Publicado por em maio 26, 2016 Deixe um comentário

E-mail Marketing x SPAM – Qual é a diferença?

É normal a associação entre e-mail marketing com SPAM, mas saiba que existe uma grande diferença entre estas duas ações, SPAM é uma técnica de envio de e-mails invasiva, no qual o receptor da mensagem não autoriza o recebimento do e-mail, já o e-mail marketing é uma técnica não invasiva de envio de mensagens de e-mail, pois o envio é realizado para uma base de e-mails pré-cadastrada que autoriza o recebimento do e-mail.

Constantemente recebemos aqui na Shape Web solicitação de clientes por realizar envios de e-mail em massa e perguntando qual é o tamanho da nossa lista de e-mail e quanto custa o disparo do “e-mail marketing”. Vamos deixar claro que essa não é uma técnica de e-mail marketing e sim SPAM, vamos detalhar mais adiante a diferença de cada um e justificar o porque não devemos fazer SPAM.

O e-mail marketing não é uma ferramenta de resultados imediatos, para essa finalidade existem outras ferramentas entre elas a divulgação com links patrocinados como Google AdWords e Bing Ads (anúncios no Bing e Yahoo), anúncios em redes sociais como Facebook ADS, LinkedIn ADS, Twitter ADS, além de divulgação em agregadores online, Shoppings online e Marketplaces como Buscapé, Shopping UOL (UOL Cliques), e Mercado Livre.

SPAM

O grande problema do SPAM é que geralmente a mensagem é enviada para diversos usuários ao mesmo tempo, sem importar se estas pessoas possuem ou não interesse no conteúdo da mensagem.

O que geralmente as pessoas sentem quando recebem um SPAM?

  • Incomodo: por não ter autorizado o recebimento do e-mail
  • Indiferença: por geralmente não conhecer a empresa
  • Irritação: por ter a sua caixa de e-mails ocupada por algo que não lhe interessa
  • Medo: por achar que a mensagem pode conter vírus

Obviamente, criar uma grande lista de emails com pessoas interessadas demora mais tempo do que simplesmente usar um software que mande milhares de emails sem a autorização das pessoas, mas apesar de ser comum, a técnica de spam por email é fortemente desencorajada, pois para cada cliente conquistado, existirão milhares de pessoas que ficarão insatisfeitas e verão sua marca como spam.

Empresas que realizam envios de e-mail sem permissão do leitor são chamadas de spammer, estas empresas podem entrar em uma lista negra da internet e seu domínio (endereço do site como nomedaempresa.com.br), onde as mensagem enviadas são todas direcionadas para o lixo eletrônico ou caixa de spam.

Sobre a definição do termo SPAM, segundo o CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil:

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

Mais informações sobre SPAM podem ser encontradas no site Antispam.BR, criado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. Neste site você pode encontrar vários vídeos educativos, dicas de prevenção, como identificar o SPAM, o cenário brasileiro de envio de SPAM, entre outras informações úteis para o combate do SPAM.

Boas práticas para não se tornar um spammer

  • Tanto como pessoa física como uma empresa, não reenvie e-mails que contenham informações sem fontes seguras e confiáveis. Sua credibilidade ou de sua empresa é que está em jogo.
  • Filtre a sua base de e-mails, envie a mensagem apenas para quem realmente tenha interesse em receber as suas informações.
  • Não envie e-mail só por enviar, o conteúdo deve ser algo que valha a pena para o leitor, caso contrário ele não abrirá os próximos e-mails.
  • Não compre lista de e-mails ou bases de mala direta para enviar promoções, anúncios e propagandas via e-mail.
  • Antes de criar o seu e-mail marketing, procure saber quais são as boas práticas de envio de e-mail marketing.
  • Não faça uso de softwares que prometem enviar e-mails por meio de formulários de contatos de empresas na Internet, isso só criará uma antipatia entre a sua empresa e a empresa que recebeu a sua mensagem. Além disso, não é possível mensurar o resultado dos envios de e-mail.

E-mail Marketing

Como o recebimento da mensagem é consentida e possibilita a possibilidade do usuário cancelar a qualquer momento o recebimento das mensagens o e-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital focada para uma audiência interessada no serviço ou produtos da empresa.

Criar uma base de contatos com pessoas interessadas em sua empresa, produto, serviço ou marca pode demorar um bom tempo, porém sua eficácia é enorme se comparado com a utilização de softwares que mande milhares de e-mails sem a autorização das pessoas.

Diferenciais do e-mail marketing

  • Permissão do usuário para envio de mensagens de e-mail, assim você enviará e-mails apenas para os clientes que optaram em receber mensagens de sua empresa.
  • Possibilita ao usuário o cancelamento do recebimento da mensagem a qualquer momento
  • Não faz uso de lista de e-mails de terceiros
  • Respeita a escolha do usuário sobre os assuntos que deseja receber sobre a sua empresa
  • Oferece conteúdo relevante e de interesse para o usuário do e-mail
  • Não necessariamente o cadastro do e-mail deve ser feito online, a solicitação da permissão pode ser realizada por meio de telefone, uma conversa em uma reunião, troca de cartões de visita, lista de presença em eventos, o objetivo é que o cliente tenha conhecimento sobre a sua empresa e lhe oferecido o e-mail para sua empresa entrar em contato.

07 Vantagens de criar e enviar e-mail marketing

Relacionamento:

A mensagem do e-mail marketing pode ser um convite para o início de uma conversa, que no futuro pode se transformar em uma compra de um produto ou serviço. Com o e-mail marketing podemos convidar os contatos para responder uma pesquisa, para que assim seja identificado quais são os melhores assuntos para serem abordados.

Segmentação:

Podemos solicitar informações adicionais no formulário de inscrição do usuário, além do nome e e-mail, podemos pedir data de nascimento, local de residência, interesses, assim podemos enviar e-mails segmentados por idade, cidade, ou produto ou serviço de interesse.

Custo/Benefício:

O custo para enviar uma mensagem de e-mail marketing é muito baixo comparado com o retorno que esta proporciona, pois ela é embasada em um relacionamento de confiança e credibilidade entre a empresa e o cliente.

O custo para enviar e receber emails é quase zero e o retorno de uma campanha séria de email marketing pode ser muito grande, pois é criada uma relação de credibilidade entre a empresa e o cliente.

Agilidade:

Realizar um envio de e-mail marketing em massa pode ser realizado em segundos com ferramentas de envios de e-mail (Adiante vamos citar duas ferramentas bem interessantes).

Interação:

A mensagem de e-mail marketing possibilita uma alta interatividade como visitas no site, respostas de e-mail e pesquisas, ou solicitação de exclusão da base de e-mails.

Visibilidade:

Em 2014 a população com acesso a internet representava 94,2 milhões de brasileiros, destes 64% admitiram que usavam a internet para ler e enviar mensagens de e-mail, o que faz o e-mail ainda uma das atividades mais realizadas pelos usuários de internet, segundo a Série de Pesquisas Nacionais TIC do CGI.br realizada entre Outubro de 2014  a Março de 2015 e publicada em setembro de 2015. (http://www.cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2014_coletiva_de_imprensa.pdf)

Resultados Mensuraveis:

Com uso de ferramentas de disparo de e-mail marketing profissionais é fácil realizar a mensuração de resultados de sua campanha de e-mail marketing, como número de visualizações e cliques em links.

Criando uma campanha de e-mail marketing de sucesso

Confira algumas dicas que separamos para conseguir os resultados desejados em sua campanha de e-mail Marketing.

  1. Tenha uma página de destino: O ideal é que em seu site tenha uma página para exibir informações detalhadas sobre o conteúdo do e-mail. Além disso, o site é essencial para divulgar informações de sua empresa, serviços, e ou produtos. Este pode ser ou não uma loja virtual.
  2. Compatibilidade: Tanto o e-mail quanto o site da empresa devem ter uma navegação fácil tanto em computadores, quanto para dispositivos móveis como tablets, smartphones e celulares com acesso a Internet. O Layout deve ser intuitivo e autoexplicativo, ou seja, deve envolver o cliente e induzir a realizar a ação que você espera dele, com enviar um contato de e-mail ou comprar um produto ou serviço.
  3. Informações Relevantes: Crie um relacionamento com o seu cliente em potencial, envie mensagens não comercias, ofereça dicas e curiosidades, assim os seus clientes irão gostar de receber e-mails de sua empresa e quando enviar alguma promoção ou propaganda os leitores terão maior aceitação.
  4. Não pense apenas no comprador: Sua mensagem deve atrair tanto os interessados em consumir o seu produto e serviço, assim como curiosos que buscam apenas informações. Estes curiosos podem ser divulgadores de sua marca, por isso sempre crie conteúdo de qualidade e não apenas anúncios comerciais em formato de propaganda. O e-mail é uma ótima ferramenta para se criar um relacionamento, assim quando elas tomarem a decisão de comprar ela já tem a sua empresa em destaque.
  5. Estimule o cadastro com conteúdo interessante: ofereça para o seu cliente em potencial algo que ele entenda que vale a pena se inscrever para receber mais e-mails. Entre os formatos estão: Pesquisa de mercado, e-book, catálogo informativo, infográfico, artigo, vídeo, ferramentas online, entre outros.
  6. Cumpra suas promessas: O conteúdo oferecido precisa sanar uma necessidade de seu potencial cliente, não tente omitir informações, não tenha medo de ser copiado, se o cliente realmente precisa de um serviço ou produto, ele precisa saber como funciona e por que deve consumi-lo. Essa atitude dará maior credibilidade a sua empresa.
  7. Ofereça algo gratuito e relevante: Quando é oferecido um cadastro na sua lista de e-mail marketing o sue potencial cliente quer algo em troca de você, não faça ele gastar o tempo dele atoa preenchendo um formulário para ele receber um conteúdo que não lhe acrescenta n O conteúdo relevante cria um vínculo entre você e o seu leitor. Se possível ofereça sempre mais como: brindes, degustação, amostra grátis, convite para eventos, vídeo, e-book, artigo complementar.
  8. Inclua botões: Indique uma ação, estas são chamadas de call to action, como “Saiba Mais”, “Compre Agora”, “Siga nossa Rede Social”.

Ferramenta para Disparo do e-mail marketing

Existem vários softwares de e-mail marketing, porém recomendamos dois dos quais mais usamos aqui na Shape Web, são eles: MailChimp, que possui uma versão gratuita e outra paga; e o Mailee, ferramenta que possibilita a compra de créditos ou mensalidade para envio de e-mail marketing.

Independente da ferramenta de disparo de e-mail marketing escolhida, saiba que todas possuem uma baixa tolerância de spam. Algumas dificultam a importação de novos contatos após identificar uma possível ameaça de SPAM, como os cadastros importados que não tenham se inscrito em sua base de e-mail. Outras ferramentas bloqueiam os contatos após identificar denúncias de SPAM ou alto índice de retorno de e-mails.

A maioria das ferramentas de envio de e-mails marketing possui uma tolerância entre 0,01% até 0,1% de e-mails marcados como SPAM por leitores dos e-mails. Algo que deve ser levado muito a sério, porém nada para se desesperar quando o trabalho é feito corretamente por empresas e profissionais sérios e qualificados, que visam a satisfação do cliente.

Importância de conquistar uma base de e-mail qualificada

O primeiro passo é: Não compre bases de e-mail, muito menos uso de softwares de envio de SPAM. É normal encontrarmos empresários que se encantem com propostas de um milhão de e-mails por um preço muito baixo. Esse caminho curto parece levar ao sucesso de uma forma bem rápida, mas não é verdade. Este é um caso clássico de SPAM.

Ponha-se no lugar do leitor, ele receberá o e-mail e provavelmente não estará interessado no que você está oferecendo, isto é, quando a mensagem não cai diretamente na caixa de SPAM do leitor e ele nem fica sabendo que recebeu a mensagem.

Existem algumas formas inteligentes de capturar e-mail com a permissão dos leitores, e são essas estratégias que vamos informar a seguir:

Cadastro de Newsletter

Muito usado em sites de conteúdo como blogs e portais de notícias, são geralmente formulários simples com cadastro do e-mail e algumas vezes o nome, para que o leitor do site possa receber notificações por e-mail de novas notícias ou artigos relacionados.

Sempre lembrando que deve-se deixar bem claro o que o leitor irá receber em seus e-mails ao assinar esta newslatter. Caso contrário, a chance dele se descadastrar torna-se muito alta.

Cadastro com Facebook

Usando o MailChimp é possível integrar a sua plataforma de e-mail marketing com a sua página no Facebook, isso por que o MailChimp possibilita a criação de uma aba no Facebook possibilitando a inscrição em sua base de e-mails.

Para promover a inscrição de novos usuários você pode utilizar o sistema de publicidade do Facebook, o Facebook ADS, para promover a aba de cadastros de e-mails.

Cadastro com Google AdWords

Existe uma extensão no Google AdWords que possibilita a dispinibilização de um campo de cadastro em uma newsletter. Porém essa funcionalidade não é disponível para todas as contas, para que ela seja liberada é necessário entrar em contato com seu gerente de contas ou solicitar a liberação por este formulário.

Layout do e-mail Marketing – Mobile

Com o crescimento do uso de dispositivos móveis como smartphones e tablets, a tendência é que os usuários passem a abrir cada vez mais os e-mails por dispositivos móveis.

Importante também é que a página de destino seja responsiva ou adaptada para mobile, assim as ações dentro do site, como navegação e compra, ficaram mais fáceis para o seu leitor realizar.

Tanto o MailChimp como o Mailee oferecem muitas dicas de como criar boas mensagens de e-mail marketing, além de informações sobre o mercado e sazonalidades. A grande vantagem é que todo o conteúdo do Mailee é em português. Abaixo, seguem alguns links interessantes para criar um e-mail marketing profissional:

E-mail Marketing Para E-Commerce

Em quantos sites de comércio eletrônico você já entrou?  Provavelmente, em vários, mas em quantos deles você comprou na primeira visita ao site? Acredito que a resposta tenha sido poucos ou nenhum. Isso é normal, para sentirmos seguro precisamos de tempo para criar uma confiança e empatia até realizar uma compra em um site.

Segundo estudo divulgado no site Hybris AG “Somente 0,25% dos novos visitantes do seu site realizarão comprasw Roman” e mais “97% das compras on-line não são concluídas”. O mesmo estudo diz que “Se você puder trazê-los de volta, suas chances de realizar uma compra aumentam nove vezes”. E como fazer essa pessoa voltar e comprar?

Recuperação de carrinho de compra

Uma estratégia comum em um comércio eletrônico é a recuperação de clientes que abandonaram o carrinho de compras em um comércio eletrônico. Este recurso nada mais é do que enviar um lembrete por e-mail que a compra não foi concluída e que a loja aguarda o seu retorno.

Em alguns casos as lojas virtuais oferecem algum tipo de vantagem para a conclusão da compra, como um cupom de desconto ou brinde.

Nas imagens abaixo, desenvolvidos a partir do estudo da SeeWhy, é possível identificar um padrão do tempo que um visitante precisa para realizar uma ação desejada no carrinho de compra.

Uso do e-mail marketing no abandono do carrinho de compra

De acordo com o estudo acima, as primeiras 12 horas são as mais importantes para a decisão de compra de um usuário. Além disso o estudo apresenta que 75% das top 500 empresas de comércio eletrônico do mundo realizam uma ação para reverter o abandono de carrinho de compra em até 1 hora.

Agilidade é fundamental, o estudo identificou que 50% dos usuários que abandonam o carrinho de compra e que posteriormente efetuaram a compra, realizam a ação em até uma hora após o abandono.

Uma estratégia para elevar as vendas é automatizar o envio de e-mails após 1 hora da o abandono do carrinho, um segundo e-mail após 24 horas após o abandono a e um terceiro e-mail em até 15 dias. Realizando essa lembrança a chance do cliente efetuar o pagamento pode crescer consideravelmente, pois é possível que no primeiro momento ele não tenha condições de efetuar o pagamento, por diversos motivos, mas com a lembrança e disponibilização de informações úteis o cliente fechar a compra.

Fidelização de clientes usando e-mail marketing

A chance de um cliente que já efetuou uma compra em seu site realizar uma nova compra é muito maior do que de um potencial novo consumidor realizar sua primeira compra.

Abaixo seguem algumas dicas de como realizar a fidelização de clientes e estimular a recompra usando o e-mail marketing.

  • Lembre o cliente que o produto ou serviço que ele comprou pode estar próximo do fim e que ele pode comprar novamente no site
  • Ofereça produtos relacionados, o famoso “Quem comprou o produto X, também compra o produto Y”.
  • Envie mensagens que oferecendo desconto e agradecendo pela a escolha de sua empresa
  • Ofereça desconto no mês de aniversário do cliente
  • Ofereça frete grátis por período determinado ou em compras acima de um determinado valor (geralmente acima do tíquete médio da empresa, assim você pode estimular o crescimento do tíquete médio)
  • Faça uso de estratégias de Imbound Marketing, criando conteúdos relevantes para que o cliente sempre esteja em contato com a marca, produto ou serviços da empresa

Conclusões

É mail marketing é uma ótima ferramenta para quem deseja ampliar a fidelidade com o seu cliente, além de possibilitar o crescimento das conversões de venda e contato, contudo não caia na tentação do SPAM, ofereça o que seu cliente realmente deseja como: conteúdo de qualidade, promoções, boas ofertas, amostra grátis e outras vantagens.

Espero que você tenha gostado do nosso texto sobre a diferença entre e-mail marketing e SPAM. Ficou com alguma dúvida ou deseja mais informações sobre o assunto, deixe o seu comentário no final deste post, teremos o prazer em responder!

Até o próxima!

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Postagem escrita por Felipe Mesquita

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