Publicado por em agosto 11, 2014 Deixe um comentário

O que é Geração de Leads – Qual é a importância dos leads para o marketing Digital?

Lead é uma expressão em inglês que significa “conduzir”, no marketing a ideia do lead é a mesma, conduzir clientes em potencial até a minha empresa, mas como faço para atrair as pessoas até a minha empresa? Como eu levo as pessoas até a minha empresa usando a internet? É isso que iremos explicar a seguir.

O que é um Lead?

Geração de leads

No meio digital, a geração de leads é basicamente fazer com que uma pessoa tenha interesse de se cadastrar em um site ou lista de e-mails para receber informações de um determinado serviço ou produto.

Para gerar leads são usadas diversas técnicas como:

  • SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Busca);
  • Links Patrocinados (Google AdWords, Facebook ADS, LinkedIn ADS, Uol Cliques) saiba mais em nosso post Estratégias de Marketing Digital com Links Patrocinados.
  • Divulgação em Redes Sociais;
  • Estratégias de Marketing de Conteúdo (eBook, Webconferência, Landing Page de serviço/produto);
  • Marketing Direto (Mala Direta, Telemarketing, Email Marketing);
  • Indicação de cliente (boca-a-boca, compartilhamento em redes sociais).

Como gerar o interesse em sua marca ou empresa

Para receber alguma coisa você precisa dar algo em troca, certo? Mas o que sua empresa pode oferecer para conquistar um cliente? Isso vai depender do seu negócio, mas algumas possibilidades são:

  • Solicitar o cadastro para receber um e-book com informações sobre as melhores formas de utilizar um determinado produto
  • Informações detalhadas sobre um produto com objetivo de solicitação de orçamento.
  • Promoções que dependam do cadastro no site para participação.

Independente da ação que seja realizada o importante é que o conteúdo recebido pelo cliente em potencial seja de alta qualidade, afinal, ele fará uma referência entre o conteúdo oferecido com o serviço oferecido, um conteúdo bom é sinal que o produto ou serviço é bem feito.

Funil de vendas

Vender não é fácil, a geração de lead é o início desse processo de vendas. Após você conquistar a atenção de um cliente em potencial é preciso convencer que seu produto é mais vantajoso que a concorrência, convencendo o cliente ele ainda tem chances de não comprar, por simples desistência.

Sabemos que nem todas as pessoas que nós atingirmos farão contato com a empresa, e que nem todas as pessoas que entram em contato estão realmente interessadas, e que nem todos os interessados efetivam uma compra. Perceberam que ao decorrer do processo o número de pessoas vai afunilando, esse processo é chamado de funil de vendas. Veja uma simulação do funil de vendas abaixo.

Uma locadora de veículos deseja vender um carro pela internet realizar uma divulgação usando publicidade com Facebook ADS. A compra de um carro geralmente demanda pesquisa e não é comprada por impulso, por isso a compra não é feita de forma imediata. Vamos supor que a campanha impactou 1.000 pessoas, confira como funciona o funil de vendas neste caso.

Funil de venda

  • 1.000 pessoas são impactadas em uma divulgação (Contato inicial)
  • 100 ficam interessadas no serviço divulgado (Lead/Prospect )
  • 10 demonstram interesse no produto divulgado e efetuam o contato com a empresa (Lead Qualificado/Cliente em potencial)
  • 03 pessoas realizam uma contraproposta com a locadora (Negociação)
  • 01 pessoa efetua a compra após entrar em contato (Efetuação da compra)

Gerando Leads com Links Patrocinados

Nas campanhas de links patrocinados você paga por leads gerados, esses leads podem ser visualizações, geralmente você oferece um lance para cada mil pessoas que visualiza a sua página (CPM – Custo por Mil) ou pode ser por cliques, sendo a cobrança por cada visitante gerado em seu site (CPC – Custo por cliques), saiba mais em nosso post CPM, CPC e CTR… O que é?.

O custo do investimento depende muito do segmento de atuação, concorrência e disponibilidade de investimento. É possível iniciar uma campanha no Facebook com investimento diário de R$1,00, já o custo por clique no AdWords pode varia de R$0,01 até R$20,00, o comum é que o custo por clique seja entre 0,30 e R$2,00.

Para obter um resultado positivo é preciso que o lucro das vendas seja superior ao valor do investimento, mas para isso é preciso criar vantagens competitivas como promoção, diferencial no produto/serviço ou preços inferiores ao da concorrência.

Agora que você já sabe o que é lead, gostaríamos de saber se você já realiza essas ações em sua empresa ou se já pensou em fazer. Deixe o seu comentário ou fale conosco por meio do nosso formulário de contato para trocarmos experiências.

Até a próxima.

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Postagem escrita por Felipe Mesquita

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