Como fazer propaganda no Google que funcione - Google AdWords
Publicado por em maio 22, 2018 Deixe um comentário

Como fazer propaganda no Google que funcione

Existem muitos detalhes sobre propagandas no Google, caso a gente não venha falar sobre o que você estava esperando encontrar aqui, deixe o seu comentário que a gente responde!

Neste artigo você vai conferir os seguintes assuntos sobre a propaganda no Google:

  • Como usar a propaganda no Google para conseguir atingir os seus objetivos
  • Quais são os locais em que a propaganda do Google aparece
  • Como funciona o pagamento das propagandas no Google
  • A Propaganda no Google funciona?
  • 11 Ferramentas do Google para o seu planejamento, otimização e criação de anúncios e site

Como usar a propaganda no Google para conseguir atingir os seus objetivos

Antes de escolher como você vai criar suas propagandas no Google é fundamental você definir um objetivo:

  • Reconhecimento de Marca
  • Lançamento de produto, serviço ou marca
  • Tráfego no site
  • Vendas
  • Geração de Leads (cadastro de telefone, e-mail ou outro meio de contato para obter mais informações)
  • Instalação de aplicativo

Para cada um dos objetivos você poderá criar suas propagandas de maneiras diferentes. Por esse motivo é fundamental você definir o que você espera das propagandas do Google antes de você definir como serão seus anúncios.

Quais são os locais em que a propaganda do Google aparece

No Google AdWords, você terá acesso a 5 formatos de propagandas no Google, são eles:

Tipos de anúncios Google AdWords

Rede de Pesquisa

Por meio de propaganda usando a Rede de Pesquisa do Google você poderá criar anúncios de texto para alcançar clientes interessados em seus produtos ou serviços no site de busca do Google e nas pesquisas de sites parceiros.

Rede Display

Você poderá exibir diversos tipos de anúncios com imagens que serão exibidos em sites parceiros do Google, incluindo YouTube, Gmail e aplicativos para Andoid e iOS.

Shopping

Formato de propaganda no Google destinado para você divulgar os produtos da sua loja virtual no Google. A propaganda aparecem nas buscas do Google, e no site https://www.google.com/shopping.  Neste formato de anúncio é obrigatório que você venda um produto físico. O Google não aceita infoproduto como E-books, curso online e serviços em geral.

Vídeo

Para você que deseja divulgar suas propagandas no YouTube em vídeo, este é o formato de anúncio que você procurava. A propaganda em Vídeo do Google também disponibiliza que você crie propagandas em vídeo em aplicativos e sites parceiros do Google.

Campanhas Universais para APP

Permite você divulgar propagandas de seu aplicativo tanto no Google Play (celulares com sistema operacional Andoid) ou aplicativos na Apple Store (celulares com sistema operacional iOS).

Como funciona o pagamento das propagandas no Google

O Google permite que você realize pagamento por meio de cartão de crédito ou boleto, no sistema pré-pago (compra de créditos para usar nas suas propagandas no Google) ou pos-pago (pagamento recorrente após divulgação de suas propagandas no Google). Recomendo a todos que comecem com o método pré-pago, pois ele é mais seguro, pois se você esquecer de para uma campanha você só será cobrado conforme o crédito que você já pagou.

A cobrança das propagandas no Google pode variar das seguintes formas:

CPC

O CPC (Custo por Clique) é o formato mais simples e justo. Você só paga para o Google o que ele conseguiu te retornar como visita em seu site e dentro do valor que você define como máximo.

CPM

O CPM (Custo por mil), neste formato você definirá um valor máximo que você deseja pagar para que o Google exiba o seu anúncio mil vezes. Você só pagará pelo proporcional de pessoas que visualizaram os seus anúncios.

O Google cobra por visualizações efetivas, que são impressões visíveis por uma pessoa com 50% ou mais do anúncio em um tempo mínimo de 1 segundo.

CPV

O CPV (Custo por Visualização) é formato cobrado pelos anúncios de vídeos. Apenas quando uma pessoa visualizar o seu vídeo é que será cobrado de você.

CPA

O CPA (Custo por Aquisição) você irá pagar conforme as pessoas realizarem uma ação. Neste formato de cobrança é preciso configurar o monitoramento de conversões. Será por meio das conversões que o Google entenderá que você está realizando as ações. Na verdade o Google irá cobrar de você por clique, mas tentará alcançar o resultado conforme o valor o CPA definido.

A definição de qual propaganda será exibida ou não e o valor efetivo que você irá pagar em suas propagandas no Google será definido pelo AdRank do Google, sistema do Google que avaliará a Taxa de cliques dos seus anúncios, Relevância dos Anúncios para a pessoa que o visualizará e qualidade da página de destino.

A definição o orçamento deve ser feita de acordo com o o resultado que você espera obter. Lembrando, que na maioria dos casos, quanto maior for o valor do produto ou serviço, maior será o investimento. Isso por que quanto maior o valor do produto, caem as chances do cliente comprar por impulso.

 

Propaganda no Google funciona?

A propaganda no Google funciona, mas é necessário ter conhecimento de marketing, analise de dados, empreendedorismo e design para criar anúncios atrativos.

Você também precisa definir a página de destino do seu site. Esta página deve ser atrativa e direcionar a ação que você deseja que a pessoa que entrou no seu site faça. Se você ainda não tem um site, leia o artigo “Importância de um site estratégico para o Marketing Digital”.

O Google AdWords é uma ferramenta complexa e com muitas possibilidades. Criar propagandas no Google de qualquer jeito é jogar dinheiro fora. Procure sempre uma empresa qualificada ou um especialista para lhe ajudar

11 Ferramentas do Google para o seu planejamento, otimização e criação de anúncios e site

Investindo de qualquer jeito fará com que você não tenha o resultado esperado. Existem diversas ferramentas que poderão ajudar você no momento da criação e planejamento entre elas estão:

Google Analytics

Ferramenta essencial para quem realiza anúncios no Google. Com esta ferramenta você poderá analisar todos os acessos de seu site e aplicativo. Assim você identificará os acessos que são originados por redes sociais, e-mail Marketing, links em outros sites, pesquisas sites de busca orgânicas (sem pagar) e por meio de anúncios.

Google Keyword Planner

Ferramenta do Google AdWords para você identificar variações de palavras-chaves, o volume de pesquisas, a concorrência no Google AdWords e verificar lances sugeridos pelo Google para que seu anúncio seja exibido.

Google Trends

Veja como estão as tendências dos termos utilizados no Google. Ótimo para definir palavras-chaves com maior relevância e alcance.

Search Console (Antigo Google Webmasters)

No Search Console é possível ter um melhor controle sobre como o Google analisa o seu site e também saber o que deve ser corrigido ou testado.

Google Page Speed Insights

Ideal para você identificar como está a experiência de navegação do seu site. Quanto mais lento, mais rápido uma pessoa sai do seu site. A Ferramenta informa o que você pode mudar em seu site para que ele possa ficar mais rápido.

Google Meu Negócio

Ferramenta para cadastro de sua empresa no Google, com esse cadastro que você consegue aparecer no Google Maps e exibir o endereço de sua empresa nas propagandas do Google.

Google Merchant Center

Permite o cadastro de sua loja virtual e seus produtos para serem comercializados no Shopping.

Google Data Studio

Esta ferramenta permite a criação de gráficos e painéis interativos que irão simplificar o entendimento dos seus resultados com as propagandas do Google.

Google Alertas

Cadastre termos de pesquisas e seja notificado sempre que o Google indexar uma nova página ou notícia com o termo escolhido. Ótima ferramenta para fazer Clipping e analisar a concorrência.

Google Optimize

A ferramenta permite que você realize testes de seu seite para que você identifique o que oferece melhor experiência para os clientes da sua empresa.

Google Web Designer

Programa que você pode instalar em seu computador para criar e editar imagens de seus anúncios para Rede de Display do Google. (Compatível com Mac 10.9.x ou posterior, Win 7 ou posterior, Linux 64 bits: Debian / Ubuntu / Fedora / openSUSE)

Com este programa é possível criar imagens atraentes e interativas baseados em HTML5 e gráficos em movimento que podem ser executados em qualquer dispositivo (Smarthones, celular, tablet, televisão, computador ou notebook).

Google Domínios

Possibilita a pesquisa de domínios para sites que estão disponíveis em todo o mundo

Crie propagandas no Google de forma profissional

Quer criar propagandas profissionais no Google, entre em contato com a Shape Web pelo atendimento@shapeweb.com.br ou solicite um orçamento no http://www.shapeweb.com.br/orcamento

Ficou com dúvidas, deixe o seu comentário. Teremos o maior prazer em poder responder!

Categorias:
Postagem escrita por Felipe Mesquita
Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.