AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) - conteúdo para Redes Sociais
Publicado por em agosto 20, 2018 Deixe um comentário

AIDA – Como criar conteúdo para Redes Sociais que ajudem a vender

Saber desenvolver conteúdo para as redes sociais é uma parte importante na estratégia de marketing digital. Mas você sabia que existe um tipo de conteúdo diferente para cada etapa do processo de compra?

Esse processo de compra também é chamado de funil de vendas, este ciclo pode ser dividido em quatro etapas fundamentais: Atenção, Informação, Desejo e Ação. Esta técnica também é conhecida pelo acrônimo AIDA.

Neste artigo vamos explicar como funciona cada etapa do funil de vendas e como aplica-las nas redes sociais.

Atenção

O primeiro passo é chamar a atenção, apresentar a sua empresa para o público. Apresente uma dificuldade, deficiência ou necessidade que seu público tenha e que sua empresa possa solucionar.

Neste conteúdo você precisa atrair a atenção do seu potencial cliente de forma que desperte o interesse de obter mais informações sobre a solução que sua empresa oferece.

Em seus anúncios e publicações em redes sociais, dê preferência em cores fortes e contrastantes. Os elementos presentes na imagem devem ser o essencial para que ele tome a iniciativa de buscar mais informações.

Use em seu texto e imagens uma chamada para ação (Calls-to-Action) para que a pessoa visite o seu site, como por exemplo: Veja Mais, Saiba Mais, Clique Aqui, Ligue Agora, Deixe seu Comentário, ou Envie uma Mensagem.

Possuir um site responsivo, rápido e organizado fará toda a diferença no resultado de sua campanha.

Informação

Depois de atrair a atenção é necessário despertar o interesse para mais informações. Nesta etapa você precisa mostrar para o seu potencial cliente que sua empresa possui uma solução para algo que ele procura.

Em seu site, deixe em destaque a informação que você deseja passar. Use os títulos, subtítulos e banners para evidenciar a solução oferecida pela sua empresa. Isso fará com que os visitantes do seu site tenham interesse em continuar em seu site.

Desejo

Aqui as informações são analisadas em mais detalhes e o visitante observa se a oferta e sua empresa de fato são capazes de atender às necessidades dele, se é uma opção válida e confiável. Apresente argumentos (Indicadores de confiabilidade) que comprove a satisfação do cliente ao adquirir o seu produto ou serviço.

Entre os indicadores de confiabilidade mais usados estão:

  • Portfólio
  • Lista de clientes
  • Depoimentos
  • Comentários de clientes
  • Garantias
  • Número de clientes atendidos
  • Tempo de atuação no mercado (experiência)
  • Casos de Sucesso

Importante enfatizar que existem diversos níveis de complexidade de conversão. Uma inscrição em um newsletter ou download de um e-book é mais fácil do que uma aquisição de um produto. Quanto mais complexa for a conversão, mais indicadores de confiabilidade devem ser usados.

Ação

Parece bobagem, mas o que a empresa deve fazer neste momento é simplesmente não atrapalhar o cliente. Nesta etapa o cliente já tomou a decisão de adquirir o seu produto ou serviço. A sua empresa deve simplificar ao máximo a forma de aquisição.

Ofereça de forma clara e objetiva sobre o que o cliente deve fazer para efetuar a conversão. Entre os pontos que mais prejudicam a conversão está a solicitação exagerada de informações em um formulário.

Usando o AIDA nas redes sociais

Usando o AIDA em suas redes sociais você economizará tempo e dinheiro para adquirir novos clientes. Confira o passo a passo e comprove!

Na etapa de Atenção, crie um anúncio para curtidas na página;

Na etapa de Informação, publique um vídeo apresentando uma solução que de um problema recorrente de seus clientes e indique o seu site para obter mais informações. Impulsione este vídeo para um todos que curtem a sua página.

Na etapa de Desejo, apresente em seu site todos os argumentos para que o visitante adquira o produto ou serviço de sua empresa. Crie um anúncio nas redes sociais apresentando seus principais indicadores de confiabilidade. Apresente apenas para as pessoas que interagiram recentemente com as suas publicações.

Na etapa de Ação, apresente de forma simplificada as formas que o seu cliente possui para adquirir seu produto ou serviço. Crie um anúncio de Remarketing (ou Retargeting) apresentando as formas de adquirir o seu produto ou serviço.

Deixe a sua opinião ou dúvidas

Gostou desta dica? Ficou com alguma dúvida sobre como criar conteúdo para Redes Sociais que ajudem a vender? Deixe o seu comentário, teremos um enorme prazer em responder.

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Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita
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