Facebook Ads ou Google AdWords
Publicado por em setembro 21, 2016 Deixe um comentário

Facebook ADS ou Google AdWords – Onde anunciar?

Uma pergunta comum para quem está iniciando no Marketing Digital pode ser: Qual é o melhor Facebook ADS ou Google AdWords? As duas ferramentas são muito boas, não há uma resposta pronta para todos os casos. No entanto vamos expor alguns diferenciais de cada ferramenta para que você entenda por qual você pode começar.

 

Facebook ADS

Interação

Por meio das redes sociais, principalmente o Facebook, a interação é a forma de verificar a aprovação do seu cliente em relação a algum assunto. O seu cliente pode se expressar por meio de comentários, reações (Curtir, Amei, Haha, Uau, Triste, Grr), compartilhamento, mensagens.

Relacionamento

A partir do momento em que um cliente se interessa pela sua página, a reação dele será de curtir a página. Para manter o relacionamento com esse cliente é preciso manter uma frequência de publicação. Além disso, é preciso responder as mensagens e comentários rapidamente.

A resposta rápida em comentários irá motivar outras pessoas enviarem comentários, principalmente com dúvidas sobre o seu serviço ou produto. O Facebook também exibe o tempo médio de resposta de mensagens, quanto mais rápido, mais pessoas ficam motivadas para enviar mensagens.

Meio Social

O ambiente social permite que a empresa tenha um comportamento mais informal, mas isso não quer dizer que a empresa deve escrever errado, mas oferecer conteúdos mais descontraídos.

O meio social também oferece a divulgação de um conteúdo em diversos formatos em uma mesma plataforma, como. textos, imagens, gifs, vídeos, carrossel, álbuns e aplicativos. Além de formatos interativos como o Canvas.

Engajamento

O Facebook ADS oferece três objetivos principais de anúncio, do qual ele denomina como Reconhecimento, Consideração e Conversão.
Por meio dos anúncios de Reconhecimento, o Facebook ADS oferece tipos de anúncios que facilitam a divulgação de sua marca, produto ou empresa. Os tipos de anúncios de Engajamento são:

  • Impulsionar sua publicação:
  • Promover sua Página:
  • Alcançar pessoas próximas à sua empresa:
  • Aumentar o reconhecimento da marca:

Por meio dos anúncios de Consideração, o Facebook ADS oferece tipos de anúncios que incentivam uma interação maior com a marca, produto ou empresa. Os tipos de anúncios de Consideração são:

  • Enviar pessoas para o seu site
  • Obter instalações de seu aplicativo
  • Aumentar a participação no seu evento
  • Obter visualizações do vídeo
  • Adquira cadastros para o seu negócio

Por meio dos anúncios de Conversão, o Facebook  ADS oferece tipos de anúncios que incentivam a realização de uma ação. Os tipos de anúncios de conversão são:

  • Aumentar conversões no seu site
  • Aumentar o envolvimento com seu aplicativo
  • Fazer as pessoas obterem sua oferta
  • Promover um catálogo de produtos

Google AdWords

Racionalidade x Emocional

As pessoas que são impactadas pelos anúncios do Google, elas estão em busca de algo para suprir suas necessidades ou desejos. Porém, o Google também trabalha com emocional, porém inconsciente.

Vou explicar! Imagine uma mulher com idade entre 25 e 35 anos, ela acabou de ter um filho e está em busca de informações sobre cuidados que ela deve ter com bebês. Então ela faz uma busca no Google e encontra nos primeiros resultados uma pomada para evitar assaduras da seguinte forma.

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Quando essa mamãe acessa o site encontra diversas dicas de como cuidar de um bebê recém nascido, a maioria das dicas nem falam sobre os produtos da MARCA X. Mas a empatia que esta mamãe terá com a marca será tão grande, que quando for comprar um produto ela não pensará duas vezes e dirá “Para o meu filho comprarei o melhor” e escolherá a MARCA X.

Venda

Toda empresa quer vender! Vender um produto, serviço, ou uma ideia. Uma atividade muito comum das pessoas é realizar pesquisa antes de comprar. Assim o consumidor pode avaliar o preço, tempo de entrega, história e credibilidade da empresa.

Para isso o Google oferece diversos recursos para atrair a atenção de seus usuários, como o cadastro de número de telefone, endereço, frases de destaques, links adicionais, entre outros. Estes recursos são chamados de Extensões de Anúncio. (Clique aqui e saiba mais sobre Extensões de Anúncio)

Além disso o Google também disponibiliza formatos de anúncios responsivos, imagens e vídeos em diversos sites, incluindo o YouTube.

Pesquisa

Quando desejamos algum produto ou serviço, nossa primeira reação é pesquisar. E qual é o maior buscador do mundo? O Google! Então, se procuram o seu serviço e você não está lá, você está perdendo dinheiro.

Engajamento

O Google oferece diversos formatos de anúncios, Rede de Pesquisa com exibição em Display, Rede de Pesquisa, Rede de Display, Google Shopping, Vídeo e Campanha universal para apps.

O formato Rede de Pesquisa com exibição em Display, é a melhor opção de alcançar o maior número de clientes possíveis, pois os mesmos anúncios serão exibidos em sites parceiros do Google, quanto na busca do Google.

A Rede de Pesquisa é o formato mais clássico do Google AdWords. Neste formato você cria anúncios para impactar pessoas que realizam busca no Google e buscadores parceiros.

A Rede de Display é o formato de anúncio de imagem, estes são exibidos nos diversos sites parceiros do Google que fazem parte do Google AdSense e do DoubleClick Ad Exchange. Os anúncios podem ser dinâmicos, estáticos e responsivos.

O Google Shopping é voltado para empresas oferecem produtos e possuem lojas virtuais (e-commerce). Os produtos são exibidos na busca do Google ou a aba “Shopping” da busca do Google.

Os anúncios de Vídeo são direcionados para anúncios em vídeo no YouTube e em sites parceiros do Google.

Os anúncios de Campanha universal para apps são voltados para a divulgação de aplicativos disponíveis para sistema operacional Android e iOS.

Qual plataforma de anúncios eu devo escolher Facebook ADS ou Google AdWords

Facebook Ads ou Google AdWords

Para quem está iniciando e nunca faz nenhum tipo de anúncio, o Facebook ADS é uma ferramenta mais intuitiva, sendo assim mais fácil de usar.
Para quem um pequeno negócio local, o Google oferece uma versão facilitada do AdWords, chamado de AdWords Express. (Saiba como anunciar no Google AdWords Express)

O fato é que as duas ferramentas são complementares. Se você já anuncia em uma das duas plataformas de anúncio e não tem como ampliar o seu orçamento, experimente pegar uma parcela do investimento e dividir entre as duas plataformas.

Não há uma ferramenta melhor ou pior, mas uma ferramenta atende melhor alguns objetivos que a outra. Sendo assim, é preciso identificar qual é o objetivo de sua empresa para você tomar a decisão de qual terá um investimento maior.

Espero que você tenha gostado deste artigo! Caso fique com dúvidas, deixe um comentário, nós responderemos e ajudaremos outras pessoas que possuem a mesma dúvida que você!

Até a próxima.

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Postagem escrita por Felipe Mesquita

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