CPM, CPC e CTR… O que é?
Para quem acabou de cair de paraquedas na área de Marketing Digital, de cara é bom entender alguns termos que é padrão na internet tanto para medir o valor pago em uma mídia veiculada na rede, quanto mensurar a qualidade e efetividade dos seus anúncios. Para isso devemos saber a definição de três termos básicos que a maioria dos veículos da internet usa como base.
CPM (Custo por Mil)
Normalmente para compra de banners em portais a forma em que é mensurado o preço a pagar é através do CPM , que significa Custo Por Mil, isto é a cada mil impressões do seu anúncio, é cobrado um valor. Exemplo: Você tem um banner no terra.com.br e o CPM custa R$ 0,30 , fazendo uma suposição que o Terra tenha um milhão de visualizações por dia, o seu gasto diário seria de R$ 300,00.
CPM = R$ 0,30
Views = 1.000.000
Gasto diário = 1.000.000 / 1000 * 0,30 = R$ 300,00
CPC (Custo por clique)
Seguindo a mesma linha do CPM o CPC é também uma forma de mensurar o gasto de um anúncio/publicidade veiculado em algum player, diferente do CPM que gasta sem precisar que o usuário tenha alguma interação com a publicidade, o CPC só cobra a partir do momento que a pessoa clica no anúncio. Exemplo: Você tem um full banner no terra e o CPC custa R$ 0,30, se o seu banner teve 800 cliques no dia o seu gasto foi de R$ 240,00.
CPC = R$ 0,30
Cliques= 800
Gasto diário = R$ 0,30 * 800 = R$ 240,00
CTR (Clickthrough rate)
Diferente do CPC e do CPM o CTR não serve para medir o valor gasto com um anúncio, o CTR é a taxa de clique que você teve em uma publicidade, ela é usada para mensurar a qualidade da sua propaganda. Exemplo: O seu anúncio no terra teve um CTR de 3%, para chegar nesse valor, sabemos que o seu banner teve 3 mil visualizações e dessa quantidade, resultou em 90 cliques.
Visualizações= 3000
Cliques= 90
CTR=( 90*100) / 3000 = 3%
Esses são alguns termos que você precisa saber para entrar nessa área, tem algum outro termo que tem dúvida? Faça um comentário, será um prazer responder.
Artigo escrito por Alexandre Montello
4 Comentários
Legal a explicação. Não tinha conhecimento disto. Esclareceu minhas dúvidas sobre investimento.
Obrigada.
Que bom. Obrigado Nelma =)
Legal, simples e objetivo.
Muito bom utilizarei estas informações brevemente!
Ótima Organização e uso de imagens!