Publicado por em setembro 13, 2010 Deixe um comentário

Dia do programador!!!

diaprogra_ilustra

Pois é, a espécie de vida chamada “programadores” também têm uma data em reconhecimento ao seu árduo trabalho de transformar códigos – que para a maioria das pessoas não passa de um monte de letras e caracteres sem sentido, em coisas que elas próprias usam (como sites, programas e sistemas) muitas vezes sem saber que são feitos justamente de um monte de letras e caracteres aparentemente sem sentido.
Afinal, sem a programação, o que seria do Orkut, do Twitter, do Facebook, do Windows (e do Mac também!), do sistema operacional do seu celular, etc etc…? Enfim… toda a vida tecnológica precisa de programação.

diaprogra_programador

Bom, o que muitos dos próprios programadores não sabem é que o dia em homenagem a eles não foi escolhido à toa… A data escolhida é o 256º dia do ano. Em anos não-bissextos, isso cai no dia 13 de setembro, como hoje. Nos anos bissextos, automaticamente programado, cai no dia 12 de setembro. O número 256 é muito bem conhecido por esta espécie: esta é a quantidade de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits. Parece complicado não? Além disso, 256 é o resultado de 2 elevado à 8ª potência (que é o número de bits dentro de um byte).

Mas numa explicação mais simples, é:
<explicação simples>
Mais uma daquelas regras matemáticas de programação que servem para algo que às vezes nem os programadores entendem, mas que dão um jeito de funcionar quando usam.
</explicação simples>

Além disso, outra coisa que muita gente também não sabe (incluindo os próprios homenageados), é que o dia deles é feriado oficial na Rússia!! Isso mesmo, nós que por aqui estamos tão acostumados com feriados, não imaginávamos que ainda faltava esse pra coleção. Quem sabe um dia…

O post não vai se prolongar muito, porque o dia já está no seu fim, e ainda temos muito o que programar aqui na agência…
Fica aqui nossa homenagem a estes profissionais tão importantes para o mundo tecnológico, e que a cada dia descobrem novas formas de facilitar (ou complicar) o uso de tantos sistemas, programas e sites que se tornam cada vez mais necessários (ou não, mas que adoramos usar, ou não) no dia-a-dia dos seres humanos normais da Era Digital.

Categorias:
Artigo escrito por Equipe Shape Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *