AdRank AdWords - Posicionamento de anúncio em pesquisa do Google
Publicado por em julho 14, 2016 Deixe um comentário

AdRank – Como funciona a classificação dos anúncios no Google ADS

AdRank, você sabe o que é isso? Uma dúvida muito frequente sobre o Google ADS é em relação à classificação dos anúncios no Google ADS. Ou seja, o que faz um anúncio aparecer topo, na primeira página, ou até mesmo não aparecer nas buscas. Se esta é uma dúvida sua também, leia este post até o final. Caso ainda fique com dúvidas, envie um comentário que nós responderemos!

AdRank AdWords - Posicionamento de anúncio em pesquisa do Google

AdRank – Classificação dos Anúncios

O Google ADS não funciona como um leilão simples, no qual quem oferece o maior lance aparece na frente. A definição do posicionamento do anúncio na pesquisa do Google é definida pelo AdRank.

AdRank, é o termo usado para definir a posição que sue anúncio será exibido no Buscador Google.  A formula para se calcular o AdRank é a seguinte:

AdRank (Pontuação para classificação do anúncio) = Lance Máximo x Índice de Qualidade

Definição do Índice de Qualidade

Para definir o AdRank é preciso entender o que é o Índice de Qualidade de anúncios do Google. O Índice de Qualidade nada mais é que a nota que o Google atribui a sua campanha, visando avaliar o quão relevantes são os anúncios para o usuário do Google.

Quanto maior o índice de qualidade, menor será o lance necessário para um bom posicionamento no Google. Mas para ter um bom Índice de Qualidade em seus anúncios é necessário entender os critérios usados pelo Google.

Os principais fatores que influenciam no Índice de Qualidade dos anúncios do Google

São diversos os fatores que interferem no Índice de Qualidade do Google. Entre os principais estão: CTR (Taxa de cliques); Relevância dos Anúncios; e Qualidade da Página de Destino.

  1. CTR (Taxa de cliques) = cliques/impressão. Indica quanto seu anúncio foi relevante para a consulta do usuário
  2. Relevância dos Anúncios. O Google avalia a relevância do anúncio entre a pesquisa do usuário, a palavra-chave do texto do anunciante e a página de destino do anunciante (Quanto maior a relevância, melhor o desempenho do índice de qualidade).
  3. Qualidade da Página de Destino. Leva em consideração o desempenho da página do site referente, a sua velocidade de carregamento, plataforma amigável e outros fatores (Em resumo é a experiência do usuário na página de destino). Por isso é ideal que se tenha um site Responsivo.

Outros fatores que podem interferir no índice de qualidade:

Com menor interferência na classificação de anúncio, mas também de importante para a classificação dos anúncios estão:

  • Histórico da Conta;
  • Histórico do CTR (Taxa de cliques) da URL de visualização;
  • Desempenho geográfico (cidade, estado e países);
  • Dispositivos (celular, tablete, desktop);
  • Impacto das extensões de anúncio (Informações adicionais para deixar o anúncio mais atraente como: Telefone, Endereço, comentários, frases de destaques, entre outros.);
  • Formato do anúncio.

CPC REAL – AdRank na prática

O CPC REAL é o que realmente será pago pelo anunciante nas campanhas do Google ADS. O calculo para definir o CPC Real é: CPC REAL = Classificação do anúncio superado / Seu Índice de Qualidade.

Nem sempre quem fica em primeiro é o que realmente paga mais pelo clique, assim como é possível ver nos exemplos abaixo.

Posição Anunciante Lance de CPC Índice de Qualidade AdRank CPC REAL
1 Anunciante A 1,50 10 15 0,90*
2 Anunciante B 1,50 6 9 1,00
3 Anunciante C 1,50 4 6 1,13
4 Anunciante D 1,50 3 4,5 1,12

Como o índice de qualidade do Anunciante A é bem superior ao de seus concorrentes, o seu CPC real é inferior, mesmo oferecendo o mesmo lance que seus concorrentes.

 

Posição Anunciante Lance de CPC Índice de Qualidade AdRank CPC REAL
1 Anunciante A 1,70 10 17 1,71*
2 Anunciante B 1,70 10 17 0,60
3 Anunciante C 1,50 4 6 1,13
4 Anunciante D 1,50 3 4,5 1,12

*Se o lance e o índice de qualidade forem semelhantes, o concorrente precisa pagar apenas R$0,01 a mais para superá-lo nas pesquisas.

 

Posição Anunciante Lance de CPC Índice de Qualidade AdRank CPC REAL
1 Anunciante A 1,60 10 16 1,61
2 Anunciante B 1,60 10 16 0,64
3 Anunciante C 1,60 4 6,4 0,40
4 Anunciante D 1,60 1 1,6 0,39*

*Com o índice de qualidade muito baixo, pode ser que o Google não exiba o anúncio.

 

Conclusão

Para não pagar muito e ficar bem posicionado nas buscas pagas é sempre importante verificar o índice de qualidade de suas palavras-chaves. Caso seus anúncios tenha uma média ruim de posicionamento verifique três importantes pontos:

  • Ao ativar o anúncio com uma determinada palavra-chave, os usuários estão clicando em seu anúncio?
  • As palavras-chave possuem alguma relevância com o conteúdo presente na página de destino?
  • A página de destino oferece uma boa experiência ao usuário, em questão de velocidade de carregamento e compatibilidade com dispositivo?

Essas informações são oferecidas pelo próprio Google ADS, com uma pontuação de 0 a 10 para cada item. Fazendo os ajustes necessários você conseguirá ficar melhor posicionado e até pagar menos em seus anúncios.

Caso tenha alguma dúvida, curiosidade, sugestão, deixe um comentário neste post.

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Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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