Publicado por em agosto 3, 2016 1 Comentário

Como fazer anúncio de vídeo no YouTube

Você sabe o que é preciso para anunciar no YouTube? Conhece os tipos de anúncios de vídeo disponíveis? Leia esse artigo e assista ao vídeo até o final e entenda todas as vantagens de se anunciar no YouTube.

Sobre o YouTube

O YouTube é o segundo maior site de buscas do mundo, ficando atrás apenas do Google, mas como desde o ano de 2006 a empresa passou a integrar ao Google, então, tudo em casa!

Segundo dados do próprio Google:

  • Cerca de 70 milhões de Brasileiros estão conectados no YouTube;
  • 45% dos Brasileiros visualizam vídeos do YouTube pelo smartphone;
  • Em média, por mês, 80 vídeos são assistidos por pessoa;
  • Cada pessoa assiste em média 4h06 de vídeos por mês.

Além de um buscador, o YouTube é considerado uma rede social, possibilita comentários, interações, compartilhamento e o principal, publicação de vídeos.

Assim como o Facebook, o YouTube também é um excelente local para se anunciar e conseguir atrair mais clientes para sua empresa.

Vale a pena investir no YouTube?

Inserir um vídeo no YouTube não tem custo nenhum para sua empresa. Claro que é preciso realizar a produção de um vídeo, mas para anunciar em uma emissora aberta ou por assinatura sua empresa também teria esse custo.

Segundo dados da Target Group Index (IBOPE Media) de 2014, se compararmos com outras mídias de TV por assinatura, o YouTube teria uma audiência superior a canais como SporTV, TNT, Globo News, Cinemax, GNT, Warner Chanel e Sony.

 

Quem é o Público do YouTube?

A principal audiência do YouTube é da faixa de 15 à 34 anos, que representa mais de 50%. O público é formado por 52% de homens e 47.93% de mulheres.

Audiência do YouTube

Tipos de segmentacao de anuncios - Google AdWords - YouTube

A grande vantagem de anunciar no YouTube é que os anúncios são realizados por meio da ferramenta do Google AdWords, este possibilita você definir o seu orçamento diário e paralisar no momento em que achar mais adequado.  Além disso o público-alvo pode ser totalmente controlado por interesse, sexo, localização, horário, dia da semana, idade, palavras-chave, canais, além do Remarketing.

Primeiros passos para anunciar no YouTube

Antes de tudo, crie um canal para sua empresa.

  1. Em um computador ou em um navegador para dispositivos móveis, certifique-se de que fez login no YouTube.
  2. Vá até Todos os meus canais.
  3. Caso queira criar um canal do YouTube para um página do Google+ que você gerencia, escolha-a aqui. Do contrário, escolha Criar um novo canal para configurar um canal com um nome diferente daquele de sua Conta do Google.
  4. Preencha os detalhes para criar seu novo canal.

Envie o seu vídeo no para seu canal do YouTube acessando o link https://www.youtube.com/upload. Em seguida, crie uma conta e configure a forma de pagamento do Google AdWords.

Ao criar uma campanha de vídeo Google AdWords, escolha uma das opções de formato de anúncio que iremos detalhar a seguir.

Formatos de anúncios no YouTube

O próximo passo é escolher o formato de anúncio ideal. Até o momento são quatro formatos de anúncios para divulgar seus vídeos. Abaixo estão as principais características de cada um dos formatos de anúncio de vídeo.

TrueView in-stream

O objetivo do formato de anúncio de vídeo TrueView in-stream é apresentar um conteúdo em vídeo no formato de teaser. Algo que provoque e estimule a pessoa a assistir outros vídeos do Canal.

Este é o formato de anúncio disponível nos vídeos no YouTube e em aplicativos e sites parceiros de vídeo na Rede de Display. Os anúncios são exibidos em vídeo é exibido antes, durante ou depois de outros vídeos. Após cinco segundos é liberada a opção de pular o anúncio.

O Formato da cobrança é o CPV – Custo por visualização. O anúncio só será cobrado quando um usuário assiste a 30 segundos ou mais do seu vídeo (ou ao vídeo completo, se ele tiver menos de 30 segundos) ou interage com ele (clicar em um link e ser redirecionado para o site), o que ocorrer primeiro.

Discovery TrueView ou TrueView in-display

O objetivo do formato de anúncio de vídeo TrueView in-display é convidar as pessoas a clicar no anúncio para assistir ao vídeo. Este anúncio é usado para apresentar opções de soluções para os usuários. Como os vídeos relacionados do YouTube e opções patrocinadas de resultados de busca de vídeos.

Este formato de anúncio é exibido por meio de uma miniatura do vídeo acompanhado de um texto de descrição.  Após o usuário clicar no anúncio o vídeo é reproduzido na página de exibição do YouTube ou na página do seu canal.

Os anúncios são exibidos no YouTube e aplicativos de parceiros de vídeo na Rede de Display. No YouTube ele pode aparecer nos resultados de pesquisa, vídeos relacionados, página inicial ou como uma sobreposição em uma página de exibição do YouTube.

O Formato da cobrança é o CPC – Custo por Clique, tendo a cobrança efetuada após o os usuários optarem por assistir ao seu anúncio clicando na miniatura.

Bumper Ads (vinheta)

O objetivo do formato de anúncio de vídeo Bumper Ads (vinheta) é proporcionar maior alcance e frequência para um vídeo, principalmente em dispositivos móveis, no qual possuem melhor aceitação. Segundo o Google “metade das pessoas de 18 a 49 anos recorre primeiro aos seus dispositivos móveis para assistir a vídeos”.

Este é o formato de anúncio mais recente, lançado oficialmente em 26 de abril de 2016. Disponível nos vídeos no YouTube e em aplicativos e sites parceiros de vídeo na Rede de Display semelhante aos anúncios TrueView in-stream, com o diferencial que sua duração é de apenas seis segundos e não possibilita pular o anúncio.

O Formato da cobrança é o CPV – Custo por visualização. Assim como no TrueView, mas este será cobrado sempre que exibido, pois não tem a opção de pular.

Cross screen Masthead

O formatos de anúncio Masthead do YouTube não é disponibilizado pela ferramenta do Google AdWords. Sua aquisição é sob demanda, realizada diretamente com um Gerente de Contas do Google AdWords. É um formato especial voltado para atingir um grande número de pessoas. Em média o Masthead alcança um número superior a 36 milhões de pessoas por dia.

O objetivo deste formato de anúncio é proporcionar o conhecimento da marca. Ideal para grandes empresas que anunciarem uma modificação de marca ou slogan, lançamento de produtos, mudança de coleção, promoções sazonais como Natal e Black Friday.

O anúncio é exibido na parte superior da página inicial do YouTube. O Formato da cobrança é o CPD – Custo por Dia. Neste formato é necessária a realização de uma reserva com algumas semanas de antecedência, e os materiais do criativo precisam ser entregues pelo menos com nove dias de antecedência.

Conclusão

Cada formato de anúncio é destinado para um objetivo diferente, até mesmo os formatos de pagamento são diferentes. Caso queira anunciar seu vídeo no Google, procure a Shape Web. Somos uma empresa parceira do Google com alto conhecimento para proporcionar os melhores resultados para sua empresa. Para orçamento, entre em contato pelo (67) 3321-8174 ou entre em contato pelo nosso formulário de contato clicando aqui.

Clique aqui e entre em contato pela página da Shape Web por meio do Google Partners e receba um cupom de até R$225 para anunciar vídeos no YouTube.

Ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário que responderemos o mais breve possível.
Até a próxima!

Tags:
Categorias:
Postagem escrita por Felipe Mesquita

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress spam blocked by CleanTalk.