Publicado por em junho 12, 2014 2 comentários

Estratégias de Marketing Digital com Links Patrocinados

Os anúncios por Links patrocinados são um dos formatos mais comuns de publicidade online. Basicamente os links patrocinados são anúncios com textos ou imagens de tamanhos padronizados que são visíveis de acordo com a segmentação de sua campanha de marketing digital.

Estratégia de Marketing Digital com Links Patrocinados

Os links patrocinados têm como objetivo fazer com que você tenha um maior alcance de seus anúncios em mecanismos de busca, sites de parceiros e público determinado de uma rede social. Para anunciar é preciso ter um cadastro em uma das empresas que oferece esse tipo de serviço de anúncios.

Existem diversas empresas que oferecem anúncios de links patrocinados, cada empresa adota um formato próprio de segmentação, entre as empresas estão: Google, Microsoft (MSN/Bing/Yahoo), UOL, Facebook, LinkedIn entre outros. A escolha de qual empresa iniciar as suas campanhas de marketing digital de links patrocinados dependerá de qual público-alvo pretende-se atingir.

A seguir vamos falar um pouco de cada uma das principais empresas e seus serviços de links patrocinados.

Google AdWords e Bing Ads

Google AdWords e Bing ADS

O Google AdWords é o serviço do Google para realização de todos os formatos de anúncios que envolve a empresa. Com certeza você já viu um destes anúncios do Google, talvez você não saiba o tamanho do alcance destes anúncios.

Os anúncios que você visualiza em uma busca no Google, buscadores parceiros do Google (ASK, IG Buscas, AVG Secue Search), banner em websites parceiros com banners do Google Adsense (conhecido para os anunciantes como Rede Display), os Resultados no Google Shopping, os anúncios antes dos vídeos do YouTube, propagandas em aplicativos no sistema operacional Android, todos estes anúncios são publicados através do Google AdWords.

O Bing ADS tem um sistema muito semelhante ao do Google AdWords, mas os seus anúncios aparecem em resultados na busca dos sites MSN, Bing e Yahoo. O Bing ADS possui um nível de visualização inferior ao Google AdWords devido ao Volume de busca.

Forma de Cobrança:

Os anúncios do Google AdWords e Bing ADS são cobrados por meio de CPC – Custo Por Clique, na rede de pesquisa os anúncios são exibidos de acordo com a palavra-chave escolhida, o custo da palavra-chave dependerá do nível de concorrência, número de empresas que também estão anunciando com a mesmo termo ou palavra-chave.

Os anúncios podem ser segmentados de diversas formas entre elas, localidade, idioma, aparelho (computadores/notebook, celulares, tablets), entre outros.

Já na Rede Display de Display do Google pode ser anunciada através de escolha de palavras chaves, Canais (escolha de sites parceiros que oferecem anuncio do Google AdSense), Tópicos (Segmentação de acordo com o temas abordados pelo site), Remarketing (apenas pessoas que visitaram uma determinada página de seu site), além de segmentações de sexo e idade (apenas usuários logados em uma conta Google).

Alguns seguimentos onde há pouca competição os o clique pode sair por até R$0,01, em outros o anúncio pode chegar a custar acima de R$20,00 o clique como, por exemplo, o termo “hospedagem para sites”. No entanto a média do CPC fica entre R$0,60 e R$1,50 na maior parte dos segmentos de mercado.

UOL Cliques

UOL Cliques

Antigamente era chamado de Uol Links Patrocinados, era um sistema complexo e exigia muito conhecimento e auxilio de consultores do UOL para conquistar bons resultados. O sistema não apenas mudou de nome, mas também ficou mais simples publicar anúncios.

O formato do anúncio é através de um título e duas linhas de texto, semelhante ao do Google AdWords e Bing ADS, mas o seu diferencial é que o anúncio de texto pode conter uma imagem com tamanho de 110x80px, o que faz o anúncio ser mais atrativo.

Outro diferencialdo Uol Cliques é que ele possui uma categoria de segmentação de anúncios para maiores de 18 anos, ou seja, voltado para conteúdo relacionado a sexo, como sex shops, produtos eróticos, ótima opção para quem tem um negócio neste segmento.

Forma de Cobrança:

Os anúncios do UOL Cliques são cobrados por meio de CPC – Custo Por Clique com orçamento diário mínimo de R$5,00 e podem ser divididos em três segmentações aceitas no UOL Cliques:

Páginas do UOL e sites parceiros: Permite que seu anúncio apareça nas diversas páginas do UOL e de seus sites parceiros, através de segmentação de assuntos e palavras-chaves e filtros Estado e cidade.

Webmail e Bate-papo: Os anúncios aparecerão nos e-mails e chat do UOL, estes podem ser segmentados por sexo, idade, Estado, cidade e até bairro.

Divulgação livre: Indicados para campanhas sem segmentação, nele modelo os anúncio são exibidos para toda a rede de anúncios do UOL, indicados para campanhas de alto investimento diário.

Facebook ADS

Facebook ADS

O Facebook ADS é o sistema de links patrocinados do Facebook é um dos formatos de anúncio que mais está crescendo, assim como a participação na Rede Social. São três formas de exibição de anúncios, Feed de notícias em computadores desktop (Computadores e Notebooks), Feed de notícias dispositivos móveis (Celulares, Smartphones e Tablets) e Coluna à direita em computadores desktop (Computadores e Notebooks).

É possível que em breve a empresa invista em uma forma de publicidade também no Instagram e WhatApp que também são aplicativos da empresa Facebook.

Forma de Cobrança:

Você pode determinar um investimento diário, mensal ou vitalício para uma destas campanhas no Facebook ADS. No total são oito formas de interação com os integrantes do Facebook, são elas:

  • Envolvimento com a publicação (Curtir, compartilhar, clicar na foto, clicar no link, comentar)
  • Curtidas na Página
  • Cliques no site
  • Conversões no site (Meta a ser realizada dentro do site)
  • Instalações do aplicativo
  • Envolvimento com o aplicativo
  • Participações no evento
  • Obtenções da oferta (promover uma oferta no Facebook)

Os anúncios do Google são cobrados de três formas diferentes CPC – Custo Por Clique, CPM – Custo Por Mil impressões e CPM Otimizado – Lance por conversão no site (preciso configurar um pixel de conversão).

Os anúncios podem ser segmentados de diversas formas entre elas, localidade, idioma, sexo, interesses (assunto em que a pessoa interagiu recentemente), remarketing (apenas pessoas presentes no Facebook que já acessaram uma determinada página do seu site), entre outros.

O custo da campanha dependerá do seguimento atuante, quanto maior a concorrência e mais restrito for seu público, mais caro será a sua campanha. É possível realizar campanhas de “curtidas na página” que a curtida fique R$ 0,01, mas isso pode trazer pessoas que não interaja com a sua página futuramente, o que fará o alcance orgânico da página diminuir. Geralmente a  média do custo da curtida fica entre R$0,25 e R$0,75 a curtida.

LinkedIn ADS

LinkedIn ADS

O foco desta rede social é negócios, empresas e serviços, sendo assim os anúncios também devem ser voltados para esse público consumidor. Os principais tipos de anúncios exibidos no LinkedIn são voltados a eventos e cursos profissionalizantes.

Os anúncios são exibidos nos Perfis, página inicial, caixa de entrada (Página de convites e mensagens de outros integrantes da rede social), grupos e resultado de pesquisa.

  • Página de perfil – página exibida quando o usuário visualiza o perfil de outros usuários do LinkedIn.
  • Página inicial – a página exibida quando o usuário entra no LinkedIn.
  • Caixa de entrada – página que contém as mensagens e convites de conexão do usuário.
  • Resultados de pesquisa – as páginas com os resultados de uma pesquisa pelo nome de um usuário.
  • Grupos – as páginas do grupo ou grupos a que o usuário pertence.
  • Anúncios de Texto – Texto com link na página inicial, pode ser otimizada com a logomarca (CPC – Custo por Clique).

Forma de Cobrança:

São duas formas de anunciar: Criação de um novo anuncio por meio de texto, imagem ou vídeo e Atualização Patrocinada, no qual é selecionada uma atualização feita na rede social para impulsionar as visualizações, fazendo com que mais pessoas vejam o que foi publicado por você.

A segmentação é feita por meio de Localidade(Continente, País ou Estado), Empresas (Nome, Setor ou Tamanho da empresa) e Função de trabalho e/ou nível de experiência.

Devido ao público muito segmentado da rede social o CPC é elevado, tendo como lance mínimo o valor de R$ 4,00. O investimento mínimo da dos anúncios do LinkedIn ADS é deR$20,00, mas o indicado um investimento diário mínimo de R$50,00.

O LinkedIn ADS  é uma ótima ferramenta para conquistar contatos de qualidade para o seu negócio, no entanto é preciso ter um cuidado especial com o planejamento de campanha antes de anunciar no LinkedIn ADS, afinal, como já foi visto o investimento é bem elevado se comparado com os outros formatos de Links Patrociados.

Conclusão

Os Links Patrocinados são ótimas ferramentas para ampliar a visibilidade do seu negócio e alavancar as vendas em curto prazo. É preciso ter um planejamento eficiente para determinar o melhor local para se anunciar e realizar um investimento valha a pena.

Espero que você tenha gostado deste post, deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste conteúdo, sua opinião é fundamental para oferecermos conteúdos com qualidade e relevante.

Precisando de ajuda para criar seus anúncios de Links Patrocinados, entre em contato conosco, vamos encontrar a melhor solução para o seu negócio.

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte

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