Publicado por em julho 19, 2012 1 Comentário

Dicas para Você Cuidar da Imagem da sua Empresa no Facebook

Muitos pequenos empresários não têm capital suficiente para investir em publicidade, isso é totalmente normal. Mas não podem ficar estagnados esperando o boca-a-boca acontecer. Uma alternativa muito boa são as mídias sociais, atingem um bom público e não tem altos custos. O Facebook é o atual queridinho, grandes marcas investem e têm retorno.

Você mesmo pode cuidar da página da sua empresa, se não tiver capital para contratar uma agência que cuide disso, claro que com limitações, mas não deixa de ser eficiente. Depois de nos depararmos com vários “cases de não sucesso” de sobrinhos que decidiram cuidar das Fanpages, resolvemos fazer um post com algumas dicas básicas para colocar sua empresa no Face, sem destruí-la.

-Primeira regrinha, (não, para essa não há exceção): Sua empresa deve ter uma Fanpage, perfis são destinados a pessoas físicas. Se você já tem um perfil,  saiba Porquê migrar seu Perfil para Página no Facebook.

-extremo cuidado com a ortografia, erros gramaticais são vistos constantemente em páginas de empresas, isso passa total falta de credibilidade. Uma empresa que não se preocupa nem com a maneira de escrever, certamente não se preocupará com outras coisas, né?!

-MUITO cuidado com o Caps Lock, nas regras de etiqueta do mundo “internético” usar as letras maiúsculas é sinal de gritar. Então não o use, a menos que case com o contexto da mensagem.

-Cuidado com a linguagem usada, não é necessário o uso da norma culta, isso afasta um pouco os usuários, soa como algo distante e frio. Também não vamos exagerar na proximidade, não usem muitas gírias ou palavrões. Você deve conversar com seus usuários como se estivessem dentro da sua loja/estabelecimento.

-A página é da empresa, certo? Então nada de ficar comentando em fotos de amigos, nem postando coisas de assuntos pessoais.
-Procure assuntos condizentes com o produto ou serviço que sua empresa presta. Fotos de gatinhos e cachorros são bonitinhas, mas só vão agregar valor à sua marca se você tiver um petshop 😉

-Responda às dúvidas que os clientes publicam nos comentários, no mural ou inbox. Estar presente nas mídias sociais é a melhor maneira de se defender. Resposta rápida + solução do problema = cliente satisfeito.

-Não se envolva em discussões públicas, se o cliente está sendo agressivo, nada de começar uma discussão em meio aos comentários. O ideal a se fazer é tentar entrar em contato direto e oferecer uma solução.

-Se for fazer alguma promoção, não se esqueça de elaborar um regulamento bem claro, evite confusões. Uma promoção mal sucedida pode ter uma repercussão totalmente negativa.

-Religião, futebol e política, a gente não discute nem em casa, muito menos na internet. Não envolva sua marca em polêmicas.

Então, caros leitores e sobrinhos, essas são apenas algumas dicas para não afundar o nome da sua empresa na internet. To be continued…

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Postagem escrita por Angely Ortiz

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