É possível vender tudo pela internet
Voltando 15 anos no tempo, quem imaginava que hoje poderíamos vender qualquer coisa pela internet? Em um rápido panorama em 1999 a internet estava praticamente começando, o atual principal site de busca, o Google, estava completando seu primeiro ano de idade. Nesta época não era nem cogitada a possibilidade da existência de Profissionais de Marketing Digital.
Hoje é comum vendas de livros, ebooks, aplicativos, filmes, celular, tablets, smartphones e até produtos que não imaginávamos que seriam vendidos pela internet viraram febre nas lojas virtuais, com televisão, geladeira, forno, máquina de lavar, máquina fotográfica, tênis, materiais esportivos e moda feminina.
Existiam muitas dúvidas sobre se seria possível vender tudo em um comércio eletrônico, por exemplo, no segmento de moda feminina que citamos anteriormente, existiam muitas dúvidas se realmente seria possível vender para esse público, alguns exemplos são:
- A numeração pode ficar larga ou apertada dependendo do modelo e marca da roupa ou tênis, como convencer que o que a cliente esta comprando é o ideal pra ela?
- Como vender um produto as mulheres precisam experimentar antes de comprar?
- E se a roupa não servir?
- Será que a calça que ela deseja comprar vai combinar com os modelos de blusinha que ela tem em seu guarda-roupa?
- Será que a cliente vai concordar em pagar para receber em casa?
- O sistema de entrega no Brasil é muito lento, como entregar rapidamente quando a cliente tem pressa?
- Mulheres gostam passear em shoppings para pesquisar modelos e comparar preços é possível fazer isso na internet?
- Vitrines e dos cartazes promocionais são grandes chamarizes para iniciar uma venda em um ponto físico, como eu faço isso na internet?
Bom dá pra imaginar a dor de cabeça que estes empresários tiveram, né? Mas o que eles poderiam fazer? Desistir? Não, o que eles precisam era encontrar as respostas para as dúvidas.
– A numeração pode ficar larga ou apertada dependendo do modelo e marca da roupa, como convencer que o que a cliente esta comprando é o ideal pra ela?
As empresas instalaram Chat online e disponibilizaram consultores de venda para auxiliar os seus clientes na escolha, uma forma da cliente entrar em contato rápido com a cliente para solucionar as dívidas.
Por exemplo, se a cliente queria comprar um tênis de uma marca X, mas o tênis que ela tem hoje é de uma marca Y, o representante de vendas indicaria qual seria o número ideal da marca X que é correspondente ao número do tênis de marca Y, assim a chance de ficar largo e apertado ficaria minimizada.
No caso das roupas femininas as empresas começaram a informar de forma ilustrada as principais medidas como: costas (de ombro a ombro), busto, cintura, comprimento do corpo (de ombro a umbigo) e comprimento da saia/calça (do umbigo até em cima do tornozelo ou da cintura até a barra). Com essas informações a cliente poderia tirar suas medidas e verificar qual seria a melhor opção, no caso das dúvidas persistirem ainda há o chat online e um consultor de venda ira ajudar na escolha.
Para o comércio eletrônico funcionar, todas as dúvidas das clientes precisam ser sanadas, por isso hoje é muito mais fácil de encontrar uma loja virtual que venda roupas, tênis e acessórios pela internet. O que achavam impossível para qualquer um, Hoje, até mesmos as grandes lojas de departamento já estão vendendo pela internet.
Você tem dúvidas de que seu negócio possa vender pela internet? Entre em contato conosco, por meio de nosso Fale Conosco, deixe um comentário ou telefone para o (67) 3321-8174 e fale um de nossos consultores.
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: comércio eletrônico