Publicado por em dezembro 15, 2014 1 Comentário

Comércio eletrônico em 2014 – Tendências para 2015

O que mais foi vendido no Comércio Eletrônico em 2014? Se você acha que os itens eletrônicos como televisão, tablets e smartphone foram os mais vendidos pela internet, parabéns você acertou! Mas se você está pensando em abrir um comércio eletrônico de produtos eletrônicos é bom você pensar bem, pois a concorrência é grande e o mercado já está saturado.

Quais são as tendências para o comércio eletrônico em 2015

O que mais foi vendidos no comércio eletrônico em 2014

Neste post vamos falar um pouco sobre como escolher o segmento certo de venda para o seu comércio eletrônico, vamos começar pelas cinco categorias de produtos mais vendidos pela internet.

TOP 5 do Comércio Eletrônico

Em 2014 tivemos a Copa do Mundo, que ajudou alguns setores e nem tanto outros. Durante o período de novembro de 2013 e abril de 2014 as compras em lojas físicas e pela internet foram muito semelhantes.

De acordo com pesquisa de compra realizada com e-bit com uma base de 1.487 consumidores, 40% dos consumidores compraram camisetas, 40% dos consumidores também compraram um smartphones. 35% dos pesquisados realizaram compras de um celular, 28% compraram uma TV e 26% compraram um tablet.

TOP 5 – Compras 6 meses antes da Copa do Mundo no Brasil de 2014

 40% Camiseta (595) 40% Smartphone (594) 35% Celular (527) 28% TV (420) 26% Tablet (387) Total de 1.487 consumidores pesquisados. Fonte: e-bit

Top 5 – Compras no comércio eletrônico no período pré Copa do mundo.

Comprar pela Internet ou em Loja Física

Os produtos pesquisados pelo e-bit que tiveram maior volume de vendas online no período que antecedeu a Copa do Mundo foram Smartphone, GPS com TV, câmera digital, celular, tablet e jogos de videogames de futebol.

Produtos como bola de futebol, camiseta e churrasqueira e cooler tiveram alta concentração de vendas tanto no canal online quanto na loja física.

O que surpreende nesta pesquisa foi que a motivação da compra para a maioria dos pesquisados não foi a Copa do Mundo. Apenas 11% dos consumidores responderam que foram motivados pela Copa do Mundo para realizar suas compras.

TOP 5 – Compras motivadas pela Copa do Mundo no Brasil de 2014 – 6 meses antes da Copa 2014

 3,6 TV 3,1% Camisetas 2,8% Camisetas de times de futebol 2,6% Bola de Futebol 1,5% Jogos/Games de Futebol Total de 1.487 consumidores pesquisados. Fonte: e-bit

Compras em Comércio eletrônico motivadas pelo período pré Copa do mundo no Brasil em 2014

O que esperar do Comércio Eletrônico em 2015

Em 2015 espera-se um crescimento na participação das vendas online por meio dos dispositivos móveis (mobile) como smartphones, tablets e celulares com acesso a internet, isso só acontece devido ao crescimento e popularização da banda larga móvel.

A tendência é que o comércio eletrônico em 2015 continue se adaptando para receber visitantes tanto em seus dispositivos tradicionais como computadores e notebooks, quanto nos dispositivos móveis como celular, smartphones e tablets.

As vendas em dispositivos é um crescente no Brasil, de acordo com os dados do e-bit, junho de 2010 não foram registradas vendas mobile, em junho de 2011 a vendas mobile representam apenas 0,3% das vendas online, em junho 2012 esse número quadruplicou saltando para 1,3% das venda online, em junho 2013 3,6% das vendas online foram realizadas via mobile, em 2014 o numero foi de 7,0%.

Um dado interessante é que as vendas realizadas em dispositivos móveis são diferentes das realizadas em computadores e notebooks, a principal categoria de produtos é Alimentos e Bebidas, que corresponde 8,9% das vendas em dispositivos móveis, em seguida estão Itens Colecionáveis e Pet Shop, ambas com 6,4% das vendas mobile, Sex Shop com 6,3% e Bebês e Cia com 6,2%.

TOP 5 – M-commerce – Compras em dispositivos móveis (Smatphones, Tablets e celulares)

 8,9% Alimentos e Bebidas 6,4% Itens Colecionáveis 6,4% Pet Shop 6,3% Sex Shop 6,2% Bebês e Cia Total de 1.487 consumidores pesquisados. Fonte: e-bit

M-commerce – Compras em dispositivos móveis (Smatphones, Tablets e celulares)

Mudança na cobrança da internet em dispositivos móveis

Em 2015 está prevista uma mudança na regulamentação da venda de dados móveis. Até dia 31 de dezembro 2014, o consumidor que compra um pacote de dados de qualquer operadora, ao ultrapassar o limite de seu pacote de dados tem ainda pode usar a sua internet com velocidade reduzida, a partir de 2015 isso não será mais possível, pois a ANATEL-Agência Nacional de Telecomunicações definiu que ao ultrapassar o limite de seu pacote de dados o cliente não terá mais acesso a internet, tendo que realizar a compra de um pacote adicional ou esperar a renovação do seus dados.

As operadoras de telefonia e internet justificam que essa mudança permitirá uma cobrança mais justa e uma estabilidade e qualidade melhor no sinal da internet. Ainda não é possível ter certeza de quais serão os impactos dessa mudança nas vendas por dispositivos móveis em 2015, mas é possível que tenhamos uma queda ou estabilização momentânea no crescimento, principalmente para os consumidores das classes C e D, até que estes se adaptem ao novo formato de serviço.

Impacto do Fim do IPI reduzido no Comércio Eletrônico

Com o fim do IPI reduzido da linha branca (geladeira, fogão, micro-ondas), essa categoria de produtos deve sofrer uma redução de vendas, também é possível que a linha de televisores tenha uma queda de vendas, pois muitos já realizaram a compra para assistir a Copa do Mundo. Talvez a chegada de uma nova tecnologia ou a redução de preços possa colaborar para a venda destes produtos.

Efeito showrooming

Algumas lojas já estão se adaptando ao fenômeno chamado showrooming, que retrata a ida do consumidor até uma loja física para visualizar o produto e comprar os preços com outros estabelecimentos por meio dos de pesquisas pela internet, o que faz a decisão de compra ficar dependendo da comodidade de levar o produto na hora, ou receber o produto em sua casa em alguns dias.

Algumas grandes lojas já estão fazendo de seu estabelecimento apenas um showroom, onde você vê o produto na loja, testa suas funcionalidades e ao realizar a compra é feito uma solicitação pela internet, alguns casos é até cobrado o frete, assim como a compra feita diretamente pela internet.

Principais tendências de vendas no Comércio Eletrônico em 2015

Em 2015 existe um grande potencial no crescimento das lojas de nicho, ou seja, lojas focadas para um determinado público consumidor, como: lojas especializadas em bebidas alcoólicas; consumo de comida em restaurantes locais; brinquedos e roupas infantis.

Repare que estas categorias são as mesmas que representam as vendas mobile, o que representa que as vendas por dispositivos móveis devem crescer, mesmo com o impacto da mudança do regulamento da aquisição do pacote de dados de internet.

Apesar do baixo crescimento da economia brasileira, as vendas online devem permanecer em alta, e novos consumidores devem aderir às lojas virtuais como opção de compras.

Mais informações sobre Comércio Eletrônico

Quer saber mais informações sobre comércio eletrônico, visite a nossa página sobre comércio eletrônico em Campo Grande.

Ficou com alguma dúvida, deseja criar seu comércio eletrônico, entre em contato com um de nossos consultores de marketing para analisarmos a viabilidade de seu negócio. Envie sua mensagem para o nosso Fale Conosco, ou ligue para (67) 3321-8174.

Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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1 Comentário

  • Marcos disse:

    Tema muito bem abordado. Com a saturação do mercado, acredito que um nicho específico, dependendo da procura, possa ter um retorno mais rápido.

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