Publicado por em maio 12, 2016 Deixe um comentário

Glossário do Marketing Digital – Siglas

Separamos algumas siglas muito usadas nas ações de marketing digital. É fundamental entender cada uma destas siglas para criar estratégias de sucesso e identificar os resultados obtidos nas ações de marketing digital.

AIDA

AIDA é um acrônimo que abrevia um processo de conversão, fazem referências as seguintes etapas:

  1. Atenção;
  2. Interesse;
  3. Desejo;
  4. Ação.

A AIDA é um modelo baseado no comportamento humano natural na tomada de decisão e é utilizado no Marketing Digital com objetivo de direcionar melhor os usuários para a conversão desejada.

API

Sigla em inglês para “Application Programming Interface” o que em portugês significa “Interface de Programação de Aplicação”. API é o conjunto de padrões de programação que permite que um aplicativo (software) interaja com outro. Um exemplo é o próprio Google Analytics, que permite integrações com sites e outros softwares por meio da API.

APP

É a abreviação do termo em inglês “application”, usado para simplificar a escrita. Também é citado como aplicativo mobile, aplicativo móvel, ou aplicativo para celular.

CRM

É a sigla em inglês para “Customer Relationship Management” o que em português significa “Gerenciamento de Relacionamento com Clientes”. Basicamente CRM é um Softwares que oferece soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações e controle de contatos.

O Objetivo de ter um CRM é reduzir os custos e ampliar a lucratividade de uma empresa por meio de automação de processos de negócio para melhor satisfazer o cliente, usado na área de marketing, vendas e atendimento ao cliente.

CRO

É a sigla em inglês para “Conversion Rate Optimization” o que em português significa “Otimização de taxa de conversão”. Estratégias de CRO são muito usadas em ações de marketing digital, estas são focadas em ampliar a porcentagem de visitantes que acessam o site da empresa e realizam uma conversão desejada (cadastro, chamada telefônica, compra, download, entre outras).

CSS

É a Sigla em inglês para “Cascading Style Sheets” o que em tradução literal em português é “folhas de estilo em cascata”. CSS é uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, entre outras formatações.

CTA

É a sigla em inglês para Call to Action – o que em português significa, em uma tradução literal, “chamada para ação”. São frases de impacto geralmente usando verbos no imperativo para indicar a ação que o consumidor deve realizar “Clique aqui”, “Solicite um Orçamento”, “Compre agora!”, estes são usados geralmente por meio de botões, banners, ou links.

São comandos passados aos usuários para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links. Em geral, utilizam verbos no imperativo. Exemplos: “clique aqui” e “aproveite essa oferta”!

CAC

É a sigla para “Custo de Aquisição de Cliente”. É uma métrica muito utilizada no Marketing Digital para mensurar o quanto uma empresa está investindo para conquistar um novo cliente, seu principal objetivo é definir o orçamento e tipos as ações mais eficientes no marketing Digital.

CPC

É a sigla em inglês para Custo por Click, o que em português significa “Custo por Clique”. É uma forma de cobrança de serviços como anúncios pagos muito usado em ferramentas de marketing digital como Google Adwords, Bing Ads e Facebook Ads, LinkedIn Ads, por exemplo, no qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

CPA

É a sigla para “cost per action”, o que em português significa “Custo por Aquisição”. É uma forma de cobrança calculada em cima das conversões realizadas.

  • CPL
    É a sigla para “cost per lead”, o que em português significa “Custo por direcionamento”. São campanhas de marketing digital que pagam por cada novo cadastro preenchido em um formulário.
  • CPD
    É a sigla para “cost per Download”, o que em português significa “Custo por arquivo baixado”. São campanhas de marketing digital que pagam por cada novo Download realizado.

CPM

É a sigla em inglês para “cost per mille” o que em português significa Custo por Mil. É o custo para cada mil impressões em uma mídia. É uma forma de cobrança de serviços e comparativo de valor do anúncio usado em diversas mídias, como revistas, jornais e televisões. Também usada no marketing digital em campanhas de exposição de marca (Branding).

  • eCPM
    Sigla em inglês para “effective cost per mille” o que em português custo por mil visualizações efetivas. É o formato de cobrança no marketing digital, na qual é realizada a cobrança a cada mil impressões que realmente são visualizadas por mil pessoas.

 

CPV

Este pode ter duas definições de acordo com a ferramenta usada:

  1. CPV – Custo por visitantes. É o investimento necessário para um anúncio conseguir atrair visitantes para um site. Calcula-se: custo total de um anúncio, dividido pela quantidade de visitantes de um site.
  2. CPV – Custo por Visualização. É a forma padrão de definir o valor que você paga pelos anúncios em vídeo TrueView do YouTube (quando criados no Google AdWords).

CTR

Sigla em inglês para “Click through Rate”, o que em português significa Taxa por meio de cliques. Esta taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo demostra que um anúncio possui poucos cliques em relação ao número de sua visualização, podendo ser interpretado como um anúncio não relevante, geralmente faz com que os anúncios fiquem mais caro, sendo necessária a sua otimização.

O seu cálculo é simples: CTR = (Número de cliques * 100)/visualizações

Exemplo:
Visualizações = 2000
Cliques= 60
CTR=( 60*100) / 2000 = 3%

HTML

Sigla em inglês para HyperText Markup Language, HTML é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

KPI

Sigla em inglês para “Key Performance Indicators” o que em português significa “Indicadores-Chave de Performance”. São valores definidos pela empresa para mensurar os resultado de suas ações, que auxiliam a identificar se uma meta será alcançada.

PPC

Sigla em inglês para Pay per Click, o que em português significa “Pagamento por clique”. Método de publicidade online no qual se paga por cada vez que um anúncio é clicado.

ROAS

Sigla em inglês para “Return on Advertising Spend” o que em português significa “Retorno do Investimento em Publicidade”. É uma estratégia de lances flexíveis que auxiliam os anunciantes a mensurar o retorno sobre seus investimentos em publicidade digital.

O seu cálculo é simples: ROAS = (Receita / Custo Publicitários) x 100

Receita: 1.000
Custo publicitários: 800
(1.000/800) x 100 = 125%

Neste caso será contabilizado como custos, apenas o valor investido em a publicidade. A receita contabilizada também será apenas a conquistada por meio dos anúncios da campanha publicitária. Esta é métrica ideal para avaliar o pagamento por clique de uma campanha.

ROI

Sigla para em inglês para “Return on Investment” o que em português significa “Retorno sobre Investimento”. É a relação entre os ganhos ou perdas de uma empresa e o que foi investido em seus esforços de marketing.

O seu cálculo é simples: ROI = (Lucro / Custo) x 100

Lucro: 10.000
Custo: 8.000
(10.000/8.000) x 100 = 125%

Um número positivo inferior a 100% significa que você ainda está recebendo os lucros, mas a um ritmo menor do que o que você está gastando. Um número negativo significa, é claro, que você está tendo prejuízo.

SEM

Sigla em inglês para “Search Engine Marketing” o que em português significa marketing para mecanismos de busca. O SEM é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos buscadores, como Google, Yahoo, Bing, etc.

As estratégias de SEM são divididas em dois grupos:

  1. SEO
    É a sigla em inglês para “Search Engine Optimization”, o que em português significa “Otimização para buscadores”. SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.
  2. Links Patrocinados
    São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca. A principal ferramenta de links patrocinados é o Google AdWords. Os anúncios são exibidos nos buscadores de acordo com as palavras-chave usadas na busca.
  3. VSEO
    Sigla em inglês para “Video Search Engine Optimization” o que em português significa “Otimização de Vídeo para os Mecanismos de Busca”. Tem como objetivo melhorar o posicionamento dos vídeos em site de mecanismos de busca como o Google e YouTube.

SERP

Sigla em inglês para “Search Engine Results Page” o que em português significa Página de Resultado de Pesquisa em Mecanismo de Busca, geralmente se usa esse termo como sinônimo da primeira página de resultado de uma pesquisa.

URL

Sigla em inglês para “Universal Resource Locator” o que em uma tradução literal em português significa “localizador de recursos universal”, porém mais conhecido como o endereço de uma página na internet. Possui geralmente a sintaxe http://www.site.com.br.

WOMM

Sigla em inglês para “Word-of-mounth Marketing” ou que em uma tradução literal em português significa Marketing boca-a-boca para internet, é um formato de campanha promocional que funciona por meio de recomendação pessoal de uma marca, produto ou serviço nas redes sociais.

Você conhece mais algumas Siglas?

Para quem não está familiarizado com o Marketing Digital, ver um monte de siglas é desesperador, por isso criamos este Glossário de siglas do Marketing digital. Espero que tenha gostado do nosso Glossário, mas se você conhece mais alguma sigla, fique a vontade para compartilhar em nosso Glossário de Siglas do Marketing Digital. Deixe um comentário que nós acrescentamos!

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Abraço
Até o próximo post.

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Postagem escrita por Felipe Mesquita

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