O que você provavelmente não sabe sobre produção de conteúdo
Publicado por em agosto 8, 2018 Deixe um comentário

O que você (provavelmente) não sabe sobre produção de conteúdo.

Marketing digital é a nova moda do momento, e mesmo que talvez não seja tão nova assim, é lugar comum nas estratégias digitais adotadas pelas empresas. Esse mercado aquecido faz com que empresários não percam tempo para posicionar suas marcas online através de canais como Facebook e Instragram e não meçam esforços para avaliar o retorno de nessas plataformas.

Quando pensamos em retorno, não falamos apenas de curtidas e visualizações, mas sim retorno financeiro, o que de fato uma empresa teve de lucratividade a partir de uma campanha feita para digital.

As frequentes mudanças nas políticas de cada ferramenta e a dinâmica do consumo de conteúdo online criam um ambiente onde todo planejamento precisa ser revisto e ajustado a todo o momento.

Nesse texto vamos focar numa das estratégias que mais ouvimos em toda “esquina” da internet: Você precisa criar um conteúdo de qualidade!

Mas o que é um conteúdo de qualidade?

Pode procurar, todos os gurus de marketing digital, todas as agências, inclusive nós da Shape Web, vamos bater nessa mesma tecla: sua empresa precisa de um conteúdo relevante.

Para ficar mais claro, a realidade é que temos informação em excesso. Quando os profissionais de marketing dizem que seu conteúdo precisa ser de qualidade, na verdade, o que isso quer dizer é que seu conteúdo precisa chamar atenção no meio dessa enxurrada de informação disponível.

Pense na vida do seu cliente, da mesma forma que ele é fã da sua marca no Facebook, ele ainda pode ter mais uns 900 amigos, outras 400 páginas, canais que segue no Youtube, perfis no Instagram,conta no Twitter, sem esquecer do Linkedin.

Cada uma dessas conexões entregando conteúdos e informações a todo o momento, onde ele vai dar mais ou menos atenção. A concorrência por um segundo de visualização vai além das empresas que oferecem serviços e produtos similares. Agora como se fazer lembrar com tanta oferta? Conteúdo de qualidade.

Como criar conteúdo de qualidade?

O que não te contam sobre conteúdo de qualidade é que não basta uma foto bem tirada no seu Instagram ou uma postagem explicando como comprar seu produto no Facebook. É mais complicado que isso. Entenda como conteúdo, tudo que sua empresa pode produzir de informação, seja um vídeo no Youtube, um post no blog, ou mesmo um Stories que vai deixar de existir no outro dia.

Nesse ponto que as estratégias começam a se complicar. Poucos empresários tem conhecimento técnico ou mesmo habilidade para escrever um texto bem elaborado e com todas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca) com as quais seu conteúdo precisa vir preparado. Sem contar com imagens. Claro que é possível, com uma câmera de celular, tirar ótimas fotos, mas o conhecimento pra isso não é simples e precisa de alguns erros até que seja possível criar postagens de boa qualidade.

A questão chave é que o conteúdo criado para sua empresa precisa ser interessante, porque está competindo com outros canais com os quais cada cliente tem contato. Estratégico, porque além de ter uma boa performance de engajamento, deve atender a demandas de produtos e serviços da empresa. E não menos importante, precisa ser útil.

Não adianta um grande esforço para trazer o cliente até seus canais comerciais se de fato, você não resolver o problema do cliente. É preciso entregar valor.

O que publicar no Facebook?

Como publicar conteúdo no Facebook da minha empresa de forma estratégica? Como o Facebook determina o que eu vejo na minha linha do tempo (timeline)? São dúvidas comuns e fundamentais para um bom resultado e engajamento de sua empresa com o seu potencial cliente. Assista este vídeo e entenda como o Facebook distribui o conteúdo criado pela sua empresa.

O que é preciso entender a respeito da criação de conteúdo de qualidade?

Primeiro, antes de sair criando conteúdos sobre tudo, pense no seu cliente. Crie conteúdos que possam interessar aos seus clientes. Por exemplo:

  • Crie um vídeo explicando as vantagens do seu produto em relação ao do concorrente. Seja sincero ao citar desvantagens do seu produto e aponte as qualidades que realmente façam diferença;
  • Faça um texto para seu blog com as principais dúvidas em relação a um serviço que você executa;
  • Utilize canais como Stories no Instagram, Whatsapp ou Facebook para contar uma história.

As opção são infinitas, mas precisam de planejamento. Criar postagens em todas as redes sociais sem um foco ou meta trará poucos resultados e quase sempre difíceis de mensurar.

Por último e não menos importante, pense em uma regularidade que seja possível manter dentro das suas possibilidades. Não adianta se comprometer com uma postagem diária no Facebook e Instagram e deixar de fazer na segunda semana. Depois da atenção do seu cliente conquistada, mantenha uma frequência regular para melhorar índices de interação com a marca.

Criar conteúdo de qualidade demanda tempo e planejamento adequado para alcançar um resultado para sua marca. Tenha em mente que é precisa, tempo, paciência e avaliação de resultado em cada uma das ações executadas. Se não for possível postar todo dia, faça pelo menos 3 vezes por semana com qualidade.

Diminua os canais. Encare a produção de conteúdo como uma estratégia de resultado no médio e longo prazo e saiba avaliar seus retornos.

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Artigo escrito por Edgar da Silva
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