Publicado por em junho 11, 2010 1 Comentário

Responda rápido: O que é AJAX?

imagem
Responda rápido: O que é AJAX?

Um herói da mitologia grega

Um produto de limpeza

Uma forma de programação web

Se você respondeu qualquer uma das três alternativas acima, parabéns, você acertou!

Mas, quando falamos de web (que é mais a nossa área), a alternativa mais lógica é a terceira.

Muita gente já ouviu falar de AJAX, mas ainda não sabe direito o que significa. Muitos falam em AJAX, e também não sabem. E a maioria dessas pessoas são aquelas que trabalham com desenvolvimento web.  Já ouvi acadêmicos das áreas de TI quase se formando dizerem que AJAX é uma linguagem de programação proprietária, como o ASP.NET. Ao contrário do que muitos pensam, AJAX não é uma linguagem de programação. Hoje ele é considerado um conceito.

Quando a idéia começou, era uma combinação de JavaScript e arquivos XML para ler dados dinâmicos de maneira assíncrona em uma página web. Daí veio o nome: Assynchronous Javascript And XML.

Talvez essa forma não seja tão interessante assim para a web atual. Também já não é mais a única. Como diz a sabedoria popular: “o que vale á a intenção!”. Mas qual é a intenção do conceito AJAX? Resposta.: Ler dados em uma página web dinamicamente sem a necessidade de recarregar a página toda.

Com AJAX, você atualiza apenas uma área alvo da página para trazer os dados necessários de acordo com o que o internauta solicitar.

Entendendo o conceito, podemos aplicá-lo hoje de diversas maneiras!

Já vi, por exemplo, galerias de fotos programadas puramente em PHP, buscando dados MySQL, mas que funcionam perfeitamente dentro do conceito AJAX. Mas a combinação de qualquer coisa com o uso do Javascript (e as suas frameworks existentes hoje) ainda é a mais poderosa ferramenta para programar AJAX e fazer a web cada vez mais dinâmica e atraente.

E nem é preciso ser um gênio em desenvolvimento web para concluir qual a vantagem do uso desse conceito. Com AJAX, seu site pode se tornar tão ágil e poderoso quanto o herói grego e tão prático quanto limpar o seu fogão com um esguicho de spray.

Por isso, o AJAX se encaixa perfeitamente no nosso conceito de desenvolvimento. E aqui, na ShapeWeb, estamos sempre inovando nossa forma de programar e fazemos uso também do conceito e de técnicas AJAX para implementar ideias e recursos cada vez mais interessantes no nosso trabalho.

Estamos fazendo a “shape” da web cada vez mais ShapeWeb.

Categorias: ,
Artigo escrito por Equipe Shape Web

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *