Publicado por em abril 30, 2014 2 comentários

5 Ferramentas gratuitas para SEO oferecidas pelo Google

Neste post vamos mostrar cinco ferramentas que são de extrema importância para quem deseja realizar uma boa estratégia de SEO. Saber como usa-las em conjunto é fundamental para uma campanha de Marketing Digital alcançar o sucesso, então vamos às ferramentas.

Ferramentas Gratuitas para SEO

Google Webmaster Tools

Google Webmaster Tools

Essa é uma das mais importantes, se não a mais importante ferramenta para um site otimizado no mecanismo de busca do Google. No Google Webmaster Tools é possível ter um melhor controle sobre como o Google analisa o seu site e também saber o que deve ser corrigido ou testado.

É possível identificar quais são as palavras-chaves que o Google julga ser mais importantes para o seu site, cadastrar sitemaps para facilitar o reconhecimento e indexação de novas páginas de seu site, testar o funcionamento de Rich Snippets, em caso de seu site ter múltiplos domínios é possível especificar qual é o domínio preferido para aparecer nas buscas, remover links do qual você deseja que o Google não exiba em suas pesquisas e uma das funções mais importantes que é o recebimento de notificações de violação das diretrizes de qualidade do Google e solicitação reconsideração após a correção.

Para acessar o Google Webmaster Tools  visite o site: https://www.google.com/webmasters/tools/

Page Speed Insights

Google Page Speed Insights

Já criamos o site e ele está cadastrado no Google Webmaster Tools, agora chegou a hora de verificar como deixar o site mais rápido com o Page Speed Insights, isso é porque o Google considera a velocidade do site como um de seus fatores de ranking de posicionamento nas pesquisas. O objetivo do Google é levar a pessoa que está pesquisando para o site que mais lhe agrade, levando em consideração a usabilidade, conteúdo e a velocidade do site.

Geralmente uma pessoa não espera mais de três segundos para receber uma informação na internet, a reação geralmente é abrir uma nova aba no navegador ou fechar a página e procurar a informação em outro local.

Para acessar o Page Speed Insights visite o site: https://developers.google.com/speed/pagespeed/

Google Trends

Google Trends

O Google Trends é atualmente a melhor ferramenta de pesquisa de mercado de marketing share. Hoje é possível ter uma pesquisa de mercado com margens de erros muito baixas para saber qual termo é mais buscado na internet.

Para você ter uma pesquisa com 95% de confiança e uma margem de erro aproximado de 2% para mais ou para menos eram necessárias reunir 2.500 pessoas de um determinado universo. Já imaginou no custo de elaborar uma pesquisa desta? Lembrando que essa margem de confiança não leva em consideração a formulação da pergunta, que pode induzir a pessoa a responder e não dar a verdadeira opinião.

Hoje é possível realizar uma pesquisa de mercado com o Google Trends que analise o crescimento do uso de uma determinada tecnologia em uma determinada região e sem a necessidade de pagar nada por ela. Tempo atrás uma pesquisa como esta seria impossível.

Para acessar o Google Trends visite o site: http://www.google.com.br/trends

Planejador de Palavras-chaves do Google AdWords Google ADS

Google AdWords - Planejador de Palavra-Chave

Definir a palavra-chave é de imprescindível para campanhas de Marketing Digital, tanto nas estratégias de SEO quanto nos Links Patrocinados. Para isso o Google desenvolveu a ferramenta Planejador de Palavras-chaves que informa o número médio de acessos mensal e seu nível de concorrência em uma escala de 0 a 100, essa escala é mais usada para identificar o tamanho do público em relação ao número de ofertantes de anúncios pagos. Para estratégias de SEO é possível ter uma ideia da dificuldade de otimizar o site para ficar nas primeiras posições da bisca.

O Planejado de palavras-chaves oferece também sugestões de termos semelhantes para utilizar em sua campanha de marketing digital e também identifica quais são as principais palavras-chaves de uma determinada página que podem ser otimizadas.

Para acessar o Planejador de Palavras-chaves visite o site:  www.google.com/sktool/

Obs.: Para ter acesso a essa ferramenta é necessário ter uma conta do Google vinculada com o Google AdWords.

Google Analytics

Google Analytics

Chegou o momento de analisar e criar estratégias usando o Google Analytics. Apesar da ferramenta exibir a maior parte dos acessos como “Not Provided” ela ainda é muito importante para criar estratégias de SEO.

Com o Google Analytics é possível identificar o número de pessoas online no presente momento usando o recurso Tempo Real, saber de quais lugares do mundo deram origem aos acessos com o recurso Público-Alvo, quais páginas geraram mais acessos com o recurso Aquisição, realizar integração com comércio eletrônico com o recurso Conversões, entre outras funções.

Para acessar o Google Analytics visite o site:  http://www.google.com.br/analytics/

Obs.: Para ter acesso aos recursos do Google Analytics é preciso ter uma conta do Google e incluir um código de acompanhamento em todas as páginas do seu site.

Conclusão

O uso integrado das ferramentas pode auxiliar, e muito, na criação, monitoramento e avaliação de estratégias para marketing digital. Saber explorar o máximo destes recursos pode fazer suas páginas ficarem melhor posicionadas nos termos de pesquisas mais relevantes para o seu negócio.

Deixe um comentário dizendo o que você achou deste post e também as suas dúvidas em relação a este assunto. Espero que tenham gostado, até a próxima.

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