Publicação no Facebook da Página Questões e Questões.
Publicado por em agosto 18, 2016 Deixe um comentário

Como criar Memes para minha empresa nas Redes Sociais

No meio digital, os Memes podem ser no formato de link, imagem, vídeo, música, ideia, frase ou até uma palavra, que se viraliza na internet (espalha-se rapidamente), por ser engraçado ou não, mas sempre irá remeter a algo de sua lembrança.

Origem dos Memes

O meme deriva de um termo grego que significa imitação. Na Internet, os memes são reproduções, paródias ou imitações de ações que foram bem sucedidas para conseguir que a mensagem seja espalhada.

No último capítulo do livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta), escrito por Richard Dawkins em 1976, o conceito de meme foi exposto pela primeira vez:

Precisamos de um nome para o novo replicador, um substantivo que transmita a idéia de uma unidade de transmissão cultural, ou uma unidade de imitação. “Mimeme” provém de uma raiz grega adequada, mas quero um monossílabo que soe um pouco como “gene”. Espero que meus amigos helenistas me perdoem se eu abreviar mimeme para meme. Se servir como consolo, pode-se, alternativamente, pensar que a palavra está relacionada com “memória”, ou à palavra francesa même. (DAWKINS, 2001, p. 214)

A Memética é o estudo formal dos memes, que aplica conceitos da teoria da evolução à cultura humana. Para o meio empresarial, o objetivo de um Meme é alcançar o maior número de pessoas que se identifique com uma ideia ou situação relacionada com a empresa.

Como funcionam os memes

Quando encontramos algo que é engraçado, nós compartilhamos essa mensagem com nossos amigos, pois provavelmente eles já passaram por essa experiência. Os Memes não funcionam quando a experiência não foi vivenciada, pois neste caso não há lembrança para ser ativada.

Para tentar atrair o público passando uma imagem mais descontraída as empresas estão adotando os memes no momento de criar suas estratégias nas redes sociais.

Devo criar memes para a minha empresa?

Você pretende criar um meme para sua empresa como uma estratégia de marketing digital. É preciso ter muita atenção e cuidado. Aqui vão algumas dicas!

Posicionamento da Marca

O primeiro passo entender o posicionamento de sua marca. Não é pelo fato dos memes fazerem sucesso na internet, que a sua empresa precisa criar memes também. Algumas empresas o humor pode não ser bem visto, como é o caso das funerárias. Em outros casos o público-alvo simplesmente não consome ou não entende esse tipo de conteúdo.

Planejamento do conteúdo

Caso tenha decidido criar um meme e publicar na rede social de sua empresa, o segundo passo é: Planeje bem o conteúdo do seu Meme!

Os memes  podem gerar uma situação contrária ao idealizado. Para saber se um meme pode dar certo, mostre para alguns amigos e pessoas que podem fazer parte do público-alvo. Você conseguirá verificar assim se a sua mensagem foi passada de forma clara ou não, e assim realizar os ajustes necessários antes de publicar nas redes sociais.

Contexto

Uma imagem, som, vídeo, ou outro conteúdo só será um meme se o conteúdo da sua publicação terá relação com a sua empresa ou marca.
Um conteúdo descontextualizado não conseguirá passar nenhuma mensagem, podendo provocar repercussão negativa.

Monitoramento da repercussão e reação à crítica

De nada adianta criar um meme se você não conseguir mensurar o resultado. Sendo o resultado negativo ou positivo é preciso estar sempre atento nas reações do público-alvo. Um bom exemplo é  a postagem da Bis no Facebook.

Veja à seguir, a reação dos consumidores e como a Bis lidou com a situação.
Meme negativo é revertido com reação rápida

Devido ao rápido tempo de resposta a Bis conseguiu contornar uma situação onde estava se criando um Meme negativo, apenas entrando na brincadeira dos consumidores.

Independente de ser uma publicação intencional ou não, a empresa soube lidar muito bem com a reação do público, que questionou a qualidade técnica da publicação. Algo que poderia ser uma repercussão negativa foi totalmente neutralizada devido ao monitoramento.

Exemplos de memes sonoros

Faça um teste rápido e veja se você consegue identifica a origem dos sons. Dê o play no vídeo e minimize a tela.

É possível que você tenha passado por três reações. Estas reações vão mostrar a intensidade do Meme em sua mente:

  • Reação 01: “Nooossaaa!”, “Essa eu lembrei da minha infância”, “Já sei qual é…”. Bom, sinal que o Meme funcionou.
  • Reação 02: “Vish”, ou “Não Faço Ideia”, sinal que você não teve uma experiência com esses sons. Não tem nada de errado, apenas não tinha nada na sua memória para ser ativado.
  • Reação 03: “hummm”, “Isso não me é estranho”,  ou “Puts, onde escutei isso?”. Este é sinal que o Meme não está tão presente em sua vida, mas você já ouviu em algum momento.

Exemplos de Memes em Imagem

Dragon Ball Simpsons.

No caso desta imagem, o Meme só será ativado caso a pessoa que visualizar “receptor” tiver conhecimento de dois desenhos animados bem populares. Dragon Ball Z e The Simpsons.

Caso a pessoa conheça apenas um dos dois desenhos, a mesma poderá achar engraçado. Mas não entenderá a mensagem totalmente, caso não conheça nenhuma das referências, neste caso o Meme não será ativado.

Skol Olimpiadas

Imagem do Instagram da Skol, mostrando que são patrocinadores oficiais das Olimpíadas Rio 2016

Meme da Skol relacionando seu produto com os Jogos Olímpicos

Imagem criada para o Facebook – Meme da Skol relacionando seu produto com os Jogos Olímpicos.

Uma empresa que sempre está atenta as oportunidades de criar imagens que ficam na memória é a Skol. As imagens criadas para o Facebook da Skol são sempre bem planejadas e contextualizadas, pois além de lembrarmos da situação, também lembramos da marca, o que é o mais importante.

Exemplos de Memes de empresas criados para redes sociais

Questões e Questões - Estudo para concursos

O serviço da empresa é uma plataforma de estudo, que possui uma versão gratuita e a mais completa que é paga por meio de uma assinatura mensal.

Publicação no Facebook da Página Questões e Questões.

Publicação no Facebook da Página Questões e Questões. Os concurseiros se identificam com as postagens de dicas bem humoradas da página da Questões e Questões. A página trabalha com diversos Memes de situações de estudos para concursos.

Questões e Questões - 100 mil curtidas

Fazendo uso de humor, além de oferecer dicas para estudo, a página do Questões e Questões chegou à marca de 100 mil curtidas

 

Memes Bom Pastor Lanches

A empresa de Lanches de Campo Grande, Bom Pastor Lanches também faz uso de diversos Memes para lembrar que a empresa já está aberta e pronta para atender.

Meme - Cravo e Canela

Para interagir com o público de academia, a loja de suplementos Cravo e Canela usa do bom humor no Facebook.

Cristal Tur "Compre sua Passagem"

A Cristal Tur é uma Agência de Turismo que trabalha menos com humor, mas não deixa de trabalhar com Memes. Repare em todos os elementos, o avião remete a viagem, a Torre Eiffel remete a uma viagem fora do Brasil. Além do texto “Compre sua Passagem” que esta circulado e acompanhado com uma seta, aparentando ser um botão que redirecionará para o site da empresa.

Animais e Cia Pet Shop e Consultório Veterinário

Animais e Cia Pet Shop e Consultório Veterinário usa de fofura e bom humor para falar sobre Pets

Exemplos de Memes em vídeo

Outros exemplos são dois vídeo do Porta dos Fundos. Neste caso são dois vídeos que viraram memes e que não foram iniciativas das empresas envolvidas, mas ambas souberam lidar muito bem com a situação. Os vídeos são:Caso a pessoa conheça apenas um dos dois desenhos, a mesma poderá achar engraçado, mas não entenderá a mensagem totalmente. Caso não conheça nenhuma das referências, neste caso o Meme não será ativado.

NA LATA quando o Canal Porta dos Fundos fez uma piada da promoção da Coca-Cola que colocava comuns na lata da Coca Zero. No vídeo é feito uma crítica sobre os nomes de grafias diferentes que não eram encontradas nas latas da Coca Zero.

Para contornar a situação a reação da Coca-Cola foi entrar na brincadeira. Criou imagens de latas de Coca Zero com o nome “Porta dos Fundos” e dos nomes citados no vídeo “Kellen” e “Uelerson”. Assista ao vídeo do “Na Lata” abaixo.

Coca-Cola Zero com nome dos personagens do vídeo "Na Lata" do canal Porta dos Fundos

Coca-Cola aproveita Meme criado pelo vídeo do canal Porta dos Fundos e cria latas com nome dos personagens do vídeo e do canal

SPOLETO foi um vídeo crítica do atendimento do serviço da empresa Spoleto, no qual o cliente geralmente sente-se pressionado para escolher os ingredientes dos pratos do restaurante. Neste caso a Spoleto fez uma parceria com o Canal Porta dos Fundos que fez mais dois vídeos satirizando a situação. Mas se retratando pedindo aos clientes sempre comunique a empresa quando tiver algum desconforto no atendimento. Assista ao vídeo “Spoleto” abaixo.

Vídeo Resposta da Spoleto

Vídeo promocional da Spoleto com Porta dos Fundos

Vídeo de divulgação da Coleção de pratos decorados “Menu Pop Art” da Spoleto. Neste vídeo a Spoleto soube se aproveitar de um Meme para divulgar um produto diferenciado da empresa.

Vejam que são dois exemplos que a imagem da empresa poderia ser prejudicada. Mas a reação rápida fez com que a crítica fosse controlada e voltada até à favor da empresa, mostrando o comprometimento dela em bem atender ao público.

Referências

Como já falamos anteriormente, memes são imitações de ações que foram bem sucedidas. Neste caso é importante encontrar páginas e perfis para usar como referência. São nas redes sociais que a maioria dos memes são disseminados

Conclusão

Pode ser entendido como Meme na internet,  tudo que pode ser imitado ou copiado e que possui o poder de se espalhar com rapidez entre as pessoas. Mas não é só porque todo mundo está fazendo memes, que sua empresa deve fazer também. Caso sua empresa venha adotar a criação e publicação de memes, é importante usar com moderação.

O mais importante nas redes sociais é fazer com que o cliente se identifique com a sua marca. Em seguida, que seja atraído a consumir o seu produto ou serviço de sua marca. O uso exagerado de memes pode tirar a atenção do produto ou serviço oferecido e dar mais atenção ao humor.

Ficou com alguma dúvida, possui alguma crítica, sugestão? Deixe seu comentário neste post. Teremos o maior prazer em responder!

Referências Bibliográficas:

DAWKINS, R. O Gene Egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.

Artigos Relacionados

Dicas para aumentar Interação no Facebook Com a quantidade de pessoas cada vez mais adeptas as redes sociais, as plataformas passaram a implementar algoritmos que regulam a distribuição de conteúdos, e isso foi desenvolvido com alguns objetiv...
Case – Semalo Indústria e Comércio de Alimentos A SEMALO é uma indústria de produtos alimentícios e tinha como objetivo modernizar a identidade visual da sua empresa no meio digital. Por já conhecer os serviços prestados pela Shape Web há mais d...
Está na hora de refazer meu site? Com tantas mudanças na tecnologia e comportamento que chega um momento em que pensamos "Está na hora de refazer meu site?". Aqui na Shape Web trabalhamos, além de marketing digital, com criação de sit...
O que você (provavelmente) não sabe sobre produção de conteúdo. Marketing digital é a nova moda do momento, e mesmo que talvez não seja tão nova assim, é lugar comum nas estratégias digitais adotadas pelas empresas. Esse mercado aquecido faz com que empresários nã...
Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *