Publicado por em agosto 21, 2013 Deixe um comentário

Como usar o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que mostra a tendência de pesquisas no Google de acordo com os termos ou palavras-chave escolhidos em um passado recente e projeções de pesquisas futuras.

O Google Trends é usado para decidir qual termo é mais usado e em qual região ela é mais usada, um exemplo é a decisão de qual termo usar em caso de criação de uma notícia ou postagem sobre uma receita, os termo são ave e frango. Ave tem muito mais procura do que frango, mas isto não significa que o termo é melhor para SEO, isso por que ave é um termo muito genérico, pode ser usada em várias situações em sentidos diferentes.

Exemplo de tendências de pesquisas no Google Trends

Termos que podem ser encontrados na pesquisa por “ave”:

  • Foto de ave
  • Tipos de aves
  • Ave Maria
  • Doenças de aves
  • Grupo Rio Ave
  • Terras do Ave
  • AVE – Acidente Vascular Encefálico
  • AVE – Alta Velocidad Española
  • Comunidade Intermunicipal do Ave

A página da notícia se trata de receita, desta forma a palavra-chave que melhor retrate a notícia seria receita de frango ou receita de aves.

Google Trendes - Exemplo de como se escolher uma Palavra-chave

O uso da ferramenta Google Trends você pode analisar qual termo tem mais buscas e qual será melhor usada em seu texto, como é possível ver no gráfico acima gerado no Google Trends, no caso um texto sobre receita, o termo receitas de aves é bem inferior ao termo receitas de frango, note também que o termo receita de frango está em constante crescimento, a parte pontilhada mostra uma previsão de como a palavra-chave “receitas de frango” deve ter de busca nos próximos meses.

Google Trends - Exemplos de Segmentação

Na imagem acima é possível visualizar uma pesquisa segmentada no Google Trends, a ferramenta permite segmentar de diversas formas como:

  • Segmentação por país (no Brasil, também há segmentação por estado)
  • Segmentação por período (últimos 12 meses, 90 dias, 30 dias, 7 dias e anos anteriores)
  • Segmentação por categoria (comida, compras, comunidades on-line, ciência, entre outros)
  • Segmentação por pesquisa (Google Imagens, Google Notícias, busca por produtos e Youtube)

Na imagem também é possível notar que a época do ano em que mais se procura pelo termo “receita de frango” no Brasil é no final de dezembro próximo do Natal. O que mostra que este período é o mais adequado para criar uma notícia sobre “receitas de frango” e conseguir acesso pelo Google News.

O endereço para acessar a ferramenta Google Trends é:  www.google.com.br/trends, aproveitem as dicas.

Artigos Relacionados

Inbound Marketing – Atração de clientes por meio do Marketing de Conte... O que é Inbound Marketing? Em uma tradução literal ficaria algo como “Marketing de entrada” ou “marketing de atração”. Este é um conjunto de estratégia, menos invasiva, que permite o contato com a mar...
5 Ferramentas gratuitas para SEO oferecidas pelo Google Neste post vamos mostrar cinco ferramentas que são de extrema importância para quem deseja realizar uma boa estratégia de SEO. Saber como usa-las em conjunto é fundamental para uma campanha de Marketi...
CASE – Ecopontes A Ecopontes é uma empresa especializada em Soluções de Engenharia em Transposição de Obstáculos. Ou seja especialista na engenharia de pontes de concreto, pontes metálicas, passarelas de pedestre, ram...
Ecosia – O Buscador Sustentável que planta árvores Você conhece o Ecosia? Ele é um mecanismo de busca para internet, com sede física em Berlim, na Alemanha, que está disponível desde 2014. A Ecosia tem como diferencial a doação de seus lucros a org...
Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *