TikTok – A rede social que mais cresce no Mundo
Publicado por em outubro 25, 2019 Deixe um comentário

TikTok – A rede social que mais cresce no Mundo

TikTok é um aplicativo muito popular entre o público infantil e jovem, que permite criar vídeos de 15 segundos a 1 minuto, além de possibilitar a inclusão de trilha sonora, efeitos, filtros pré-definidos e alterar a velocidade de vídeo.

Aqui neste artigo vamos explicar a origem, o motivo deste aplicativo conquistar cada vez mais usuários no Brasil e no mundo e se realmente vale sua empresa investir no TikTok. Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar comentários no final do artigo!

 

Por que o TikTok atrai tanto as pessoas?

Uma tendência das redes sociais é a chamada “passive browsing”, que pode ser traduzido como “navegação passiva”. A navegação passiva é o comportamento no qual os usuários de redes sociais buscam novos conteúdos sem compartilhar nada.

O TikTok faz uso de uma inteligência artificial que analisa o perfil do usuário do aplicativo, oferecendo conteúdo personalizado seguindo o interesse e preferência do usuário, mesmo que o usuário não siga outros perfis ele sempre terá acesso a novos conteúdos.

Entre os principais conteúdos exibidos o TikTok estão memes, músicas e conteúdo de humor/comédias.

Entre os principais concorrentes do TikTok estão Instagram Stories, Snapchat, Likee e o Lasso, ambos trabalham com o formato de vídeos curtos. O Lasso é um aplicativo criado pelo Facebook muito semelhante o formato do TikTok, este também voltados para o público jovem e criação de vídeos curtos.

 

Quem usa o TikTok

Além de crianças e adolescentes (que também já foram o público majoritário em Orkut, Facebook e Instagram), algumas empresas já estão criando conteúdo voltado para a Rede Social.

FC Barcelona, Real Madrd CF, Chelsea FC, Liverpool FC, Manchester City, CR Flamengo são alguns dos clubes de futebol que já apostam na rede social. Além dos clubes de futebol, UFC, NBA, NBA Brasil e a WNBA já possuem canais oficiais no TikTok.

Outras empresas, que não atendem apenas o público jovem também estão aderindo ao TikTok. Entre elas está o Techtudo com alguns vídeos tutorias e reviews.

 

A história antes de ser TikTok

TikTok é um aplicativo de vídeos curtos que foi lançado na China com o nome Douyin. Este mesmo aplicativo foi lançado no mercado internacional com o nome musical.ly. Vamos contar a história deste aplicativo em poucos tópicos, confira:

  • Em abril de 2014 foi lançado o primeiro protótipo do musical.ly, mas apenas em agosto de 2016 foi lançada a versão oficial dos aplicativos.
  • Em julho de 2015, o aplicativo Musical.ly alcançou 1ª posição em downloads entre os aplicativos gratuitos na App Store em mais de 30 países, entre eles o Brasil.
  • Em setembro 2016 a empresa ByteDance lançou o Douyin na China. Apenas no primeiro ano alcançou marcas como: 100 milhões de usuários, mais de 1 bilhão de vídeos visualizados diariamente.
  • O aplicativo Douyin, em setembro de 2017, quando o aplicativo começou a ganhar público fora da China, recebeu o nome de TikTok, mas manteve o nome Douyin na China.
  • Em Novembro de 2017, o aplicativo Musical.ly foi vendido para a empresa Bytedance Technology por US$ 800 milhões.
  • Os perfis do Musical.ly foram migrados o aplicativo o TikTok e em 2018 o Musical.ly foi descontinuado. Em agosto de 2018 o TikTok foi avaliado em torno de R$ 3,8 bilhões.
  • Em Agosto de 2019, foi pela primeira vez no Brasil, o aplicativo mais baixado no APP Store e Play Store.

 

Vale a pena investir no TikTok para a minha empresa?

Segundo a Exame, em agosto de 2019 a liderança entre downloads de aplicativos não ficou nem com o WhatsApp ou o Instagram, mas sim com o TikTok. A Supremacia do TikTok foi tanto no número de downloads no Android como no iOS.

De acordo com dados da GlobalWebIndex, o público do aplicativo é predominantemente Jovens e adolescentes (41% dos usuários da rede social possuem entre 16 e 24 anos), devido ao perfil de conteúdo, mais voltado para o humor e musical. Outra faixa de idade que vem crescendo é o de 24 a 30 anos. Esse público segmentado exibe um panorama que pode ser aproveitado por marcas que atendem público com foco nessas faixas de idade.

Pode ser uma questão de tempo para o TikTok alcançar novos seguidores no Brasil. Vários artistas e influenciadores digitais como Whindersson Nunes e Tirulipa já estão publicando periodicamente no TikTok.

Mesmo tendo poucos adeptos no Brasil, o TikTok já alcançou números expressivos entre os Chineses, Indianos e Norte Americanos. Se você quer sair na frente da concorrência, este é o momento de se investir na plataforma e apostar em ser uma referência no futuro. Abaixo seguem alguns números da pesquisa “Digital 2019 Q4 Global Digital Statshot (October 2019) v01” realizada pela empresa Hootsuite que apresentam o crescimento da popularidade do TikTok.

Classificação de aplicativos para dispositivos móveis: usuários ativos mensais no terceiro trimestre de 2019

De acordo com a classificação dos principais aplicativos e jogos para celulares pela média de número de usuários ativos mensais entre 01 de julho e 30 de setembro de 2019 analisado pelo Hootsuite, o aplicativo TikTok ficou em sexto lugar entre os aplicativos, em número de usuários ativos mensais no mundo. Fincando atrás dos aplicativos do Facebook (Whatsapp, Facebook, Facebook Messenger, Instagram) e o aplicativo WeChat.

Usuários ativos TikTok

Classificação de aplicativos para dispositivos móveis: downloads do terceiro trimestre de 2019

De acordo com a classificação dos principais aplicativos e jogos para celular pelo número de downloads entre 01 de julho e 30 de setembro de 2019 analisado pelo Hootsuite, o aplicativo TikTok ficou em terceiro lugar entre os aplicativo mais baixados. Fincando atrás dos aplicativos do Facebook Massenger e Facebook.

Downloads TikTok

TikTok Conta Pró – Como criar uma conta TikTok para empresa

Já é possível incluir o TikTok nas suas estratégias de Marketing Digital. Para começar indicamos que você faça a migração da conta pessoal (padrão) para Conta Pró. É bem simples siga o passo a passo a seguir:

  • Abra o seu aplicativo TikTok;
  • Toque no ícone no canto inferior direito (silhueta de uma pessoa) para visitar o seu perfil;
  • Toque no ícone no canto superior direito (três pontinhos) para acessar o menu;
  • Escolha a opção “Gerenciar minha conta”;
  • Escolha a opção “Trocar para Conta Pró”;
  • Toque no botão “Continuar”;
  • Escolha a Categoria que mais se aproxime do que você deseja (Ex.: Figura Pública, Conta Pessoal, Educação, Mídia, caso não encontre nada próximo escolha “Outro”) e toque no botão “Avançar”;
  • Para configurar a Conta Pró é necessário fazer uma autenticação por SMS. Para Telefones do Brasil escolha a opção +55 e insira o número do seu telefone com DDD;
  • Coloque o número que chegou via SMS e conclua a sua configuração de Conta Pró;
  • Agora você terá acessos as estatísticas de suas publicações no TikTok;

O legal é que você consegue ter acesso à múltiplas contas no TikTok, podendo usar a sua conta e a da sua empresa em um mesmo aplicativo.

Deixe a sua dúvida, sugestão ou experiência

O que você achou sobre este artigo sobre TikTok? Você já usa este aplicativo, gosta não gosta? Diga pra gente a sua opinião!

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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