Quantidade de curtidas
Publicado por em agosto 25, 2017 Deixe um comentário

Devo me preocupar com a quantidade de curtidas da minha página?

Qual o crescimento de fãs tivemos no último mês? Qual a porcentagem de crescimento minha página obteve em relação aos meus concorrentes? Qual a melhor estratégia para ampliar minha rede no Facebook ou Instagram?

Essas são algumas perguntas que escutamos frequentemente de clientes que estão investindo em marketing digital. Geralmente estas perguntas são acompanhadas de uma suposição, por parte dos empresários, que um maior número de likes (curtidas na página) ou seguidores necessariamente está relacionados a um maior número de vendas ou conversões de leads*. O que na verdade não está integralmente ligado.

Muito além da quantidade de curtidas

Existem outros fatores a serem considerados ao analisar o retorno de marketing em redes sociais. No entanto, de nada servirá a empresa os dados das redes sociais se não conseguir relacionar a um aumento de vendas, contatos ou conversões, comparando com períodos anteriores ao início de suas atividades de marketing digital.

Um comportamento bastante comum de empresário, que buscam redes sociais como canal de vendas, é não mensurar seus resultados ou mesmo não definirem um objetivo claro que desejam alcançar com este investimento.

Qual é o seu objetivo com as redes sociais?

Contratar uma empresa ou implantar um departamento de marketing sem uma meta definida não trará resultado. Ainda que a meta seja o aumento de likes em uma página do Facebook ou seguidores no Instagram, essa meta deve vir acompanhada de uma previsão de retorno direto no volume de vendas. Ou seja, se com 1000 likes eu vendo X/mês com 2000 likes eu deveria vender o dobro.

O aumento do número de likes nesse caso não é fator isolado no aumento de vendas, o aumento de likes provavelmente levou a uma exposição maior da marca e consequentemente em um aumento de vendas, mas que nem sempre são proporcionais.

Uma das métricas também interessantes de se analisar é a quantidade de pessoas alcançadas. Esse dado pode fornecer alguns insights sobre o total de pessoas impactadas com sua comunicação e devem ser cruzada com todos os retornos disponíveis aos clientes, como visita na loja, ligação, e-mails e até mesmo interações na própria rede social.

O que podemos mensurar nas redes sociais?

Para facilitar, listei algumas métricas simples que você pode analisar nos seus canais digitais, por exemplo:

  • Quantidade de visualizações vs quantidade de ligações;
  • Quantidade de interações (curtidas na publicação, comentários, compartilhamentos) vs Porcentagem de aumento de curtidas na página do Facebook;
  • Quantidade de cliques em botões de ações como “ligar agora”, “como chegar”, “comprar agora”.

São várias as formas de se analisar resultados. Escolha sempre um período em comparação a outro e não se esqueça de avaliar os resultados com seu objetivo final, seja ele aumento de vendas, contatos de e-mail, maior participação de mercado, lembrança da marca, ou fidelização de clientes.

Como analisar o retorno das redes sociais?

Gerenciamos diversos clientes em áreas distintas na agência. Fica muito claro que os resultados no investimento em marketing digital têm, em sua maioria, retornos indiretos, como: fixação de marca, do que diretos como compra na loja.

O marketing digital vem se mostrando uma saída de investimento baixo custo em relação aos já conhecidos Mix de marketing tradicional como: Outdoor, televisão, rádio e panfletagem.

No entanto, como a concorrência vem se acirrando e o comportamento do público está em mudança mais do que acelerada, é imprescindível que se entenda os retornos de marketing digital para que não seu investimento em redes sociais ofereça o resultado esperado.

Shape Web Agência de Internet

Temos em nossa agência um time de profissionais para te ajudar no gerenciamento nos seus objetivos de marketing digital, seja ele em redes sociais, links patrocinados ou desenvolvimento de plataformas institucionais e de vendas.

Envie suas dúvidas pelo comentário ou solicitações de orçamento pelo contato e vamos marcar de tomar um café. Aguardamos por você!

*Leads: potenciais clientes que solicitam orçamento ou preenchem formulários de contato

Tags: , , ,
Categorias:
Postagem escrita por Edgar da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.