital, de cara é bom entender alguns termos que é padrão na internet tanto para medir o valor pago em uma mídia veiculada na rede, quanto mensurar a qualidade e efetividade dos seus anúncios. Para isso devemos saber a definição de três termos básicos que a maioria dos veículos da internet usa como base.
CPM (Custo por Mil)
Normalmente para compra de banners em portais a forma em que é mensurado o preço a pagar é através do CPM , que significa Custo Por Mil, isto é a cada mil impressões do seu anúncio, é cobrado um valor. Exemplo: Você tem um banner no terra.com.br e o CPM custa R$ 0,30 , fazendo uma suposição que o Terra tenha um milhão de visualizações por dia, o seu gasto diário seria de R$ 300,00.
CPM = R$ 0,30
Views = 1.000.000
Gasto diário = 1.000.000 / 1000 * 0,30 = R$ 300,00
CPC (Custo por clique)
Seguindo a mesma linha do CPM o CPC é também uma forma de mensurar o gasto de um anúncio/publicidade veiculado em algum player, diferente do CPM que gasta sem precisar que o usuário tenha alguma interação com a publicidade, o CPC só cobra a partir do momento que a pessoa clica no anúncio. Exemplo: Você tem um full banner no terra e o CPC custa R$ 0,30, se o seu banner teve 800 cliques no dia o seu gasto foi de R$ 240,00.
CPC = R$ 0,30
Cliques= 800
Gasto diário = R$ 0,30 * 800 = R$ 240,00
CTR (Clickthrough rate)
Diferente do CPC e do CPM o CTR não serve para medir o valor gasto com um anúncio, o CTR é a taxa de clique que você teve em uma publicidade, ela é usada para mensurar a qualidade da sua propaganda. Exemplo: O seu anúncio no terra teve um CTR de 3%, para chegar nesse valor, sabemos que o seu banner teve 3 mil visualizações e dessa quantidade, resultou em 90 cliques.
Visualizações= 3000
Cliques= 90
CTR=( 90*100) / 3000 = 3%
Esses são alguns termos que você precisa saber para entrar nessa área, tem algum outro termo que tem dúvida? Faça um comentário, será um prazer responder.
Categorised in: Marketing Digital
This post was written by Alexandre Montello
abril 4, 2014 3:30 pm
Published by Felipe Mesquita Duarte
Apesar do baixo crescimento econômico do Brasil, os números revelados pela e-Bit através de seu Relatório WebShoppers 2014 são muito positivos. O que os números revelam é que o a confiança do brasileiro e a frequência nas compras online estão cada vez maior.
Previsão de crescimento de vendas no Comércio Eletrônico em 2014
Em 2013 a previsão de vendas online já era otimista, com expectativa de crescimento de 25% em relação ao ano anterior, de acordo com o e-bit o crescimento chegou a 28% e o faturamento do comércio eletrônico no Brasil foi de R$28,8 bilhões ao longo do ano de 2013. Não só o faturamento das lojas cresceu, mas também o número de pedidos foi 32% maior em relação ao ano de2012, no total foram 88,3 milhões realizados pela internet.
Há uma expectativa de crescimento de 20% para o ano de 2014 em relação a 2013, tendo como objetivo o alcance de um faturando R$34,6 bilhões através de vendas pela internet. A expectativa é menor devido ao maior número de feriados prolongados, data tardia do carnaval, período de Copa do Mundo e eleições.
Consumidores online
O número de consumidores na internet subiu para 51,3 milhões, no entanto, nem todos realizaram compras no ano de 2013, mas o número de consumidores ativos foi de 43,2 milhões, superando o número total de consumidores de 2012 que foi 42,2 milhões. Isso mostra que a constância de compra anual pela internet do brasileiro é elevada, superando o número total de consumidores ativos e inativos do ano anterior.
De acordo com o NPS – Net Promoter Score, uma Metodologia Brain & Company usada para computar dados que indicam a satisfação e fidelização dos clientes de comércio eletrônico, o resumo do comércio eletrônico brasileiro em 2013 foi bom.
Um bom comparativo é o mês de dezembro, onde há um grande número de pedidos e entregas, NPS de dezembro de 2013 foi de 46,93% enquanto o NPS do mesmo período de 2012 foi 40,96%. Esse é um reflexo do maior preparo dos empresários em relação a períodos de grande consumo como é o caso do Natal.
Black Friday
No Brasil uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico é o Black Friday, este é o dia em que vários produtos entram em promoção também conhecido como o Dia Mundial de Descontos, sempre realizada na última sexta-feira do mês novembro. O Black Friday é considerado o dia que abre o período de compras para o Natal, tem como objetivo liquidar com o estoque de produtos antigos para dar lugar aos lançamentos.
Em 20013 o Black Friday foi realizado no dia 29 de novembro e foi considerado o dia de melhor faturamento do ano, movimentando R$ 770 milhões, 2,75% de todo faturamento de 2013, fato que quebrou com todos os recordes de faturamento em um único dia.
A tendência é que este ano as compras no Black Friday superem ao do ano anterior, criando um novo recorde de faturamento em um único dia.
Tendências do Comércio Eletrônico
O parcelamento elástico e o frete grátis são dois dos grandes atrativos do comércio eletrônico, mas a tendência é que estes recursos sejam cada vez menos usados com o objetivo de gerar uma maior rentabilidade.
Em 2014 haverá um crescimento de vendas de artigos esportivos, camisetas de seleções e televisores grandes de tela fina, tudo motivado pela Copa do Mundo que será realizada no Brasil.
Compras em Mobile
As classes econômicas C e D estarão cada vez mais presentes no consumo em comércio eletrônico, isso devido a popularização de celulares e smatphones com internet e navegadores completos, redução do custo de uso do serviço de dados para internet e o crescimento banda larga em dispositivos móveis.
Quem tem apenas loja física também sentirá os efeitos do comércio eletrônico, isso devido a um fenômeno chamado showrooming, ou seja a loja física funcionará como um showroom possibilitando testes e conferências de especificações do produto.
Hoje o consumidor pode estar em uma loja física e pesquisar preços e informações do mesmo produto através de um celular, smartphone ou tablet, a decisão do cliente será tomada pelo cliente de acordo com a sua conveniência e vantagens oferecidas.
Frete Grátis x Entrega Rápida
Um dos fatores mais importantes para a decisão de compra através de comércio eletrônico é o valor do frete, ou não? Segundo dados do e-bit o número de compras com entregas gratuitas caiu de 58% para 50%, na comparação do mês de dezembro de 2012 e dezembro de 2013.
A redução do número de frete grátis tem dois motivos principais, são eles:
- As empresas estão em busca de maior rentabilidade, embutir o custo do frete no valor da compra pode ser prejuízo se a mesma for devolvida ou se houver solicitação de troca.
- O cliente geralmente quer que a entrega seja realizada no menor tempo possível e quanto mais rápida for a entrega, maior é o seu custo. A cada dia estão surgindo cada vez mais opções de entregas expressas que oferecem maior agilidade, conveniência e praticidade, mas tudo isso tem um preço e quem paga é o consumidor.
A tendência é que o número com frete grátis caia cada vez mais para dar lugar ao menor tempo de entrega.
Informação e Conteúdo
Como se destacar no meio de vários concorrentes vendendo a mesma coisa que você? Para responder essa pergunta é preciso outra fazer outra pergunta: o que você está fazendo para seus clientes com o objetivo de se diferenciar de seus concorrentes?
Oferecer um conteúdo único e com qualidade que auxilie o consumidor na decisão de compra é mais que uma tendência, é fundamental para se diferenciar dos concorrentes. Para isso é preciso investir em gerenciamento de conteúdo e SEO (Otimização nos mecanismos de busca) para oferecer um conteúdo relevante para o consumidor e com maior visibilidade nos buscadores como Google, Bing, Ask e Yahoo.
Redes Sociais (Social commerce):
Oferecer apenas uma loja com imagem e preço do produto não é o suficiente para vender. A Criação de um blog, a participação e monitoramento das redes sociais e divulgação através de publicidade digital, como Facebook ADS e links patrocinados do Google (Google Adwords) são algumas das formas de divulgar e transmitir informações sobre o produto a venda em sua loja.
Facebook, Google+, Twitter, LinkedIn, Youtube, Pinterest, Foursquare e Instagram são algumas das ferramentas que podem ser usadas para promover a interação e o engajamento com o seu público consumidor.
A tendência é que as empresas tenham cada vez mais interatividade com os seus consumidores, para isso a presença e monitoramento das redes sociais é de extrema importância. No entanto é necessário identificar quais redes sociais mais se identifica mais com o seu modelo de negócio, antes de sair criando contas em todas as redes sociais e deixa-las depois abandonada.
Infográfico das Tendências do Comércio Eletrônico
Conclusão
O consumidor está cada vez mais próximo da internet o que facilita a comparação dos produtos e serviços, e com o crescimento do uso da internet nos dispositivos móveis como celular, smartphones e tablets os clientes também passarão a comparar preços da internet com as lojas físicas.
O setor de comércio eletrônico deve dar uma maior atenção às classes econômicas C e D, pois elas estão cada vez com maior poder de compra e estão dispostos a participar de promoções e aproveitar todas as formas de descontos oferecidas pelas lojas online.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco ou deixe um comentário, vamos adorar saber o que você está pensando.
Até aproxima!
Tags: comércio eletrônico, Infográfico
Categorised in: Empreendedorismo
This post was written by Felipe Mesquita Duarte