Publicado por em março 26, 2015 2 comentários

O que são redes sociais e quais são as redes sociais mais usadas por empresas

Redes sociais na internet são estruturas sociais formadas por pessoas, empresas e organizações, conectadas entre si, com o objetivo de trocar valores, informações e objetivos comuns, por meio de relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.

Você já deve ter lido ou escutado alguém dizendo que “É impossível não estar nas redes sociais nos dias atuais”, mas você sabe o motivo desta afirmação ser tão comum? A resposta é simples, não é pelo fato de você não ter criado uma página ou um perfil em uma rede social que você não será assunto das pessoas que estão presentes nela.

No início da comunicação de massa, a comunicação era unilateral, a empresa falava e o consumidor ouvia e aceitava ou não. Com o surgimento da internet o consumidor teve oportunidade de ter voz ativa e comunicar a sua opinião sobre um produto ou serviço.

O fato é que não há como controlar o que os seus clientes falam de você ou de sua empresa, mas dá para você dialogar estando lá para responder, isso vale tanto para pessoa jurídica quanto para pessoa física.

Antes de identificar quais são as melhores redes sociais para sua empresa vão algumas perguntas para saber se você está no caminho certo.

  • A sua empresa já está presente em alguma rede social?
  • O que você publica para os seus consumidores é algo relevante para o seu cliente?
  • Seus clientes interagem com o conteúdo que você publica nas redes sociais?
  • Você sabe o que os seus clientes falam de você nas redes sociais?
  • A identidade visual da sua empresa nas redes sociais passa credibilidade e confiança?

Por isso antes de falar especificamente sobre as características de cada rede social, você entenderá o motivo destas perguntas feitas acima.

Monitoramento de redes sociais e marketing nas redes sociais

Com o avanço tecnologia e da comunicação surgiu uma grande oportunidade para as empresas, que é a possibilidade de ampliar o relacionamento com o consumidor oferecendo conteúdos, produtos e serviços específicos e relevantes para um determinado grupo de de interesse comum, o que chamamos de marketing digital.

Então reflita: O que você publica nas redes sociais? Como você cuida da imagem da sua empresa? A resposta para essas suas perguntas vai te apresentar como seus clientes observam o seu trabalho.

Pense que as pessoas que irão consumir os produtos ou serviços de sua empresa só vão interagir com as publicações, caso elas julgarem os conteúdos postados úteis para elas ou para alguém conhecido. Se você vende roupa procure colocar um look e especifique nas redes sociais qual é a melhor ocasião para se usar essa combinação, caso você trabalha com serviço odontológico, dê algumas dicas nas redes sociais de prevenção de doenças como a carie.

07 redes sociais mais usadas por empresas

Facebook

Site: http://www.facebook.com/

Sem dúvidas o Facebook é a maior rede social em número de usuários no Brasil e no Mundo, a rede social foi lançada em 2004 e em 2014 já possuía mais de 1 bilhão de usuários (Por volta de 1,15 bilhão), ou seja 1 em cada 7 habitantes do mundo possuem uma conta no Facebook. No Brasil já são mais de 80 milhões de usuários, quase 1 entre 2 Brasileiros estão no Facebook.

As principais ações realizadas no Facebook são compartilhamentos de conteúdo como fotos, vídeos, mensagens e publicações em murais. Todos os dias são cerca de 2,5 bilhões de conteúdos compartilhados no Facebook.

O Facebook possibilita a possibilidade de você realizar investimentos para ampliar a visibilidade de suas postagens, conquistar novos seguidores e ampliar a interação com páginas externas, como venda de produtos e serviços, um sistema de publicidade chamado Facebook ADS.

Twitter

Site: http://www.twitter.com/

Muitos menosprezam o poder do Twitter, a rede social criada em 2006 ainda é uma das mais usadas no mundo, possui 560 milhões de usuários, sendo que 100 milhões acessam a rede todos os dia.

A principal função do Twitter é falar o que está acontecendo no exato momento em poucas palavras, mais especificamente em 140 caracteres. O Twitter oferece uma ferramenta para impulsionar a visualização de tweets, chamado de Twitter ADS.

Muitas vezes uma notícia saí primeiro no Twitter antes de sair nos jornais, um grande exemplo foi a repercussão da morte do Michael Jackson.

O Twitter foi a empresa quem difundiu o #hashtag que possibilita mensurar o alcance de um determinado assunto. Para o usuário é ideal para acompanhar o que outras pessoas estão comentando sobre um determinado assunto no momento .

Diariamente são postados cerca de 500 milhões de tweets por dia, com uma média de 5,7 mil tweets por segundo! E aí? Ainda acha que o Twitter caiu em desuso?

Google + Google Meu Negócio

site: http://www.google.com.br/+  https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/ 

Rede social muito contestada devido a popularidade e dimensão do Google, foi criada com o objetivo de atender as necessidades das empresas em 2011. A rede social foi uma das que cresceram mais rápido, e ainda cresce em média de 925 mil usuários novos todos os dias, mas seus números são contestáveis, já que qualquer usuário com conta no Google (GMail) é considerado um integrante do Google+

O Google+ nasceu com o objetivo de unir os serviços do Google como fotos, vídeos e chat. No entanto em fevereiro de 2015 foi anunciado que os serviços voltarão a ser independentes e a parte das páginas empresariais passariam a ser administradas no Google Meu Negócio.

A sua estrutura é semelhante ao do Facebook com compartilhamentos de conteúdo como fotos, vídeos, mensagens e publicações em murais, mas o seu diferencial é o chat, o Google Hangout, que é a evolução do Google Talk. No Hangout é possível realizar conferências ao vivo que pode ser assistida em tempo real ou mais tarde pelo YouTube.

Já que estamos falando de YouTube, esta rede social também do Google, é o 2º maior buscador, atrás apenas do próprio Google, são mais de mais de 3 bilhões de buscas de vídeos por mês. Conta com 1 bilhão de integrantes em todo o mundo, sendo menor apenas que o Facebook.

O Google oferece uma ferramenta para impulsionar a visualização de vídeos no YouTube e publicidade na busca do Google e sites parceiros chamado de Google AdWords.

WhatsApp

Site: https://web.whatsapp.com/ (É possivel acessar o chat com apoio de um dispositivo mobile habilitado)

O WhatsApp Messenger é um aplicativo de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular e smarphones por meio da internet, fundado em 2009 e lançado em 2010, veio para substituir o SMS nos novos aparelhos de telefonia móvel.

Além de mensagem de texto o aplicativo permite mensagem de voz, troca de fotos, vídeos e contatos de sua agenda e divulgação de sua localização. A funcionalidade é semelhante a um chat comum, o diferencial é que só funciona por dispositivos móveis atrelados com um número de telefone, ou seja, se for um tablete, precisa ter conectividade 3G ou 4G.

A Rede Social WhatsApp vem crescendo constantemente, em abril de 2013 eram  200 milhões de usuários, em janeiro de 20014 passou para 430 milhões e em janeiro de 2015 foram contabilizados 700 milhões de usuários. O WhatsApp é responsável por trocar mais de 30 bilhões de mensagens instantâneas por dia.

Para empresas de pequeno porte pode ser uma ótima ferramenta de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), com alta aceitação de consumidores e custo inferior a contratação de um serviço 0800 ou 4004 de telefonia.

LinkedIn

Site: https://br.linkedin.com/

Uma rede social usada por pessoas experientes, assim podemos resumir o LinkedIn, isso porque a rede social possui por volta de 240 milhões de usuários e destes aproximadamente 80% possui mais de 35 anos.

O objetivo desta rede social não podia ser outro, compartilhar experiências e ampliar relacionamento profissional e organizacional. Voltado para empresários e profissionais com alto nível de qualificação.

Para a maior parte dos usuários funciona como um currículo online ou uma rede de oportunidade de emprego, pois muitas empresas exploram a rede social para encontrar funcionários ou parceiros empresariais.

O LinkedIn possui uma ferramenta de impulsionamento de postagens segmentada chamada LindedIn ADS, entre as redes sociais é a que melhor tem resultado para divulgação de palestras, cursos e treinamentos profissionais.

Instagram

Site: http://instagram.com/ (Não é possivel postar, apenas visualizar)

Lançado em 2010 para alimentar a nostalgia do público amante de fotografia, em específico os amantes das máquinas Polaroid, famosas máquinas que revelava a fotografia instantaneamente. O nome da rede social vem deste conceito, que é a mescla de “Instant camera” (câmera instantânea) com “telegram” (telegrama), super nostaugico.

O Instagram conta com 150 milhões de usuários e é foi considerada a rede social que mais cresceu em 2013. Assim como no Twitter o #hashtag é muito popular no Instagram, permintindo saber qual foi o alcance e repercusão de uma publicação.

O objetivo da rede é compartilhar fotos e vídeos de até 15 segundos, exclusivamente mobile, seguindo a mesma linha do WhatsApp, no entanto o Instagram também funciona em dispositivos móveis que só possuem acesso Wi-Fi.

Pinterest

site: https://www.pinterest.com/

Entre as redes sociais citadas, o Pinterest, é a menos utilizada no Brasil, no entanto não quer dizer que ela não é importante. A rede social possui 70 milhões de usuários, que compartilham fotos e gifs animados organizados por categorias definidas pelo próprio usuário.

O objetivo do Pinterest é ser uma rede social semelhante a um quadro de desejos ou inspirações. O público é extremamente segmentado, voltado para pessoas com interesse em moda, decoração, bebês, receitas, casamento, arquitetura, paisagens e viagens.

Se você não conhecia esta rede social, saiba que a Revista Time, classificou o Pinterest como um dos “50 Melhores sites de 2011”, então fique atento, se a sua empresa encaixa com este público, é bom investir.

Conclusão

Para você ter sucesso nas redes sociais é fundamental entender como ela funciona e se a sua empresa se encaixa com o público lá presente. Outro ponto fundamental é monitorar sua rede social mantendo uma frequência de postagem e respondendo as dúvidas dos usuários e potenciais cliente.

Tirou suas dúvidas sobre as opções as redes sociais? Tem alguma outra rede social que você acha que faltou detalhar? Estamos curiosos para saber o que você achou deste post, deixe seu comentário contando sua experiência e outras vantagens e desvantagens dessas ou outras redes sociais.

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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