Modelo de Negócio
Publicado por em outubro 23, 2017 Deixe um comentário

O seu modelo de negócio existirá nos próximos anos?

O seu produto oferece maior comodidade com menor custo? Se a resposta for não, você tem grande chance de perder o seu espaço no mercado em breve. Veja o como as novas empresas estão mudando o seu modelo de negócio e o que as empresas tradicionais estão fazendo para não quebrar.

Serviço de Transporte

Uber, 99POP, Easy Taxy e Cabify

Um caso muito claro são as Cooperativas de Taxi, sem dúvida um modelo ultrapassado de negócio. Concorrentes como Uber, 99POP, EasyTaxy e Cabify vieram oferecer maior comodidade, que no caso é solicitar um transporte sem precisar falar com ninguém. Além disso você nem precisar levar dinheiro, pois o pagamento pode ser realizado por cartão de crédito ou outro meio de pagamento, como por exemplo o PayPal.

Locadora de vídeo

Netflix, HBO GO, Amazon Prime Video, Globo Play, Cracle e Looke

As Locadoras de vídeos e DVDs simplesmente sumiram do mapa. Isso por que surgiu um modelo de negócio que possibilita você assistir um filme ou série na hora que você quiser com um preço fixo ou até gratuito.  Alguns exemplos são: Netflix, Crackle, Amazon Prime Video e Looke.

Preocupados com a chegada deste novo Modelo de Negócio, as operadoras de televisão por assinatura estão investindo neste segmento. Um exemplo é a Claro vídeo e Net Now. Além também dos canais de TV por assinatura como HBO GO, Globo Play, Globosat Play e Fox Play.

Jornais, Revistas e Classificados de Emprego

Apesar de muitos jornais e revistas ainda sobreviverem, a tendência é que aos poucos o público migre para o digital. As folhas de papel darão lugar aos smartphones e tablets. Empresas que insistem em oferecer apenas versões no papel já devem ter notado uma queda nas assinaturas.

LinkedIn, Catho, 99 Jobs e Love Mondays

Você ler um jornal semanário hoje, não faz sentido nenhum, todas as informações já foram publicadas em outros meios como televisão e Internet. Um ponto forte dos jornais eram os classificados de emprego. Hoje os classificados de emprego estão presente no meio digital como Redes Sociais LinkedIn. Além disso existem sites específicos para encontrar emprego como a Catho, 99Jobs e Love Mondays.

Lojas Físicas

Muitas lojas reduzirão o número de pontos físicos e passarão a oferecer produtos online. Em 2015, apenas 15 shoppings foram inaugurados no Brasil, contra 28 em 2014. (Época)

A previsão é que um quarto dos shoppings norte-americanos fechará até 2022. No Brasil, os 20 shopping centers abertos no ano 2016 operam com uma vacância média de 55%. Ou seja, mais da metade das lojas estão vagas. Em 2016 foi a primeira vez em pelo menos 12 anos em que os shoppings brasileiros fecharam mais lojas do que abriram. (Exame)

Grandes lojas, como Casas Bahia, Livraria Saraiva e Ricardo Eletro, já estão realizando vendas online que podem ser retirados em 24 horas, em uma loja física de sua escolha.

Modelo de negócio ideal: Maior Comodidade e Menor Custo

A sua empresa consegue oferecer maior comodidade com menor custo? Repare, todos os modelos de negócio citados acima só vingaram por que ofereciam maior comodidade e menor custo que seus concorrentes. Analise em que ponto o seu negócio está na curva do ciclo de vida do produto. O ciclo de vida de um produto é dividido em: Introdução, Crescimento, Maturidade ou Declínio.

Como está o seu modelo de negócio? Quais são as suas perspectivas para os próximos anos? Deixe suas dúvidas, criticas e comentários logo abaixo.

Quer saber como preparar e fortalecer o seu negócio no meio digital? Entre em contato conosco para atendimento@shapeweb.com.br ou se preferir envie sua mensagem em nosso formulário de contato.

Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *