Publicado por em novembro 28, 2014 1 Comentário

O que é Black Friday?

Black Friday, você já deve ter ouvido falar neste dia onde as lojas colocam seus produtos com  60%, 70%, 80% e até 90% de desconto, certo? Mas por que essas lojas oferecem tanto desconto? Qual é o objetivo de vender esses produtos tão barato? Será que esses descontos são reais mesmo ou é tudo a metade do dobro? Você já deve ter feito essas perguntsa também e aqui neste post vamos te explicar tudo isso!

Black Friday

Origem da Black Friday

A Black Friday é um dia de ação de vendas que é realizado anualmente na quarta sexta-feira do mês de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças (Pouco conhecido e não comemorado no Brasil). O nome Black Friday teve origem Filadélfia, cidade do estado da Pensilvânia nos Estados Unidos, onde a polícia local denominava de Black Friday o dia seguinte do feriado de Ação de Graças, pois sempre havia congestionamentos e lojas lotadas em busca de preços mais baratos para o início das compras do Natal.

Quando a economia nos Estados Unidos está no negativo, eles costumam dizer que estão no vermelho, assim como nós brasileiros, no entanto, quando a economia esta positiva os norte-americanos costumam associar com a cor preta, diferente de nós brasileiros que associamos com a cor azul. Mas o que isso ter a ver com a Black Friday?

Durante a crise nos Estados Unidos, do final dos anos de 1960 até o início dos anos de 1980, a economia ficava negativa entre janeiro e novembro e ganhava folego apenas após o feriado de Ação de Graças, deixando a economia positiva no período de Natal, iniciando na sexta-feira após o dia de Ação de Graças a “sexta-feira negra“.

A Black Friday no Brasil

A Black Friday no Brasil é bem mais recente, a promoção teve início em 2010, com descontos mais modestos que os norte-americanos, a promoção ficou conhecida com “o descontos pela metade do dobro”, isso é por que muitas lojas sobem seus preços na semana anterior à Black Friday e reduzem no dia da oferta. Para os norte-americanos, o Black Friday é uma forma substituir os produtos antigos pelos lançamentos, além de ampliar as vendas no Natal, enquanto no Brasil é só um dia de liquidação, que nem sempre é verdadeira.

Mas no Brasil o consumidor não é bobo e já percebeu a malandragem de muitos lojistas. Os consumidores estão usando diversos sites de comparação de preço para ajudar a tomar a decisão de compra, tendo assim o melhor custo benefício. Alguns exemplos são o Buscapé, Zoom, Google Shopping e Shopping Uol. Sites como o Reclame Aqui, são ótimos parceiros dos consumidores para descobrir quem oferece serviços de qualidade, no Black Friday eles criaram um hotsite o Reclame Aqui Black Friday, uma página com Ranking atualizado com as reclamações nos principais lojas físicas e virtuais, vale a pena conferir antes de comprar.

Black Friday e o crescimento da lucratividade do comércio eletrônico

Segundo o ebit, a Black Friday de 2013 proporcionou uma movimentação de R$770 milhões nas vendas em lojas virtuais do Brasil, um recorde de faturamento em um único dia.

O crescimento de vendas não segue o ritmo da satisfação do consumidor, de acordo com o pesquisa de indicação de satisfação do cliente NPS* (Net Promoter Score) feita para o WebShoppers do segundo semestre de 2014, exibe que no período da Black Friday e de compras para o Natal apenas 46,93% dos pesquisados indicariam um amigo para comprar na mesma loja virtual em que ele.  Essa queda na aprovação acontece porque com o crescimento do número de pedidos a chance de envios errados, ou recebimento de produtos danificados pelo cliente e principalmente a demora na entrega provocada pela alta demanda nos Correios.

No período de compras do Dia dos Namorados de 2014, a segundo melhor período para o comércio no ano, o índice de indicação chegou a 60,46%, a melhor aprovação entre junho de 2013 e junho de 2014. Isso mostra que o comércio eletrônico esta ganhando confiança do consumidor.

O que será mais vendido Black Friday

A categoria de Moda e Acessórios é a que mais deve vender neste período de promoção, as vendas devem permanecer boas até o fim do período de Natal. Cerca de 18% das vendas realizada na internet são destinadas a produtos da categoria de Moda e Acessórios.

Produtos da linha de cosméticos, perfumaria, cuidados pessoais e com a saúde são responsáveis por uma boa fatia das vendas online, 16% das vendas. Eletrodomésticos como geladeira, fogão, micro-ondas também possuem 11% do mercado varejista online. Alguns produtos e serviços não entraram em promoção, mas acabam tendo um crescimento nas vendas, que é o caso da telefonia, principalmente a venda de celulares e smarphones que possuem preços definidos por tabela, este representa 7% das venda pela internet.

A Black Friday vale a pena?

Antes de sair as compras no Black Friday, pesquise bastante, compare preços e tenha muita paciência na hora da entrega. Se você é lojista, não tente enganar seu consumidor vendendo tudo pela a metade do dobro, ele logo perceberá e não irá mais visitar sua loja, devido a má reputação.

O segredo para o lojista é deixar os produtos com menor saída com o preço mais baixo, para liquidar o estoque, e manter os produtos com boa saída com o preço normal ou oferecer um desconto menor, assim todo mundo sai ganhando.

Gostou da nossa explicação sobre o Black Friday? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, teremos o maior prazer em trocar uma ideia com você.

Até a próxima!

* O Net Promoter Score (NPS) é método de pesquisa mundialmente reconhecido para medir a satisfação do consumidor, onde é medido o grau de intensão de indicar um amigo para a consumir um produto ou serviço de uma empresa.

Tags: , , ,
Categorias:
Postagem escrita por Felipe Mesquita

1 Comentário

  • Catswadsgarma disse:

    Я, Бурдиез (Бурнусузян) Сергей Владимирович- великий учитель, убиваю детей, стариков, женщин по фотографии дистанционно. Бросаю вызов магам, ведьмам, колдунам, уничтожу любого мага. Как пример моей работы колдуна Фата завалил я.
    Ищу учеников, для обучения дистанционного убийства политической верхушки России. Растягивая и сжимая время могу убрать человека. Обучение проходит в г. Москва, ул. Причальный проезд д.8
    Мой профиль вконтакте https://vk.com/id142562623 Обращайтесь klubteleportov@gmail.com tel +7-915-05-111-50
    https://vk.com/klubteleportov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.