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Publicado por em outubro 31, 2016 32 comentários

Como configurar as mensagens automáticas do Messenger do Facebook

É fato que não podemos ficar 100% do tempo gerenciando as redes sociais! Afinal temos que dormir, trabalhar e dar atenção para nossa família e amigos. Ou seja ter uma vida social fora das redes sociais.

Mas o que o seu consumidor pensa sobre isso? A realidade é que se o cliente buscou as redes sociais para buscar uma informação ou tirar uma dúvida, ele quer que você responda com a maior agilidade possível. É por este motivo que o Facebook disponibiliza as respostas automáticas no Messenger do Facebook.

É possível criar mensagem personalizada para o Messenger do Facebook, com três objetivos diferentes:

  1. Manter uma alta capacidade de resposta mesmo quando estiver sem acesso à internet
    Exemplo: “Olá, Felipe, agradecemos a sua mensagem. Não estamos disponíveis no momento, mas entraremos em contato em breve!”
  2. Respostas instantâneas para qualquer pessoa que enviar mensagens para a sua Página
    Exemplo: “Agradecemos a sua mensagem. Faremos o possível para responder o mais rápido possível.”
  3. Mostrar uma saudação do Messenger para o primeiro contato do cliente
    Exemplo: “Olá, Felipe! Agradecemos o seu contato pelo Messenger. Envie-nos quaisquer dúvidas que tiver”

Como configurar a mensagem automática do Messenger do Facebook

Facebook Messenger

O passo-a-passo de configurar a mensagem automática para sua página no Messenger do Facebook é bem simples:

  1. Acesse sua página no Facebook
  2. Clique em “Configurações”, no menu superior, no canto direito.
  3. No menu lateral encontre e clique na opção “Mensagens”
  4. Vá até a opção “Assistente de Resposta” e altere de “Não” para “Sim” a opção desejada
  5. Para personalizar a mensagem clique na opção “Alterar”. No Campo de texto você pode escrever uma mensagem de até 250 caracteres.
  6. Clique em Salvar e pronto, sua mensagem foi configurada.

Na opção “Mantenha uma alta capacidade de resposta mesmo quando estiver longe do seu computador ou telefone” você pode personalizar o horário em que a mensagem será exibida, este tipo de mensagem é ideal para ativar fora do horário comercial ou quando a sua empresa estiver fechada.

Já a opção “Envie respostas instantâneas para qualquer pessoa que enviar mensagens para a sua Página” você pode ativar quando a maioria dos seus clientes possuem a mesma dúvida e que seja simples de responder, a mensagem automática pode ser a resposta da dúvida mais comum seguida de “Caso essa não seja sua dúvida, entraremos em contato em breve.”

Por fim, a opção “Mostrar uma saudação do Messenger” é sempre bom deixar ativada. Você pode agradecer pelo contato e orientar outros canais de contato para caso de necessidade urgente, como número do WhatsApp.

A configuração de mensagem automática do Messenger do Facebook ajuda a medir o “Tempo de Resposta” exibido pelo Facebook. Além disso você dá uma previsão para os seus cliente se você irá demorar ou não a responder a sua dúvida.

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Novas Mensagens automáticas do Facebook Messenger

No final de 2018 o Facebook acrescentou novas opções de mensagens automáticas que podem ser visualizada diretamente do inbox https://www.facebook.com/NomeDaPágina/inbox/. Ao acessar Mensagens automáticas você verá duas opções: Responder a feedbackComunicar sobre vagas de emprego.

Em Responder a feedback você poderá criar mensagens automáticas no Facebook quando alguém recomendar sua página ou quando alguém não recomendar suas página, este que substituíram as antigas avaliações de página.

A outra opção é uma resposta rápida para pessoas que se candidataram a uma vaga de emprego divulgada por você.

Para facilitar a sua vida o Facebook já criou mensagens padrões, mas você pode personalizar incluindo imagens e botões.

Mensagens automáticas usando Chatbot

Chatbot é um sistema que permite criar simulações de conversas humana em um chat. Com o uso de um Chatbot é possível automatizar perguntas e respostas repetitivas e burocráticas, como horário de atendimento, opções de serviços, entre outras dúvidas frequentes. As perguntas e respostas são pré-definidas, mas seu formato é como se fosse de um diálogo.

Existem vários Chatbot com integração com Facebook Messenger, alguns até com versões gratuitas como Manychat e Chatfuel. O grande desafio é criar um fluxo de perguntas e respostas que ajudem o usuário a obter o resultado esperado.

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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