Publicado por em março 17, 2014 Deixe um comentário

Tipos de pagamento online para sites de compras

Comércio eletrônico esta ficando cada vez mais presentes em nossos dias, as pessoas estão cada vez mais sem tempo para sair de casa e fazer compras por isso a internet acaba sendo o canal mais fácil, rápido e seguro de realizar suas compras.

Tipos de Pagamento na internet

Por outro lado, estão surgindo cada vez mais comércios eletrônicos, algumas empresas que trabalham com a venda tradicional também estão explorando a venda online e na hora de criar sua loja online é preciso saber qual meio de pagamento oferecer ao seu cliente.

Devemos implantar sistemas de pagamentos seguros e que atenda as necessidades do negócio, mas sempre aparecem as dúvidas: Como saber sistemas de pagamentos seguros e se ele atende o nosso negócio? Quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de pagamento? Qual é o melhor meio de pagamento para minha empresa? Abaixo vamos tentar responder todas estas dúvidas.

Empresas de Meio de Pagamento

As principais empresas de meio de pagamento são PagSeguro, Paypal e CIELO, em breve vamos explicar as diferenças e vantagens de cada uma destas empresas de meios de pagamento. Clique aqui para conhecer os Principais Meios de Pagamentos Online e suas vantagens e desvantagens.

Meios de Pagamentos - Pagseguro, Paypal e Cielo

Agora vamos falar sobre os tipos de pagamentos oferecidos pela internet e explicar qual é a melhor solução para o seu negócio.

Depósito em Conta

A forma mais simples de ter um comércio eletrônico é oferecer o número da conta para depósito em conta, mas esta forma de pagamento é a menos segura tanto para o cliente consumidor, quanto para a empresa, para o cliente é ruim, pois ele fica inseguro se o produto ou serviço será realmente entregue a ele, para a empresa também é ruim, pois ele pode ser vítima de fraude.

Geralmente quando uma empresa tem entre suas opções de pagamento o depósito em conta, o cliente deve enviar um comprovante de pagamento para que só assim a empresa envie o produto ou ative o serviço.

Pontos Positivos:

  • Não é preciso contratar nenhum serviço, apenas ter uma conta em banco
  • Não há juros

Pontos Negativos:

  • Transação é lenta, a aprovação da compra pode demorar até dois dias úteis, ou o tempo do dinheiro aparecer na conta do empresário.
  • Não é possível parcelar
  • Baixa aceitação na maioria dos comércios eletrônicos
  • Inseguro para a empresa e para o consumidor

Boleto

O boleto é um meio de pagamento comum no comércio eletrônico, no entanto ele geralmente não é o único meio de pagamento, assim com o depósito em conta corrente.

Os grandes comércios eletrônicos estimulam a compra com boleto bancário oferecendo pequenos descontos, pois neles não é incluso os juros do cartão é uma forma de compensação da empresa por não ter que pagar juros ou taxas de transação.

É considerado um meio de pagamento mais seguro do que o depósito em conta corrente, pois o cliente fica com um documento com todas as informações de compra.

Pontos Positivos:

  • Presença de um documento com todas as informações de compra
  • Boa aceitação em vários tipos de comércios eletrônicos
  • Não há juros

Pontos Negativos:

  • É preciso contratar um serviço diretamente com o banco ou usar um meio de pagamento que ofereça o serviço de boleto bancário. É preciso identificar qual é o mais vantajoso para o negócio.
  • Transação é lenta, a aprovação da compra pode demorar até dois dias úteis, ou o tempo do dinheiro aparecer na conta do empresário.
  • Não é possível parcelar

Pagamento online com Cartão de Crédito e Débito

Cartões de Débito

O Cartão de Débito já é uma opção usada por várias lojas virtuais, principalmente empresas que costumam vender a vista na internet, mas que precisam de um rápido tempo de resposta do status de pagamento.

Algumas empresas de cartões já oferece o meio de pagamento online, este é o caso da CIELO e da REDE, que oferecem o serviço de maquininha e também de pagamento online. Empresas que vendem pela internet e possuem baixa margem de lucro, geralmente optam apenas pelo boleto e debito em conta, já que no cartão de débito parte da venda vai para a empresa que oferece o serviço de pagamento.

Pontos Positivos:

  • Presença de um documento com todas as informações de compra
  • Boa aceitação em vários tipos de comércios eletrônicos
  • Meio de pagamento que oferece segurança para o cliente e para o vendedor
  • Dependendo do serviço de meio de pagamento contratado, a transação é imediata, o cliente paga e a compra aparece como aprovada.

Pontos Negativos:

  • É preciso pagar uma taxa pela utilização de serviço de acordo com a empresa fornecedora do serviços. É preciso identificar qual é o mais vantajoso para o negócio.
  • É preciso aguardar de 15 a 45 dias para receber o valor da compra, algumas empresas oferecem a opção de adiantamento do pagamento, mas é preciso pagar uma taxa maior para receber adiantado.
  • Não é possível parcelar

Cartões de Crédito

Uma das formas favoritas de compras pela internet, principalmente quando se trata de aplicativos e compras de alto valor aquisitivo. Imagine vender produtos com custos superiores à R$500 e oferecer apenas a opção à vista, quantos cliente você vai deixar de atender?

Muito comum no grande varejo online, o cartão de crédito é usado não só para compras parceladas, mas também para compra de serviços online como e-books, músicas e aplicativos. Geralmente os aplicativos que são vendidos na Apple Store, Google Play, Windows Phone Store são comercializados apenas com cartão de crédito, por isso da importância deste meio de pagamento.

Pontos Positivos:

  • Presença de um documento com todas as informações de compra
  • Ótima aceitação em vários tipos de comércios eletrônicos
  • Dependendo do serviço de meio de pagamento contratado, a transação é imediata, o cliente paga e a compra aparece como aprovada.
  • É possível parcelar em até 18x dependendo da empresa, o mais comum é o parcelamento em até 12x

Pontos Negativos:

  • É preciso pagar uma taxa pela utilização de serviço, que varia de acordo com a empresa fornecedora do serviços, geralmente é uma porcentagem da compra. É preciso identificar qual é a empresa que oferece o serviço mais vantajoso de acordo com o negócio.
  • Quanto maior a parcela, maior é o juros a pagar

Transferência eletrônica

Algumas empresas oferecem o meio de pagamento através de transferência eletrônica, funciona da seguinte forma: O cliente tem créditos em dinheiro em um determinado meio de pagamento e o lojista oferece a opção de pagamento neste mesmo meio de pagamento, ao invés de usar o cartão para realizar o pagamento o cliente usa os seus créditos.

A transferência eletrônica é usada mais por pessoas que costumam comprar e vender usando um mesmo meio de pagamento, não é qualquer consumidor que tem este costume.

Conclusão

Não é preciso ter todos os tipos de pagamento em seu comércio eletrônico, isso dependerá do perfil de seu cliente e a estratégia de marketing digital a ser adotada. Quer saber mais curiosidades sobre sites de compra? Então visite a nossa página especial sobre comércio eletrônico.

Caso tenha dúvidas, sugestões ou críticas sobre esta postagem deixe um comentário abaixo, vamos ter o prazer em saber o que você está pensando.

Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *