Publicado por em agosto 29, 2012 Deixe um comentário

Dicas para o seu Carrinho de Compras

Pra quem não sabe o carrinho de compras é onde você reúne todos os produtos que mais
gostou em um comércio eletrônico, muda quantidade, adiciona outros, enfim, é literalmente
uma cesta de compras. É uma das partes mais importantes da sua loja, provavelmente só
perde para a parte do pagamento, claro, que é onde mais gostamos $$.

Apesar de ser muito importante, o carrinho de compras é a parte que menos recebe atenção.
Se você quiser otimizar suas vendas e aumentar o seu lucro no final do mês, se atente a
algumas dicas ULTRA MEGA POWER IMPORTANTES , pois estima-se que o abandono de
carrinho ocorra em 65% nos processos de pagamento.

Vamos as Dicas para seu Carrinho de Compra

1 – Retire o menu lateral do carrinho, deixe apenas o topo do seu site. Não é legal o cara sair
do carrinho para navegar em categorias. O foco é fazer o cara comprar, calcular o frete e
avançar para o pagamento.

2 – Nada de carrinho muito cheio de cores, ele deve ser limpo e as informações muito bem
distribuídas de maneira que a pessoa se encontre. Usabilidade é a palavra da vez =)

3 – Calcular frete via API externa? Cuidado elas podem oscilar e dar erro no seu carrinho,
impedindo que a pessoa proceda na compra. Faça testes em massa e nada de carrinho muito
pesado, que demora a carregar.

4 – O Cliente não tem cadastro ainda ou ainda não logou? Não leve ele para outra página, faça
ele fazer o cadastro ou login dentro do carrinho. Lembrando, o layout do carrinho deve ser
muito bem pensando para conseguir dispor as informações sem sobrecarregar.

5 – Tem algum selo de segurança? Coloque no carrinho, isso pode influenciar na hora da
compra.

6 – Se possível grave no banco de dados todas as pessoas que entraram no carrinho. Isso pode
ajudar a fazer alguma estratégia de marketing.

7 – Outra ideia interessante é  no final do carrinho você indicar outros produtos, mas que para adicioná-los não precise sair dele.

8 – Tenha sempre o passo a passo para o usuário ver onde está e se encontrar.

9 – Lembre-se para acessar o carrinho de compras não precisa ser cadastrado no site. É muito
chato ter que se registrar em um site para ver o custo do frete ou o total da compra.

10 – Reduza ao máximo os passos, quanto mais processo, mais chance de perder a venda.

Essas são algumas dicas que com certeza irá ajudar na conversão da sua loja virtual. Boa sorte =)

Um exemplo de carrinho de compras seguindo essas dicas é a Uzinga.com.br

Por: Alexandre Montello

Categorias: ,
Artigo escrito por Alexandre Montello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *