Fraude - Golpe do boleto
Publicado por em julho 18, 2016 Deixe um comentário

Como evitar Fraudes e Golpes de Registro de Domínio e Hospedagem

Você conhece o golpe do boleto bancário do Registro de Domínio e Hospedagem? Este é um recado muito importante para todos que possuem sites ou blogs. Cuidado com os Golpes e Fraudes na Internet. Não pague nenhum boleto de registro de domínio que chegar pelos Correios! Assista ao vídeo e leia o post até o fim  para que você possa entender os riscos desta fraude.

Neste post vamos falar sobre um golpe que não é novo, mas que estamos sendo alertados com uma frequência cada vez maior. O Golpe do boleto falso de Registro e Hospedagem.

Sabemos que na correria do dia a dia fica difícil ter o controle de tudo que pagamos em nossa empresa é muito complicado. Aproveitando desta distração, criminosos criaram boletos maliciosos na tentativa de iludir a boa fé de quem possui um site com domínio terminado em “.br”.

Como funciona o golpe do boleto bancário do Registro de Domínio e Hospedagem

Golpe do Boleto de Registro de Dominio

Os fraudadores conseguem o nome de domínio e identificação do titular pela base de dados do Registro.BR, pois esta é uma informação pública. As informações podem ser facilmente pesquisadas no próprio Registro.BR.

Caso você tenha um blog ou site com domínio terminado com Ponto BR (.br), você receberá um boleto em sua residência ou empresa com uma fatura fraudulenta. Novamente, Não pague nenhum boleto de registro de domínio que chegar pelos Correios.

Como funciona o registro de domínio

O Registro de um domínio é um serviço público declaratório. Ou seja, uma pessoa ou empresa declara que deseja obter um nome para seu site e o Registro.BR informa se este nome está disponível para registro ou não.

Caso o nome de domínio esteja disponível, este nome é disponibilizado para pessoa ou empresa. No entanto, há uma contrapartida, que é um pagamento de uma taxa anual e divulgar as suas informações pessoais ou empresariais. Em outras palavras, a empresa ou pessoa precisam dizer publicamente que detém a posse deste domínio, informando e-mail, CPF ou CNPJ, endereço residencial ou empresarial entre outras informações.

Como identificar o golpe do boleto bancário do Registro de Domínio e Hospedagem

Imagem Ilustrativa - BR Registro - Golpe do Boleto

Golpe do Boleto – Modelo de boleto enviado pelo BR Registro

A empresa responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o “.br” chama-se Registro BR, departamento do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

Fraudadores aproveitam para usar nomes semelhantes ou que lembre o serviço oferecido. Entre os principais nomes usados por fraudadores estão:

  • BRREGISTRO.ORG
  • BR.REGISTRO.COM
  • BRREGISTRO.COM
  • REGISTRO.BRASIL
  • REGISTRAR.BR.COM
  • REGISTROSEHOSPEDAGENS.COM

Modelos de Boletos Falsos

Abaixo seguem alguns modelos de mala-direta enviados pelas empresas fraudadoras:

BR.Registro.comRegistrar.Br.ComRegistro.Brasil

Características do Golpe do boleto

Existem alguns outros pontos chave que ajudaram você a identificar o golpe do boleto bancário falso de Registro de Domínio e Hospedagem, são eles:

  • Emita sempre o boleto pelo site do BR, nunca pague boletos de registro que chegam pelos Correios.
  • Site oficial do Registro.BR é: http://registro.br/
  • Informações da responsável pelo Registo.BR são:
    Cedente: NIC.br – CNPJ 05.506.560/0001-36
    Banco: 237-2 – Bradesco
    Agência/Código Cedente: 2370-1 / 0029998-7
  • Nas letras miúdas do boleto falso, geralmente o fraudador informa no boleto que o pagamento é optativo e/ou facultativo.
  • Geralmente o fraudador dá o nome de boleto e sim de Mala Direta.
  • Sobre as informações da empresa fraudadora, a caixa postal da empresa, telefones de contato e o endereço físico são de cidades ou até estados diferentes, tudo para dificultar a identificação da empresa.
  • Verifique o serviço que o possível fraudador oferece, geralmente é oferecido também o serviço de hospedagem, apesar do nome da empresa ser relacionada com registro.
  • Confira o valor, o valor do registro de um domínio .br é de R$30/ano, os boletos fraudulentos costumam vir com um valor superior à R$100 por três meses de serviço.

Cai no golpe do boleto! O que devo fazer? Como receber meu dinheiro de volta?

Você deve procurar uma delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência. Este B.O. irá gerar um inquérito policial para iniciar uma investigação para identificar o fraudador que poderá ser condenado pela prática ou tentativa de estelionato.

Trata-se do famoso crime do “171”, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem.

DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940.

Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento (Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/direito-facil/estelionato)

FICA O ALERTA! Realizado o pagamento do boleto falso do serviço de domínio, você provavelmente deixará de pagar o que realmente deveria, por consequência, o registro de domínio do seu site pode ser congelado ou até suspenso.

Existem delegacias que são especializadas em receber denúncias de delitos cometidos através dos meios eletrônicos. Há delegacias em diversos estados, tais como: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Parará, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Distro Federal e Goiás. Essas delegacias são especializadas no atendimento a crimes cibernéticos, por essa razão atendem diversos tipos de denúncias, desde ameaças, vídeos e imagem, crimes, golpes, pornografia, tráfico de drogas online, incitação a violência, etc. (Fonte: http://codificar.com.br/)

Entre em contato com a delegacia de crimes virtuais mais próximo a você e denuncie. Em Campo Grande/MS existe a DEDFAZ – Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Defraudações, Falsificações, que fica localizado na (CEPOL): Rua Soldado PM Reinaldo de Andrade S/N, Bairro Tiradentes, Campo Grande/MS, CEP 79.041-118, atendimento de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h – Telefone (67) 3318-9000.

Registro.BR não envia boletos

Por causa de fraudadores que usam nomes semelhantes, e às vezes o mesmo nome da empresa verdadeira, na tentativa de iludir a boa fé do consumidor, a empresa oficial de domínios brasileiro, Registro.BR, anunciou em seu site oficial que não envia boletos de cobrança. Sendo assim, boletos do Registro.BR devem ser obrigatoriamente emitidos através de seu site https://registro.br/.

O Registro.br não envia mais boletos por via postal em nenhuma circunstância; correspondências relativas à cobrança pelo Registro.br tem apenas um endereço web de nosso próprio site (https://registro.br/…) que permite a emissão do boleto. (Fonte: Registro.BR –  https://registro.br/boleto-malicioso.html)

Conclusão

Não pague todo boleto que chegar à residência ou empresa. Procure sempre verificar a sua origem e quais serviços esta irá te oferecer.  Verifique se a empresa é verídica e realize o pagamento apenas quando tiver certeza que deseja fazer uso do serviço oferecido.

Se você conhece mais algum site ou “empresa” que oferece o serviço falso de contratação de domínio e hospedagem, envie em nossos comentários e ajude outras pessoas a não caírem nesse golpe.

Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *