Como Fazer Vendas pela Internet
Publicado por em abril 25, 2018 2 comentários

Como fazer vendas pela internet

Para vender pela Internet você precisa ser empreendedor. Não basta criar uma loja virtual e esperar a venda acontecer. Por isso, um dos maiores desafios encontrados pelos donos de lojas virtuais é: Como fazer vendas pela internet?

Para ajudar você a acabar com essa dúvida, criamos uma lista com os 10 temas que acreditamos ser os principais desafios para fazer e ampliar vendas pela internet.

  1. Planejamento de Mercado
  2. Perfil do Cliente
  3. Analise a Concorrência
  4. Fique atento as tendências do mercado
  5. Relacionamento com o cliente
  6. Prepare seu estoque
  7. Experiência de entrega
  8. Canais de venda pela internet
  9. Anuncie seu negócio de vendas pela internet
  10. Analise suas vendas pela internet e outros resultados periodicamente

 

Planejamento de Mercado

Para alcançar as vendas pela internet que você tanto deseja, você deve realizar um estudo sobre o produto ou serviço a ser vendido, além de analisar como o mercado irá reagir com a chegada da sua empresa.

SWOT (FOFA)

Antes de vender pela internet é fundamental conhecer o seu produto e mercado. Para isso existem ferramentas, uma delas é a Analise de SWOT também conhecido como Matriz FOFA. Apesar do nome estranho é algo simples de fazer, mas que demanda empenho e tempo.

Na Análise de SWOT você identificará:

  • Pontos Forte
  • Pontos Fracos
  • Oportunidades
  • Ameaças

Ao realizar a Análise de SWOT você encontrará as respostas para as seguintes dúvidas:

  • É viável eu criar uma loja virtual do meu produto ou serviço?
  • Vou conseguir vender com um preço acessível ao oferecido pelo mercado?
  • Os fornecedores conseguem atender as minhas expectativas de venda?
  • Meu produto ou serviço oferecem boa aceitação de venda pela internet?
  • Qual será o meu esforço de tempo e dinheiro para conquistar e fidelizar clientes?
  • Como eu irei atender meus clientes: Chat, e-mail, telefone, Redes Sociais?
  • Como o meu potencial cliente costuma comprar?

Estas são algumas perguntas que ajudarão em suas vendas pela internet, mas provavelmente você terá muito mais dúvidas. Importante: não deixe nenhuma dúvida sem resposta.

Perfil do Cliente

Monte um perfil de seu cliente, também conhecido como persona. As informações do perfil do seu cliente são fundamentais para você identificar o processo de vendas pela internet.

Você certamente não venderá o seu produto para todas as pessoas. Para isso identifique as características que podem fazer o seu potencial cliente realizar uma compra pela internet em sua empresa.

Entre algumas características para montar uma persona estão

  • Palavras-chave: Como o seu potencial cliente buscaria pelo produto ou serviço nos sites de busca.
  • Localização geográfica: Meus clientes estão localizados: no bairro, na cidade, na região metropolitana, no estado, na região, no país?
  • Idade: Qual é a faixa de idade mais comum de quem consome produto ou serviço
  • Data e Horário: Em qual momento o cliente costuma a consumir o produto?
  • Gênero: A venda é mais comum para homens ou mulheres? Você atende o mercado LGBT?
  • Interesse: O que o cliente gosta de fazer? O que o meu produto ou serviço ajudará para que ele alcance os seus interesses pessoais ou profissionais?
  • Canal: Qual é o canal de vendas de preferência do cliente?
  • Idioma: Qual é o Idioma que o cliente prefere se comunicar? O Cliente costuma usar gírias, dialetos ou abreviações na escrita?
  • Atuação profissional: Como a profissão que o cliente atua pode interferir na decisão de compra?
  • Comportamento: O que o cliente costuma fazer antes e depois de comprar um produto ou serviço igual ou similar.

Analise a Concorrência

Veja o que a concorrência está fazendo para realizar vendas pela internet. Veja o que pode encaixar em seu negócio e faça um teste. Nem tudo que dá certo para concorrência irá funcionar na sua loja virtual.

Tente identificar quais recursos o seu concorrente usa para atrair a atenção para venda. Não fique preso aos concorrentes diretos, analise também os seus concorrentes indiretos.

Acompanhe as redes sociais de seus concorrentes, faça testes de compra com cliente oculto e veja como você será atendido.

Faça tudo que você acredita que um cliente possa fazer para comprar em sua empresa, mas no site e redes sociais de seu concorrente. Assim você identificará no que você é melhor e o que você precisa melhorar.

Fique atento as tendências do mercado

O mercado digital está em constante evolução. Manter-se atualizado nas tendências e acontecimentos do mercado é indispensável para realização de vendas pela internet.

Além das pesquisas de mercado oferecidas pagas ou gratuitamente, como é o caso do webshoppers do eBit, fique atento aos noticiários. Ficar atento às tendências do mercado financeiro, índice de desemprego, poder de compra do cliente, taxa de juros entre outros índices ajudarão você a entender o seu crescimento ou queda de vendas pela internet.

Relacionamento com o cliente

Mantenha um relacionamento com o cliente. Muitos clientes deixam de realizar uma recompra por uma má experiência no pós-venda.

Se o cliente não criar um vínculo afetivo por sua empresa o que fara ele decidir se comprará de você novamente provavelmente será o preço. O que há de pior para as vendas pela internet é ser refém de preço baixo e promoções.

Utilize as redes sociais para manter o seu cliente informado das novidades da sua empresa. Ofereça vantagens exclusivas para quem efetuou uma compra recente. Se você associou vantagens em desconto, errou! Vantagens podem ser dicas de uso do produto recém-comprado, um agradecimento público por ter a empresa como cliente, um canal exclusivo de atendimento.

O importante é fazer com que o cliente entenda que ele é mais do que uma venda pela internet, ele é uma pessoa especial para empresa.

Prepare seu estoque

Se você trabalha com produtos, planeje como você irá organizar os seus produtos. Caso você já tenha uma loja física, tenha cuidado redobrado para que as vendas pela internet não prejudiquem o controle do estoque.

Existem diversas formas de você organizar o estoque e distribuição dos seus produtos, entre elas estão:

1 Estoque Individuais: A melhor forma para quem está começando. Separe o que será vendido em sua loja física e o que será vendido pela internet.

2 Estoque Único: Para que isso seja possível você precisará de um sistema para sincronizar as suas vendas pela internet e suas vendas na loja física. Neste caso os produtos podem ficar em um único centro de distribuição

3 Estoque de Terceiro: Alguns segmentos do mercado utilizam estoques de seus fornecedores, assim quando uma compra é efetuada ele avisa ao fornecedor para que ele faça o envio. Para isso é necessária uma negociação entre loja e fornecedor.

4 Estoque Regionalizado: Algumas empresa realizam venda apenas nas cidades do qual possuem uma loja física ou centro de distribuição. Para isso é necessário um sistema que faça o controle individualizado do estoque e não permita a realização de venda com entrega para regiões do qual a loja não está presente.

5 Zero estoque: Algumas empresas realizam a venda por demanda, ou seja adquirem a matéria prima e confeccionam o produto de acordo com as solicitações. Para que este tipo de negócio seja viável é preciso ter uma forte parceria com fornecedor, para que ele avise com antecedência sobre falta de matéria prima e reajuste de preços.

Experiência de entrega

A venda não acaba com a efetuação do pagamento, a venda apenas se inicia! Verifique qual será a melhor forma de entregar o produto ou serviço ao cliente.

No caso do produto é preciso identificar a necessidade de contratar um serviço de entrega ou verificar a disponibilidade do cliente buscar no local.

Produtos muito pesado ou grandes não são aceitos pelos Correios (PAC ou SEDEX), para isso você terá que identifica transportadoras que ofereçam este serviço.

No caso da venda de serviços pela internet a atenção deve ser o pagamento (recorrente ou único) e principalmente na experiência de uso. Para que o cliente fique satisfeito é importante oferecer um suporte eficiente e rápido.

Canais de venda pela internet

Chegou o momento de decidir como as vendas pela internet do seu negócio irão acontecer. A venda pela internet pode ser feita de diversas maneiras, abaixo vamos explicar as formas mais comuns:

Loja Virtual

Quando se pensa em vendas pela internet, a primeira coisa que passa pela cabeça é vou criar minha loja virtual. Para uma empresa a forma mais profissional de realizar vendas pela internet é por meio de uma loja virtual ou plataforma de e-commerce.

É possível vender pela internet com uma loja alugada ou comprada, assim como fazemos com as lojas físicas.

Se você está começando a empreender, o mais indicado é você alugar uma loja e criar um layout personalizado de acordo com a identidade visual de sua empresa. A partir do momento que surgir às necessidades passe a usar uma loja com sistema personalizado, de acordo com a sua demanda.

Já para empresas que já possuem lojas físicas e desejam criar um novo canal de vendas, a melhor opção é buscar uma empresa que desenvolva sites sob demanda, assim como nós da a Shape Web. A explicação é simples, uma loja física já possui necessidades específicas que uma plataforma de aluguel de loja virtual não conseguirá suprir.

Shopping Online

Os Shoppings online, também chamados como Comparadores de Preço, geralmente atuarão em conjunto com o seu site da sua empresa, ajudando a ampliar a visibilidade dos produtos.

Os Shoppings online trabalham como vitrine e geralmente cobram por clique. Ou seja, cada vez que o Shopping Online envia uma pessoa para o seu site ele cobrará um valor pré-determinado.

Entre os Shopping Online mais famosos estão Google Shopping, Shopping Uol, Zoom e Buscapé.

Vendas pelas Redes Sociais

Facebook e Instagram já oferecem ferramentas para você realizar vendas pela Internet. Porém as Redes Sociais ainda não transmitem a mesma confiança que uma loja virtual transmite. Por isso a maioria das empresas prefere oferecer a venda pelas redes sociais como um meio alternativo.

Outro forte aliado de vendas pela internet é o WhatsApp, atualmente não é possível realizar vendas pelo aplicativo de mensagem instantânea, porém muitos lojistas oferecem o WhatsApp como uma ferramenta de negociação de vendas pela internet. O pagamento pode ser feito por boleto bancário, que pode ser enviado por PDF pelo WhatsApp.

Classificados online

O classificados online é uma ferramenta de vendas pela internet muito usado entre pessoas físicas. Um grande exemplo é o OLX. Porém existem diversos outros tipos de classificados, alguns especializados em vendas de carro, casa, maquinas agrícolas, caminhões e até aviões.

Marketplace

Marketplace na tradução livre é um espaço de vendas. É um espaço que é cedido para você divulgar e vender seu produto em troca de uma comissão ou taxa.

Um exemplo de Marketplace é o Mercado Livre e o Ali Express. Ambos não possuem produtos e sim vendedores e empresas que expões seus produtos e realizam vendas.

Alguma das grandes lojas online já oferecem este serviço, como Extra, Americanas.com, Submarino, Shoptime e Walmart. Por isso que está cada dia mais comum entrar nestes sites e encontrar produtos que são entregues por terceiros.

Anuncie seu negócio de vendas pela internet

Para vender pela Internet não basta ter uma loja virtual, você precisa fazer com que ela seja vista! Existem diversas formas de anunciar o seu site, entre elas estão:

  • Compra de Banners: Alguns sites e blogs oferecem espaço para anúncios. Geralmente eles oferecem um Mídia Kit, que é um documento com informações de preço, público-alvo, volume de acessos do site entre outras informações relevantes para que você possa tomar a decisão de colocar ou não um banner naquele site.
  • Links Patrocinados: O mais usado é o Google AdWords. De forma simples, o Google AdWords é uma ferramenta que permite você anunciar no Buscador do Google e também exibir banner em sites cadastrados no Google AdSense, além de anúncios no YouTube, Google Shopping e anúncios em aplicativos Android e iOS.
  • Publieditorial ou Informe Publicitário: É um anúncio em forma de notícia ou artigo. Oferecido geralmente por blogs e sites de notícias.
  • SEO: Conjunto de técnicas usadas para auxiliar o entendimento do conteúdo de uma página de um site para os buscadores.
  • Redes Sociais: Para os que utilizam páginas no Facebook é possível impulsionar as publicações, ou seja, oferecer um valor em dinheiro para o Facebook para que ele mostre a sua publicação para um público selecionado.

Analise suas vendas pela internet e outros resultados periodicamente

Medir o resultado de seus esforços é fundamental para entender o que está oferecendo melhor resultado com menor custo. Todo o caminho da venda pela Internet pode ser rastreado. Para que você possa identificar a origem dos acessos no seu site (Orgânico, Social, Pago, email…), recomendamos a instalação do Google Analytics.

O Google Analytics também oferece várias outras métricas, como visitantes online em tempo real, dispositivo que foi acessado (celular, tablet ou computador), sistema operacional acessado (iOS, Windows, Android, Linux…) entre diversas outras informações.

Espero que tenha gostado!

Através destas dicas de como vender pela Internet, espero que eu tenha conseguido esclarecer diversas dúvidas, mas caso você ainda tenha ficado com dúvidas, deixe um comentário. Caso você queira dar início as suas vendas nas Internet, solicite uma consultoria com um de nossos Consultores de Marketing e Negócios Digitais pelo telefone (67) 3321-8174, aguardamos o seu contato.

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Artigo escrito por Felipe Mesquita
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