lives - Vídeo ao Vivo
Publicado por em dezembro 20, 2017 Deixe um comentário

Como criar vídeo ao vivo eficiente nas redes sociais – Facebook, Instagram e YouTube

Vídeo ao vivo está em alta nas redes sociais. Neste artigo vou dar algumas dicas de fazer um vídeo ao vivo eficiente, que realmente gere resultados satisfatórios para sua empresa. Como o artigo ficou um pouco extenso dividi ele em Pre-Produção, Produção e Pós-Produção

Pré-Produção do Vídeo

Antes de tudo, precisamos saber se realmente devemos fazer um vídeo ao vivo ou se um vídeo gravado pode ser uma boa opção.

Vídeo Ao Vivo ou Gravado?

Por que você irá gravar um vídeo ao vivo? Um vídeo sem objetivo é só mais um vídeo! Analise se há realmente a necessidade do vídeo ser ao vivo, ou se ele poderia ser um vídeo gravado. O vídeo ao vivo deve oferecer a sensação de urgência e imediatismo, ou seja, tem que ser agora.

Caso o tema do seu vídeo não passe esta sensação de “eu preciso ver agora”, melhor fazer um vídeo gravado.

Qual é o objetivo do meu vídeo?

Objetivo = Meta + Prazo

O que você deseja alcançar com esse vídeo ao vivo e em quanto tempo? Este será o seu objetivo! No momento de formar o seu objetivo tenha em mente o valor que deseja (meta) e o tempo limite para ser alcançado (prazo).

  • Atrair 50 novos clientes para dentro da loja em uma semana
  • Alcançar 1.000 visualizações com o vídeo ao vivo
  • Ampliar o tíquete médio dos atuais clientes de R$50 para R$65 no próximo mês
  • Atingir 200 vendas de um determinado produto no próximo trimestre

Alguns temas podem ajudar a atingir o seu objetivo são eles:

Lançamento de produto

Se você irá lançar um produto ou serviço diferente, um vídeo ao vivo é uma ótima oportunidade de atrair a atenção de seu público-alvo.

Um exemplo é a troca de coleção de roupas de uma loja. Os consumidores estão na expectativa de saber qual será a tendência da nova coleção.

Resposta de um Teaser

Crie um mistério e desvende apenas no vídeo ao vivo, no entanto não demore muito para desvendar o mistério. Cuidado para não criar uma alta expectativa e acabar frustrando os seus expectadores. Um bom exemplo de teaser são as ofertas relâmpagos apenas para quem assistir ao vídeo.

Cobertura de evento

Sua empresa está participando ou realizando um evento, crie um vídeo ao vivo para apresentar o que está acontecendo no local naquele momento. Durante o vídeo convide as pessoas a irem até o evento, caso isso ainda seja possível.

Bastidores

O ser humano é muito curioso e gosta de saber como as coisas funcionam. Se você trabalha com serviços vídeos ao vivo são ótimas oportunidades de mostrar como o seu serviço é realizado na prática. Os bastidores podem oferecer maior credibilidade ao seu negócio, principalmente se você está começando, pois você pode mostrar a estrutura que você oferece aos seus clientes.

Data comemorativa relacionada à empresa ou serviço

Aproveite as datas comemorativas para criar vídeos ao vivo. Todos os negócios oferecem datas comemorativas que podem ser debatidas e comemoradas. Um bom site que você pode coletar datas comemorativas para sua empresa é o Calendarr, nele estão feriados e outras datas comemoradas no Brasil e no mundo.

Desafios

Você pode usar um vídeo ao vivo para apresentar ou divulgar o resultado de um desafio. Lembre-se de criar desafios com metas alcançáveis.

Você também pode usar metas progressivas, ou seja, de acordo com os objetivos alcançados novas recompensas são disponibilizadas.

Enquetes

Apresente algumas opções para o seu público e deixe-o escolher qual é a sua preferida. No entanto você deve estar preparado para realizar um vídeo ao vivo sobre qualquer uma das opções.

Alguns pontos são importantes se serem analisados antes da realização do vídeo, o que chamamos de pré-produção. Veja os pontos mais importantes da pré-produção.

Convide seu público para assistir o vídeo

Não adianta você realizar um vídeo ao vivo sem ninguém para assisti-lo. Avise com antecedência nas redes sociais quando você irá realizar o seu vídeo ao vivo e qual será o tema. Se você já tem o hábito de enviar e-mail marketing, envie um convite para o seu público por e-mail.

Definição de data e horário

Também não adianta você convidar as pessoas e não realizar o vídeo no horário combinado. Uma boa forma de definir o horário do vídeo é perguntando para o seu público qual é o melhor horário.

Tempo de vídeo estimado

Não existe uma regra que defina o tempo do seu vídeo, mas ele deve ser apenas o suficiente para passar a mensagem desejada. Nada de ficar enchendo linguiça ou pedir para as pessoas aguardarem para entrar mais gente, isso é muito chato.

Conexão da internet

Certifique-se que você possui uma boa conexão de internet. Se tem uma coisa chata é você assistir um vídeo que o áudio e o vídeo estão ruins, ou ainda pior, que a conexão caia no meio do vídeo.

Cenário

Preocupe-se com o local que você irá gravar. Iluminação, organização e nitidez são fundamentais. Lembre-se que é a imagem que você quer passar para o seu negócio.

Ruídos

Verifique se o local onde você deseja fazer o vídeo ao vivo terá interferências sonoras como:

  • Pessoas falando
  • Maquinas
  • Eco
  • Som de carros passando

Se você não estiver usando o celular, mantenha-o desligado. Nem todos os sons são possíveis de controlar facilmente, no entanto a pessoa que estiver assistindo ao vídeo precisará pelo menos entender a sua mensagem.

Produção

Um vídeo ao vivo não é simplesmente ligar a câmera ou celular e sair falando de improviso, apesar de muitas vezes o vídeo aparentar um improviso bem feito. A seguir vamos dar algumas dicas de como criar e seguir um roteiro.

Crie um título atraente

Muitos decidirão se irão assistir o seu vídeo ou não só de ler o título. Se o título parecer chato, comum ou insignificante, poucos ou ninguém irá assistir.

Apresentação

Para um vídeo introdução de um vídeo você deve responder pelo menos estas 06 perguntas:

  • Quem está apresentando?
  • O que tem a oferecer?
  • Como posso adquirir?
  • Quando você oferecerá o acesso?
  • Aonde eu encontro?
  • Porque escolher você? (Diferencial)

Exemplo:

Meu nome é Felipe, sou gerente de Marketing na Shape Web e hoje vou lhe apresentar o nosso Blog com conteúdos originais voltados para micro e pequenas empresas. Para você ter acesso basta você acessar www.shapeweb.com.br/blog, lá você encontrará novidades e dicas sobre o marketing digital quinzenalmente (…).

  • Quem está apresentando? Felipe (gerente de Marketing na Shape Web)
  • O que tem a oferecer? Novidades e dicas
  • Como posso adquirir? No blog da Shape Web
  • Quando você oferecerá o acesso? Quinzenalmente
  • Aonde eu encontro? shapeweb.com.br/blog
  • Porque escolher você? (Diferencial) Conteúdos originais voltados para micro e pequenas empresas

Resuma o que será apresentado no início do vídeo

Após fazer sua apresentação dê um breve resumo do que a pessoa irá acompanhar no vídeo, isso fará com que as pessoas interessadas permaneçam assistindo.

Exemplo:

Neste vídeo, eu apresentarei algumas técnicas de pré-produção, produção e pós produção para você criar o seu vídeo ao vivo nas redes sócias para sua empresa.

Fale diretamente com o seu público

Se o seu vídeo for longo, aproveite para interagir com o público, cite o nome das pessoas, responda algumas dúvidas. Caso tenha muitos comentários, avise que não será possível ler todos, mas que todos serão respondidos.

Não responder comentários é desperdiçar o seu tempo, esse é um dos pontos mais importantes, é o momento que você inicia o relacionamento com novo cliente e fideliza os antigos.

Tenha em mente antes de gravar o vídeo, em que momento você responderá os comentários. Será durante um assunto e outro ou apenas no final do vídeo.

Chamada para a ação (Call to Action)

Antes de encerrar o seu vídeo ao vivo, convide as pessoas para realizar uma ação. Ou seja, caso você tenha uma loja física, convide-a para visitar a loja. Se você tem uma loja virtual, passe o endereço virtual e as convide a acessar o site. Se você faz entregas ou encomendas de produtos, informe o telefone de contato. Se você faz serviços sobre medida, passe o seu e-mail e convide-a solicitar um orçamento ou visita técnica.

Não tenha a vergonha de pedir para a pessoa fazer uma ação. Afinal você informou algo que ela queria, nada mais justo do que você convida-la a tomar uma ação que você deseja.

Não é uma obrigação da pessoa ir até a loja, mas se ela sentiu interesse no vídeo até o final, provavelmente ela vai querer saber onde a loja fica.

Pós Produção

O trabalha não acaba quando termina! Isso mesmo, depois do vídeo é importante mensurar os resultados.

Lembra do objetivo citados no início deste artigo? Agora é hora de ver se os objetivos foram alcançados. Analise tudo o que você fez de certo e o que pode ser melhorado, para que assim no próximo vídeo ao vivo você tenha resultados ainda melhores.

Resumo

Não seja apenas mais um na internet fazendo vídeo ao vivo por causa de moda! Fazer por fazer, sem ter um objetivo não ajudará você entender se o vídeo deu resultado e se o resultado é satisfatório.

Você precisa de ajuda para desenvolver o roteiro para o seu vídeo ao vivo? Entre em contato conosco pelo atendimento@shapeweb.com.br ou se preferir envie sua mensagem em nosso formulário de contato.

Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita
Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.