WhatsApp Business
Publicado por em janeiro 26, 2018 18 comentários

WhatsApp Business – Vantagens e Desvantagens

WhatsApp Business  já está liberado no Brasil e já foi testado aqui na Shape Web. Analisamos os principais recursos que diferenciam o recém lançado WhatsApp Business do já tradicional WhatsApp Messenger.

Como baixar o WhatsApp Business

No momento só é possível realizar o download do aplicativo em dispositivos Android. Clique aqui para baixar o WhatsApp Business. Para iPhone, acreditamos que deve liberado em breve.

Cadastro com Telefone Fixo

Você pode manter o seu cadastro de seu número de celular independente do seu pessoal, basta cadastrar o número fixo de sua empresa.

O cadastro é simples e similar ao do WhatsApp Messenger, ele pedirá para você escolher o código do país, no caso Brasil é o +55, o DDD da sua região e o telefone, que como já falei anteriormente pode ser o telefone fixo da sua empresa.

Não estranhe que mesmo colocando o telefone fixo ele solicite que você permita o envio de um SMS, após permitir o envio de SMS ele irá disponibilizar a opção “Me ligue”, selecione esta opção e uma mensagem gravada irá informar os 6 números que você precisará digitar para ativar o WhatsApp Business em seu celular.

Passo a Passo – Como usar o WhatsApp Business?

A ativação do WhatsApp Business é muito semelhante ao do WhatsApp Messenger, no passo a passo a seguir descreverei todo o caminho que você precisará percorrer até iniciar uma conversa pelo aplicativo.

  1. Baixe o WhatsApp Business no Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp.w4b
  2. Na tela de apresentação do aplicativo, toque em “Concordar e continuar” para aceitar os Termos e Condições de uso e políticas de privacidade;
  3. O WhatsApp Business pedirá permissão para acessar seus arquivos de imagens e vídeos do seu dispositivo móvel. Continuar e conceda o acesso para que você consiga enviar arquivos para os seus contatos do WhatsApp;
  4. Na tela seguinte, escolha o país e digite o número do seu telefone fixo ou móvel do qual você deseja cadastrar como número de sua empresa;
  5. O WhatsApp Business enviará uma mensagem SMS pra o número cadastrado. Se você escolheu telefone fixo não é possível receber um SMS. Solicite uma ligação clicando na opção “Me Ligue” e o WhatsApp Business ligará e falará o código de ativação contendo 6 digitos.
  6. Na próxima tela, escreva o nome da sua empresa, acrescente sua logo e toque em avançar. Uma observação importante é que o WhatsApp Business não permite a mudança do nome da empresa após o cadastro. No entanto você pode posteriormente mudar o seu nome de exibição.
  7. Por fim, você será levado à tela inicial do WhatsApp Business, idêntica ao do WhatsApp Messenger e poderá dar início a conversas com seus clientes;

WhatsApp Business + WhatsApp Messenger

Agora é possível ter duas contas de WhatsApp em seu smartphone, uma conta vinculada com o WhatsApp Messenger e outra com o WhatsApp Business. O ideal é que ainda sim seja usado números diferentes para uso pessoal e uso profissional

Migrar conta para WhatsApp Business

Cuidado ao migrar o seu contato para o WhatsApp Business, o próprio WhatsApp faz uma observação na descrição de seu APP

“Ao recuperar seu backup de conversas do WhatsApp no WhatsApp Business, você não poderá recuperá-lo de volta para o WhatsApp. Se você quiser voltar, recomendamos que você copie o backup do WhatsApp de seu telefone para o computador antes de começar a usar o WhatsApp Business.”

Perfil empresarial

Alguns campos de informações foram disponibilizados para o perfil do usuário do WhatsApp Business que não estão disponíveis no WhatsApp Messenger. Entre elas estão:

  • Endereço
  • Área de atuação
  • Horário de atendimento
  • e-mail
  • site

Estatísticas

Agora você possui a opção de Conferir as informações de estatísticas do WhatsApp para saber quantas mensagens a conta enviou, entregou aos destinatários, foram lidas e recebidas de contatos ou clientes. Confira o passo a passo para você visualizar as estatísticas no WhatsApp Business.

  1. Abra o WhatsApp Business e toque em opções “ícone de três pontos” no canto superior direito da tela;
  2. Em seguida, acesse a opção “Configurações”;
  3. Acesse a opção “Configurações da empresa”;
  4. Na janela seguinte, toque em “Estatísticas”.

Etiquetas

Você pode criar etiqueta para cada cliente. Recurso muito útil para pessoas que já estão acostumados a vender pelo aplicativo.

Com o recurso etiquetas você pode sinalizar o status do cliente. As etiquetas padrões são:

  • Novo cliente
  • Novo Pedido
  • Pagamento pendente
  • Pago
  • Pedido Finalizado

No entanto você pode criar as suas próprias etiquetas para facilitar a organização dos seus clientes.

Para marcar seu cliente com uma etiqueta você basta clicar e segurar no contato desejado. Clique no penúltimo ícone que aparecerá no canto superior da tela (um pentágono com formato semelhante de uma etiqueta de loja). Apareceram as etiquetas disponíveis e a opção de criar uma nova etiqueta.

Para visualizar todos os clientes etiquetados, clique no menu opções (os três pontos no canto superior esquerdo) e acesse etiquetas. Você verá quantos clientes estão em cada etiqueta, ao clicar em uma opção, você verá todos os clientes listados.

Mensagens Automáticas

Não pense que o WhatsApp Bussines oferece um chat totalmente comandado por um robô, automatizando as repostas pré-programadas. Está longe disso!

O que está disponível no momento é uma mensagem programada no caso de um cliente entrar em contato com você em um momento determinado, que pode ser fora do horário comercial que você cadastra no aplicativo, chamado de “Mensagem de Ausência”.

Outro Recursos é a “Mensagem de saudação”, mensagem que aparecerá para clientes que entraram em contato com sua empresa pela primeira vez ou que estão a mais de 14 dias sem comunicação com a empresa.

Por fim, o mais próximo de uma automação de mensagens é o recurso “Respostas rápidas”, no qual você cadastra as respostas de dúvidas frequentes para que você possa ganhar tempo no monto de responder o cliente.

Bugs do WhatsApp Business

Algumas pessoas reclamaram nas avaliações do aplicativo em relação ao mau funcionamento do envio de mensagens, dizendo que o WhatsApp Business não estava enviando as mensagens, mas os clientes visualizavam a empresa como online. Em nossos testes não identificamos nenhum problema de envio.

Como verificar sua conta no WhatsApp?

No momento esta função não está disponível para todos os perfis comerciais do WhatsApp Business. No momento a verificação de conta encontra-se em fase de teste

Caso você queira demostrar seu interesse para adquirir este recurso, você pode responder uma pesquisa no Servey Monkey (a pesquisa encontra-se em inglês). Isso não dará acesso ao recurso, mas você pode ser um dos escolhidos para realizar o teste antes de seus concorrentes.

WhatsApp Business Web

É possível acessar o Whatsapp Business Web da mesma forma que no Whatsapp Messenger. Porém o WhatsApp Business Web ainda não oferece os recursos do aplicativo WhatsApp Business.

Para Acessar o Whatsapp Business Web, siga o passo a passo

  1. Em seu computador, abra um navegador e acesse web.whatsapp.com;
  2. Abra o WhatsApp Business no seu aparelho celular e toque em Opções “ícone de três pontos” > WhatsApp Web.
    Para ver a opção WhatsApp Web é preciso estar em Conversas > Opções > WhatsApp Web.
  3. Escaneie o código QR da tela do seu computador com o seu telefone.
  4. O WhatsApp Business Web se abrirá.

WhatsApp Enterprise

WhatsApp Enterprise deve ser a versão do mensageiro para grandes corporações, porém ainda não há previsão de quando ele será lançado.

Conclusão

Todos os recursos disponíveis no WhatsApp Messenger também estão disponíveis no WhatsApp Business. Inclusive o WhatsApp Business também é acessível pelo computador, acessado pelo https://web.whatsapp.com/ em seu navegador. No entanto se você deseja acessar mais de uma conta, como WhatsApp Business + WhatsApp Messenger, você terá que fazê-lo em dois navegadores diferentes.

Para usar o aplicativo não é necessário fornecer CNPJ. Os principais recursos exclusivos para o WhatsApp Business são: perfil empresarial, estatísticas, etiqueta, opção de instalação com telefone fixo, notificações de ausência e boas-vindas.

Acredito que falta a possibilidade de múltiplos atendentes com uma única conta do WhatsApp. No momento a empresa fica restrita a apenas um smartphone ativo por número de contato. E o maior ponto fraco, até o momento é que ele está disponível apenas para dispositivos Android. Acreditamos que em breve o iOS terá uma versão do WhatsApp Business.

Outro recurso que seria bem interessante seria integração das conta do WhatsApp Business com as páginas do Facebook e perfil empresarial do Instagram, nada impossível de acontecer. Vamos torcer para que novos recursos cheguem rápido pra gente!

No momento todos os recursos são gratuitos, porém o Facebook, empresa dona do aplicativo WhatsApp Web, admite que há possibilidade de cobrar parcialmente pelo serviço no futuro. Pode ser que a versão paga seja o WhatsApp Enterprise, porém são apenas rumores.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário, o que você gostaria de ver como recurso novo no WhatsApp Business? Contamos com a sua colaboração.

Categorias:
Postagem escrita por Felipe Mesquita
Tags: , , , ,

18 Comentários

  • Denilson Nunes disse:

    Precisamos de um aumento na quantidade de contatos na lista de transmissão.
    No momento o número é considerado pequeno, mas pode aumentar (exemplo: duplicar ou triplicar irá ajudar muito).

  • Denis Alexandre disse:

    Como válido a empresa pelo whatsapp business?

  • Celize disse:

    Socorro Felipe! Uso muito o whatts na minha empresa, porém na versão web. Mas os nossos recursos estão restritos somente ao smartphone. Quando eu espelho no desktop não aparecem! Pode isso Arnaldo? Kkkk Estou fazendo algo errado?
    Abraço!

    • Celize, quais recursos você costuma usar que não estão aparecendo no WhatsApp Web? As vezes eles estão disponíveis em locais diferente.

      • Paulo H. disse:

        olá amigo, pegando uma carona na dúvida, estou com o mesmo problema, em verdade não visualizo na versão web a opção de etiquetas, não consigo fazer uso das ferramentas de mensagens, tais como mensagens de ausência, saudação e respostas rápidas, no caso desta última, por exemplo, ainda que se coloque o atalho “/obrigado” o texto enviado, se na versão web, não é a resposta rápida programada mas sim o próprio atalho. Já identificou solução para isso?

        • Olá Paulo, realmente estes recursos exclusivos do WhatsApp Business, como “resposta rápida” e “etiqueta” ainda não estão disponíveis no WhatsApp Web, como são dois sistemas distintos o WhatsApp Web não deve ter recebido a atualização.

  • Renato Sampaio barreto disse:

    Na empresa em que trabalho, cada vendedor possui um telefone celular e utiliza um Whatsapp.A empresa pode ter vários whatsapp business, um para cada vendedor?

    • Olá Renato. Se cada vendedor tiver um ramal fixo poderá criar uma conta de Whatsapp Business para cada vendedor, ou eles poderão continuar usando o seu número de telefone celular. Ainda não é possível ter múltiplos acesso em apenas uma conta (número) de Whatsapp. A partir do momento que você configura em um celular o outro aparelho será descadastrado.

  • Me ajuda peloamordedeuuussss!,!, usava o WhatsApp normal na minha empresa para envio de posts promocionais.por um erro no trato de uma nova listagem (esqueceram de pedir autorização) muitas pessoas bloquearam e fomos banidos. Comprei novo chip e após o primeiro envio de 256 contatos fui banida novamente. Comprei outro chip coloquei em outro telefone e tudo ia bem até que trouxe para esse aparelho anterior e ele foi… BANIDO. então descobri o business. Instalei, fiz um envio para 256 pessoas, advinha???? BANIDO. Do Business!!!! Como pode? Após apenas 256 envios e relacionamento com varios clientes!!!
    Perguntas:1- existe limite de envio pelo business? Se sim, qual?
    2- o WhatsApp identifica o aparelho onde o chip estiver para banir qualquer WhatsApp que se instale ali? Parece ser o que está acontecendo…

    • Olá Andréa,
      O que deve ter acontecido é que o WhatsApp identificou alguma atividade em seu celular que vão contra as suas diretrizes, como:
      1. Enviar anúncios ou solicitações comerciais
      2. Enviar spam
      3. Submeter conteúdo ilegal/criminoso
      4. Utilizar sistemas automatizados para enviar mensagens
      5. Reincidir nos comportamentos após suspensão
      6. Uso de apps não oficiais
      7. Mandar mensagens para desconhecidos
      8. Ser bloqueado por muitas pessoas
      9. Criar grupos com desconhecidos

      Estas atividades podem provocar suspensão ou bloqueio de sua conta. Tanto o WhatsApp Messenger, quanto o WhatsApp Business.
      Sobre as suas perguntas:
      1 – Até o momento os limites do WhatsApp Messenger são os mesmos do WhatsApp Business.
      2 – Provavelmente o WhatsApp identifique o número de identificação do seu aparelho, mas a criação de listas de transmissão e grupos com os mesmos usuários pode fazer com o que o WhatsApp identifique uma atitude suspeita e volte a bloquear a sua conta.

      Para saber o motivo do seus bloqueios e tentar recuperar sua conta, você pode entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo e-mail: support@whatsapp.com

  • Simone disse:

    Obrigada pela matéria. Penso em criar um whatsapp web para cada um de meus multiplos atendentes, linkado ao ramal fixo, porém instalado no celular pessoal de cada um. Minha duvida é: e se/quando um deles deixar a empresa… Posso reutilizar este mesmo ramal/whatsapp para o atendente que o substituir? O ex colaborador permanece conseguindo conversar através deste whatsapp?

    • Olá Simone, O WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger só podem ser usados em um celular ou Smartphone por vez, a partir do momento que você configurar o mesmo número em um outro celular ou smartphone, o dispositivo anterior, será automaticamente desabilitado.

  • Monique disse:

    Olá Felipe, tudo bem?
    Trabalho em uma escola de inglês e ficamos sabendo o WAPP Business através da nossa imobiliária e migramos.
    Aqui na escola temos muitos atendentes (coordenador, recepcionistas, adm… enfim)
    No Whats da Imobiliária eles conseguem se identificar sem precisar assinar a msg. Já falei com 3 pessoas diferentes e aparece o nome e o cargo deles onde deveria aparecer o número (parte superior da mensagem)
    Como posso fazer isso no nosso Whats tbm? Já pesquisei de várias formas, mas não acho nada relativo a isso.

    • Quando você entra em contato por meio do WhatsApp Business, aparece um descritivo da empresa que está falando com você. Mas para substituir o nome da empresa é necessário que o cliente já tenha salvo o nos contatos do celular o número de telefone.

      No caso desta imagem o cliente não tinha o telefone cadastrado, mas algumas informações apareceram pra ele mesmo assim:
      WhatsApp Business

      Espero ter ajudado em sua dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.