Publicado por em maio 23, 2011 1 Comentário

O que é um site de Compra Coletiva

Site de compra coletiva
Surgimento
Sendo um sistema de vendas on-line, um site de compra coletiva se encaixa na categoria de comércio eletrônico.
O Primeiro surgiu nos Estados Unidos no final de 2008, criado por Andrew Mason, o famoso Groupon. No Brasil temos o Peixe Urbano conhecido nacionalmente, criado em 2010, daí então nascem milhares de sites de compra coletiva por dia.

Como funciona
Veja o passo-a-passo de como funciona um site de Compra Coletiva.

  • Uma empresa oferece um produto ou serviço com desconto de 40 a 90% para ofertar no site  disponível para uma determinada cidade, normalmente onde está localizada a empresa.
  • O site analisa a oferta e negocia a comissão por venda de cada produto/serviço vendido no site com a empresa interessada a anunciar.
  • Dependendo do site, pode ser cobrado uma comissão de  50% do anunciante. Isto depende muito do site, quanto maior e mais acessos tiver, com certeza será maior a comissão a ser paga.
  • A oferta é anunciada no site com um limite de vendas para ativar  e um tempo pré-estabelecido para acabar.
  • Depois de ativada a oferta é disponibilizado para o usuário/consumidor um cupom/voucher (como preferir) na sua conta no site. Com este cupom  o usuário pode ir até a empresa e retirar o seu produto/serviço
  • Caso o número mínimo de compradores exigido no regulamento da oferta não for atingido, o dinheiro do usuário/consumidor é devolvido (pelo menos tem que ser).

Quem anuncia e o que anuncia?
A maior parte dos anunciantes são as empresas que estão entrando no mercado, e não tem muita “receita” disponível para publicidade e precisa gerar um fluxo de consumidores no seu comércio. O que é mais anunciado nos sites são: massagens, refeições, academias, cursos, vale compras, estética, convites para baladas e tratamentos em geral.

Previsão para os sites de compra coletiva
O que todos sabem é que todos os dias nascem vários sites iguais baseados neste modelo, só vão ficar no mercado os que tiverem um diferencial. O certo é, esta modalidade de comércio eletrônico vai passar por várias mudanças e quem for pioneiro com certeza irá se destacar.

Categorias:
Artigo escrito por Equipe Shape Web
Tags:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *