Publicado por em agosto 16, 2016 11 comentários

Como oferecer cupom de desconto e obter lucro?

Você sabe como oferecer cupom de desconto em sua loja virtual? Sempre que pensamos em uma ação promocional em um comércio eletrônico já vem em mente descontos! Mas um empresário deve pensar como esse desconto irá ampliar o seu lucro! Parece contraditório né?

Cupom de Desconto - Como usar em minha loja?

Leia esse post até o final que você irá entender como o cupom de desconto pode ajudar uma loja a ampliar o lucro da sua empresa.

Como definir o valor de desconto de um cupom

Basicamente existem duas formas de oferecer um desconto para um cliente, porcentagem ou desconto em dinheiro. Entre as duas formas não há melhor ou pior, mas é necessário ter um objetivo claro em mente do motivo de oferecer um cupom de desconto.

Estratégias de cupom de desconto em dinheiro

Para oferecer um desconto em dinheiro é necessário limitar um preço mínimo para ativar o cupom. Caso contrário, a empresa irá sempre ter prejuízo, o que é claro, não é a intenção desta ação de marketing.

Mais adiante iremos mostrar um exemplo, quando for citado como “Ampliar tíquete médio de compra”.

Estratégias de cupom de desconto em Porcentagem

Para oferecer um desconto em porcentagem não é necessário ter um mínimo de valor em compra para ativar o desconto, ideal para compras de produtos com baixo valor. Pois oferecer 10% de desconto em um produto que custa R$10 é mais chamativo do que oferecer R$1 de desconto.

Objetivos do cupom de desconto

Sem objetivo você apenas perderá dinheiro, e um bom empreendedor deve sempre planejar o objetivo de uma ação de marketing. Separamos 05 dicas de objetivos que poderão otimizar as vendas  e elevar a lucratividade de sua loja virtual.

Ampliar tíquete médio de compra

Caso o seu interesse é fazer com que os clientes da sua loja comprem produtos de valores maiores ou mais de um produto, o ideal é verificar qual é o perfil de compra de seus consumidores.

Em um exemplo prático, verificamos que em média os clientes consumem entre um e dois produtos, com um tíquete médio de R$110 e uma margem de lucro líquido de 25%. Pode-se usar um cupom de desconto com descontos progressivos, conforme o exemplo a seguir:

  • Nas compras acima de R$150, R$7 de desconto; (Lucro a partir de R$ 30,50)
  • Nas compras acima de R$250, R$20 de desconto; (Lucro a partir de R$ 42,50)
  • Nas compras acima de R$500, R$50 de desconto; (Lucro a partir de R$ 75)
  • Nas compras acima de R$1.000, R$120 de desconto. (Lucro a partir de R$ 130)

No caso de um compra de R$110 o lucro da compra será de R$27,50. Veja que mesmo com o cupom de desconto o lucro da venda sempre será maior do que o tíquete médio.

Esta estratégia é muito boa para ser usada em sazonalidades como:

  • Dia Das Mães
  • Dia dos namorados,
  • Dia dos Pais
  • Dia das Crianças
  • Black Friday
  • Natal

Incentivar recompra

Alguns produtos possuem uma vida útil que pode ser calculada, como por exemplo: cosméticos e perfumaria. Nada melhor do que receber uma mensagem perguntando se o produto que eu comprei e já está próximo do fim, pode ser comprado agora com desconto.

O custo de marketing é muito menor neste caso, pois é muito mais fácil vender um produto pra quem já consumiu em uma loja virtual, do que conquistar um novo cliente para loja. E assim você conseguirá ampliar o lucro da empresa.

Eliminar estoque

Ter produtos empacados na empresa é prejuízo, pois ocupa estoque que outro produto com melhor saída poderia estar ocupando. Antes de realizar queima de estoque ou incluir esse produto para outlet, ofereça cupom de desconto para os seus clientes comprarem.

É uma forma de prestigiar quem já é cliente e motivar novos clientes a assinar uma newsletter ou ingressar a uma lista de e-mail marketing.

Aniversário

Já é uma prática comum oferecer cupom de desconto no mês de aniversário, mas ainda sim há muitos lojistas que perdem essa oportunidade.

Geralmente quem compra o presente de aniversário são os familiares, mas você possibilita que o consumidor se presenteie nesta data que é tão especial. Ou se ele preferir pode pedir para que algum familiar compre em sua conta o presente que deseja.

Promocional pós-venda

Verifique se o produto adquirido pelo cliente possui um produto relacionado. Ofereça a aquisição deste produto relacionado com um cupom de desconto, a chance do seu cliente adquirir o produto fica ainda maior.

Como dito anteriormente “é muito mais fácil vender um produto pra quem já consumiu em uma loja virtual, do que conquistar um novo cliente para loja”. Alguns exemplos de produtos relacionados são:

Produto Adquirido Produto Relacionado
Smartphone, tablet ou celular Capinha para o mesmo modelo de produto
Camisa de time de futebol Outro produto relacionado ao mesmo time (Caneca, chaveiro, outras camisas…)
Livro Livros do mesmo autor, ou livros sobre o mesmo tema

Neste caso não se prenda em apenas ações online. Você pode enviar o cupom de desconto impresso junto com o produto recém adquirido. O Cliente já estará satisfeito por receber o seu produto e ficará mais feliz ao ver que ganhou um desconto para próxima compra.

Dica Gold 1 – Sempre tenha um prazo final e limite de uso para cupons de desconto

Ao realizar uma ação promocional com cupom de desconto, sempre informe o tempo de validade deste desconto. Por dois motivos:

  • Evitará dor de cabeça, afinal pode ser que você se esqueça da existência deste cupom de desconto, ou acontecer de você mudar a plataforma e não ativar os cupons de descontos.
  • Incentiva o consumidor a adquirir o produto até o prazo indicado, por isso, não coloque prazos muito longos para uso do cupom de desconto. Caso algum cliente reclame que o prazo é curto, ofereça um cupom especial com prazo maior apenas para ele, pois clientes especiais merecem atitudes especiais.

Sobre o limite de uso, o ideal é limitar para apenas uma única vez, isso faz com que o cliente compre um volume maior de produtos com objetivo de aproveitar o cupom de desconto.

Dica Gold 2 – Cuidado com os descontos cumulativos

É importante avisar sempre ao cliente quais produtos estão com desconto. Em casos de desconto em toda loja, verifique se toda a loja possui margem suficiente para atender a esse desconto. Caso possível, elimine todos os produtos em Outlet do cupom de desconto.

Faça todos os cálculos e veja se o cupom de desconto é viável. Verifique se você já não está oferecendo descontos em outras ações promocionais, acumular descontos pode gerar prejuízo.

Conclusão

Usar cupom de descontos pode ajudar e muito a sua loja a ampliar suas vendas e lucros, no entanto é preciso planejamento e um objetivo claro. Caso tenha ficado com alguma dúvida, crítica, elogios ou sugestões, deixe um comentário. Ficaremos muito felizes 🙂

Até o próximo post

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Postagem escrita por Felipe Mesquita

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