10 erros cometidos por empresas na internet
Publicado por em fevereiro 19, 2018 Deixe um comentário

10 Erros cometidos por empresas na Internet

Se você chegou até aqui é por que eu acredito que você realmente dá valor na comunicação on-line da sua empresa, mas possivelmente não está conseguindo obter o resultado esperado. Pode ser que você se identifique um ou mais pontos citados neste artigo, mas fique tranquilo, para tudo tem uma solução.

Numeramos 10 pontos que consideramos ser os mais relevantes e mais constantes erros cometidos por empresários de micro e pequenas empresas na internet, caso tenha alguma dúvida, critica ou sugestão, deixe o seu comentário no final do artigo.

01 – Não definir metas e objetivos para redes sociais

“Todo mundo está postando no Facebook e Instagram, então eu vou também!”

Se você começou assim, saiba que você não está sozinho. As redes sociais são realmente uma ótima ferramenta para divulgação, no entanto o que você espera de resultado? Se você não tiver metas para ser alcançadas, nem um objetivo claro para sua empresa, qualquer resultado será bom ou ruim, dependerá apenas do ponto de vista de quem analisa.

Primeiro passo ao entrar em uma rede social é saber o que eu quero de resultado. Os resultados podem ser:

  • Mais visitas em um site;
  • Crescimento de vendas;
  • Maior exposição de marca;
  • Prospecção de novos clientes;
  • Fortalecimento do relacionamento com o cliente.

Para cada objetivo a comunicação e o investimento de tempo e dinheiro serão diferentes. Analise o resultado que você deseja  de sua empresa na internet e depois trace uma estratégia de como será o conteúdo das suas redes sociais.

02 – Redes Sociais não substituem a necessidade de um site

“Eu já tenho uma página no Facebook, não preciso de um site!”

Você já pode ter caído nesta tentação. Mas já imaginou todo o seu esforço de marketing sendo perdido de uma hora pra outra? Use as redes sociais são apenas canais de divulgação. A qualquer momento as redes sociais podem mudar as suas regras ou apenas deixar de existir, assim como aconteceu com o Orkut.

A presença das empresas na Internet devem ir além das redes sociais. Tenha um espaço seu, que você tenha o controle e liberdade de inserir ou excluir o conteúdo.

03 – Não ter um site preparado para receber visitas de celulares e tablets

“Meu site também abre no celular igual aparece no computador, ´pra que vou fazer outro site?”

Em quase todos os segmentos que atendemos, já são mais de 50% dos acessos já realizados por meio de dispositivos móveis como, celulares, smartphones e tablets. Não ter um site preparado para oferecer uma boa experiência de usabilidade no site fará com que ele rapidamente procure o site de outra empresa.

Além disso, um site amigável com os dispositivos móveis pode ajudar em sua estratégia de SEO, em consequência melhora o posicionamento das páginas do seu site nas buscas do Google. Para saber se o seu site está compatível para dispositivos móveis, acesse o site de teste do Google, chamado de Mobily Friendly

04 – Criar loja virtual sem ter uma estratégia de divulgação

“Minhas vendas em minha loja caíram, vou abrir uma loja virtual para vender mais”

Alguns empresários possuem a ideia de que apenas criando um site de venda o seu faturamento irá aumentar. Que bom se fosse tão fácil assim!

O esforço de venda online é tão grande quanto de uma loja física. Entre os trabalhos de um empreendedor digital estão:

  • Aquisição de matéria-prima ou produto de revenda;
  • Controle de produção;
  • Controle de estoque;
  • Controle de pedidos;
  • Controle de Frete;
  • Logística de entrega;
  • Definição do meios de pagamento online;
  • Divulgação;
  • Promoção;
  • Atendimento ao cliente;

Saiba que apenas ter um site não fará você ter vendas, você deve ter uma estratégia de divulgação para que o seu consumidor encontre você e decida que você é a melhor opção.

05 – Fazer publicidade sem planejamento

“Divulgo os produtos do meu site no Facebook, Instagram, Google AdWords, mas minhas vendas são baixas”

Colocar dinheiro em um anúncio no Google ou colocar uma imagem nas redes sociais não fará você vender. O mais importante é saber qual é a mensagem que eu quero passar para o meu potencial consumidor?

Identifique os pontos fortes e corrija os pontos fracos do seu mix de marketing, que pode ser resumido em:

  • Produto: O benefício que o seu cliente receberá
  • Preço: o valor que o seu cliente está disposto a pagar
  • Praça: O canal ou local onde seu consumidor efetuará a compra
  • Promoção: A comunicação que você fará para conquistar o consumidor
  • Pessoas: O envolvimento de todos envolvidos no processo de compra
  • Provas: Evidencias e avaliações sobre a eficácia do produto
  • Processos: Organização da logística de produção, compra, venda, entrega, além de controle de relacionamento com clientes e fornecedores.

06 – Não investir em conteúdo original e relevante

“Tenho mais de 1.000 produtos em meu site, mas quase não tenho vendas, loja virtual não funciona!”

Apenas copiar a descrição dos produtos de seus fornecedores fará com que você não apareça nas pesquisas do Google. Além disso, o que fará a sua loja se destacar em relação ao concorrente?

Uma estratégia é identificar quais são os produtos que oferecem melhor aceitação de seus clientes. Crie descrições personalizadas de seus produtos de forma estratégica, ou seja, pensando nas palavras-chaves que seus potenciais clientes poderão buscar no Google.

Uma estratégia escrever um conteúdo original é usar um recurso da busca do Google chamado Google Suggest. Comece a escrever o nome do seu produto na barra de pesquisa do Google e verifique como o próprio Google completará a sua pesquisa. Os termos e palavras usadas nos resultados do Google Suggest são geralmente os mais relevantes para quem pesquisa no Google.

07 – Não saber com quem está falando

“Eu não tenho um público só, eu vendo pra todo mundo!”

Criar um perfil, também chamado de persona, dos seus potenciais consumidores é de fundamental importância. Fazer com que o seu potencial consumidor se identifique com a sua marca fará com que ele tenha maior empatia pela empresa, que pode ser um fator para decisão de compra.

Por meio da criação de uma persona você conseguirá ter informações que ajudarão na escolha da segmentação do seu público-alvo.

Uma persona pode ser criada definindo as seguintes características:

  • Localização geográfica
  • Idade
  • Data e Horário
  • Gênero
  • Interesse
  • Canal
  • Idioma
  • Atuação profissional
  • Comportamento
  • Palavras-chave

Para saber mais sobre personas, acesse nosso artigo sobre Definição de uma Persona, Perfil ou Público-Alvo no Marketing

08 – Falta de relacionamento com o cliente

“Não gosto desse negócio de redes sociais, as pessoas só ficam falando mal de empresas”

Caso você ainda tenha medo de receber críticas nas redes sociais, saiba que você receberá mesmo não estando lá pra se defender.

É fundamental manter um relacionamento para que você tenha um crescimento em suas vendas, caso contrário o cliente se esquecerá de você e irá comprar com outro que o valorize como cliente. Este relacionamento saudável, pode ser por telefone, e-mail marketing, WhatsApp ou redes sociais.

Se você possui um responsável por atendimento ao cliente, crie um chat online dentro do seu site para tirar dúvidas. É necessário interagir com seus clientes, no caso das redes sociais as vezes você incentiva a perguntar, outras você incentiva a responder, tente sempre solicitar o cliente realizar algum tipo de ação.

Em seu site, tenha sempre chamadas de ação, botões que incentive o início de uma conversa, como: Fale conosco, entre em contato, clique aqui, saiba mais, entre outros. Responda as redes sociais e os contatos de orçamento do seu site com o máximo de agilidade, em alguns casos você já pode até estabelecer respostas padrões para perguntas frequentes para agilizar o tempo de resposta.

Uma estratégia de recuperação de cliente é o envio de cupons de desconto, mas cuidado para não ficar refém dos descontos.

09 – Imediatismo nos resultados

“Criei minha loja virtual, mas ela não vende!”

Qual é a primeira coisa que é feita quando você abre uma loja física? A divulgação, certo? Esta pode ser por meio de carro de som, distribuição de folheto, anúncio em televisão ou rádio.

O resultado é que as pessoas interessadas pelo seu serviço vão visitar a sua loja. Depois você continua fazendo divulgação e promoções para fazer com que os clientes lembrem de voltar para sua loja. Em resumo é um trabalho constante que com tempo vamos colhendo os resultados. Mas é isto que acontece com as empresas na Internet?

Mas por algum motivo, muitos donos de lojas virtuais não realizam a divulgação de sua loja virtual. Publicar para seus amigos que você abriu uma loja não é divulgação, a não ser que apenas seus amigos sejam o público-alvo. Além disso, são muitos concorrentes no ambiente digital, o que você faz para lembrar os seus clientes que você é a melhor opção pra ele?

10 – Amadorismo de empresas na Internet

“Cuidar das redes sociais é fácil! É só colocar umas imagens de produto e falar pra comprar”

Alguns micros e pequenos empresários possuem o costume de centralizar todas as decisões e ações de sua empresa. O problema é que não é possível priorizar tudo. A comunicação acaba ficando em segundo plano.

Colocar qualquer imagem, texto, vídeo e links nas redes sociais apenas para mostrar que está presente nas redes sociais, não levará nenhum cliente quer iniciar um relacionamento com sua empresa.

O mesmo acontece com o site. Ter um site desorganizado, desatualizado, com carregamento de imagens demorado, formulários difíceis de ser preenchidos, tudo isso passará a imagem de como é a sua empresa fora da Internet.

Como vai a sua empresa na Internet?

Conte com agência experiente para cuidar da estratégia de comunicação da sua empresa. Tenha também um site responsivo e intuitivo criado por profissionais que entendam a necessidade do seu negócio.

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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