Como reindexar uma página do meu site no Google
Publicado por em agosto 27, 2019 Deixe um comentário

Como reindexar uma página do meu site no Google?

Meu site ou uma página do meu site sumiu das buscas, o que pode ser? Isso pode ser uma falha no rastreamento do seu site ou página. este tipo de erro acontece geralmente por falhas no sitemaps, muitas queda do site no momento do rastreio do robô de indexação do Google.

A indexação no Google nada mais é do que fazer um cadastro para aparecer nas buscas do Google (Resultado Orgâncio), já a reindexação é dizer para o Google que uma determinada página ainda existe e continua funcionando.

Aqui neste artigo vamos ensinar o passo a passo de como reindexar uma página do seu site no Google de forma rápida simples e de forma detalhada com Search Console, confira!

Reindexação rápida de uma página no Google

Se você notou um problema em apenas uma página e não quer ter muito trabalho para reindexar no Google, você pode solicitar a reindexação para o Google de forma simples, basta acessar o seguinte link: https://www.google.com.br/intl/pt-PT/add_url.html. Esta função também serve para quando você acaba de incluir uma página nova no seu site, por exemplo um novo artigo no blog.

Após acessar o link do Google de Adicionar/Atualizar sua URL você realizará uma solicitação simples, colocando a URL que você deseja reindexar e um resumo do motivo que você está solicitando esta reindexação “O site voltou pro ar”, “Esta página acabou de ser adicionada no site” ou “A página está com conteúdo atualizado”.

adicionar ou atualizar url de site no motor de busca do Google

Vantagens: É uma solução rápida e simples para o caso de você não ter muito conhecimento de SEO (Search Engine Optimization – Otimização de sites para buscadores) ou para ter poucas páginas de volta ao buscador do Google.

Desvantagens: Você não conseguirá visualizar o Status do Google para ver se sua página voltou a aparecer nos resultados do Google.

Indexação de site e páginas no Google com Search Console

Para utilizar o Google Search Console é necessário instalar um código acompanhamento e autenticação do site. Para inserir este código é necessário solicitar o apoio do desenvolvedor do seu site ou fazer uma solicitação ao suporte da plataforma que você utiliza.

Um dos principais recursos que você pode utilizar para fazer a indexação do seu site é o cadastro do sitemap. O sitemap é a listagem de todas as páginas que o seu site possui. Geralmente o sitemap é disponibilizado no formato de arquivo “.XML”.

Se você tem um site pequeno (com até 500 páginas) você pode gerar um sitemap XML gratuitamente com a ajuda deste site: https://www.xml-sitemaps.com/.

Outro arquivo importante é o robots.txt, neste arquivo informamos o que o Google pode colocar na busca. Para saber como criar um robots.txt acesse este link: https://support.google.com/webmasters/answer/6062596?hl=pt-BR. Para testar o seu Robots.txt basta clicar aqui.

Passo a passo de como reindexar uma página no Google

  1. Acesse o Search Console e escolha o site que você deseja reindexar uma página
  2. No menu lateral escolha a opção “Inspeção de URL”
  3. No campo de busca, insira a endereço de URL da página que você deseja reindexar
  4. Aparecerá uma mensagem “Buscando dados do índice do Google” e em seguida será exibido o status de sua página no Google. Entre as opções estão: “O URL não está no Google” ou “O URL não está no Google: erros de indexação”
  5. Se o site estiver funcionando normalmente, com o sitemap correto, basta você clicar no botão “Solicitar Indexação”
  6. Aparecerá uma mensagem “INDEXAÇÃO SOLICITADA – O URL foi adicionado a uma fila de rastreamento prioritário. Enviar uma página diversas vezes não alterará a posição ou a prioridade dela na fila”. Agora basta você aguardar a fila de rastreio e quando o robô do Google passar novamente no seu site ele será reindexado.

Falha de indexação no Google

Página com falha de indexação no Google

 

Página reindexada no Google com sucesso

Página Reindexada no Google com sucesso

 

Vantagens: Permite todo o acompanhamento da reindexação de suas páginas e site, além de permitir ter uma base de quantas buscas são realizadas em seu site, qual é a posição destas palavras-chave na busca orgânica, entre diversas outras funcionalidades essenciais para o SEO.

Desvantagens: É mais trabalhoso e precisa de conhecimento técnico para gerar arquivos XML e incluir no seu site. Também é necessário inserir um código de rastreio e autenticação no site.

Deixe a sua dúvida, sugestão ou experiência

O que você achou sobre este artigo sobre indexação no Google? Diga pra gente a sua opinião!

Quer saber como preparar e fortalecer o seu negócio no meio digital ou precisa de uma agência especialista em criação de sites? Entre em contato conosco para atendimento@shapeweb.com.br ou se preferir envie sua mensagem em nosso formulário de contato.

Artigos Relacionados

Como fazer anúncio de vídeo no YouTube Você sabe o que é preciso para anunciar no YouTube? Conhece os tipos de anúncios de vídeo disponíveis? Leia esse artigo e assista ao vídeo até o final e entenda todas as vantagens de se anunciar no Yo...
Futuro do Remarketing após o Marco Civil da Internet O Remarketing é um formato de publicidade onde os anúncios são exibidos através de cookies, arquivos que são gravados no computador para capturar dados de navegação do usuário da internet, com isso as...
Nova Atualização do Google: Panda Pensar em buscas online sem mencionar o google é quase impossível atualmente, dona de quase 97% das buscas no brasil (http://www.primeirolugar.net/blog/google-marketshare-brasil.html) ainda existe...
Retargeting e remarketing – A propaganda fica me seguindo Sabe quando você entra em um site de uma empresa e depois ficam aparecendo sem parar propagandas sobre a empresa em diversos sites, já pensou se fosse sua empresa? Isso é o que chamamos de retargeting...
Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *