Publicado por em fevereiro 2, 2015 Deixe um comentário

Como Investir em Marketing digital e superar a crise financeira?

Será que vale investir em Marketing Digital com o mercado atual apresentando baixo crescimento, pois houve uma grande desaceleração no mercado e há uma tendência de entrar em recessão. Mas afinal o marketing digital pode ajudar uma empresa superar uma crise?

Como superar a crise financeira investindo em marketing digital

Você sabe como atrair novos clientes investindo em marketing Digital? Como manter os clientes atuais? Ao investir em marketing digital, que resultados minha empresa terá? Estas dúvidas são muito comuns geralmente aparecem em período de crise econômica.

Para entender como sua empresa pode investir em marketing digital e conquistar um retorno positivo é preciso que se analise o segmento de mercado em que está atuando, cada segmento tem as suas especificidades, que são importantes para definir quais ações se deve tomar.

Analise o mercado

No mercado podemos categorizar os serviços e produtos como: básicos ou fundamentais, essenciais e supérfluos. É preciso identificar em qual categoria o seu segmento de produtos e serviços se encontra para definir o seu objetivo, e criar as estratégias e ações certas para o seu negócio.

São considerados básicos ou fundamentais todos os produtos e serviços que são indispensáveis para uma empresa ou pessoa. Bons exemplos de produtos e serviços fundamentais água e energia elétrica.

Já os produtos e serviços essenciais são aqueles considerados muito importantes, que proporcionam grande rentabilidade para uma empresa ou sacia uma importante necessidade de uma pessoa, mas que dependendo do nível da crise podem ser dispensáveis ou substituídos. Um exemplo é o transporte, uma pessoa precisa de deslocar de um local para outro, mas pode fazer de diversas formas: por meio de um carro próprio, taxi, ônibus, motocicleta, bicicleta, carona ou simplesmente ir a pé.

E por fim, os produtos e serviços supérfluos são os primeiros a serem dispensados em momentos difíceis. Um exemplo é a TV por assinatura, você pode simplesmente deixar de assinar uma TV por assinatura para cortar gastos.

Já identificou em que categoria a sua empresa se encontra? Agora chegou a hora de entender como investir em marketing digital pode ajudar a reter e conquistar novos clientes.

Investir em Marketing digital na crise

O marketing digital pode ajudar tanto as empresas que oferecem serviços básicos ou fundamentais, essenciais e supérfluos. No entanto as ações de retenção e conquista de clientes são diferentes para cada deles. Abaixo veja como investir em campanhas de marketing digital de acordo com o perfil dos serviços e produtos de sua empresa:

Como investir em marketing digital para produtos básicos ou fundamentais

Ninguém deixa de consumir produtos básicos e fundamentais, mas o seu consumo pode ser reduzido, ou devem ser reduzidos. Estamos presenciando uma crise energética e hídrica no sudeste, esta crise é capaz de interferir na economia de todo o país, pois além da rede elétrica ser toda interligada, a economia do sudeste é muito importante para o desenvolvimento do país.

Investir em campanhas de marketing digital sobre a conscientização e o uso racional da energia elétrica e água são importantes antes da instalação de uma crise no mercado e a mesma deve ser intensificada em momentos de crise.

Não apenas as distribuidoras de água e energia devem investir em campanhas de marketing digital, um exemplo são os postos de combustíveis que realizam o serviço de lava-jato como brinde para os seus clientes, estes podem divulgar a água é reutilizada para outras tarefas ou divulgar a substituição deste serviço por outro que reduz o consumo de água e energia, ou simplesmente divulgar a suspensão temporária visando o melhor para a população.

Como investir em marketing digital para produtos essenciais

Para manter as vendas de produtos essenciais é preciso se destacar em relação aos concorrentes, este é o momento de deixar bem claro os seus diferenciais nas ações de marketing digital.

Um exemplo são as farmácias, em momento de crise os clientes deixam de comprar em uma farmácia que possui um atendimento exemplar, pois o consumidor fica mais sensível a preço. Por isso é importante ressaltar a importância dos diferenciais da empresa mostrando que o seu custo benefício é maior do que o do concorrente.

Esse pode ser o momento de divulgar que sua empresa faz entrega em domicilio, atende em horários estendidos ou 24 horas, ou realizar promoções de outros produtos de cosméticos como chamariz, tudo isso pode ser feito investindo em marketing digital.

Como investir em marketing digital para produtos supérfluos

Os produtos e serviços supérfluos são os primeiros serem descartados, por isso o investimento em ações de marketing digital devem ser rápidas. Em alguns casos os supérfluos são substituídos por opções mais econômicas em momentos de crise, sua empresa deve estar preparada para oferecer opções mais acessíveis. Uma pessoa não deixa de comer, mas ela pode deixar de comer um almoço sofisticado para um simples lanche mais econômico.

No caso de um exemplo de um restaurante que oferece alimentação saudável e balanceada como grelhados e saladas, ela pode divulgar por meio de campanhas de marketing digital que além do almoço, oferece opções de sanduíches naturais, que são nutritivos e econômicos.

A ideia é oferecer algo mais acessível para não perder o cliente, e quando ele tiver novamente condições ele voltará a consumir o produto principal. Neste período é importante investir em marketing digital para divulgar as duas opções, assim ele fica ciente a existência do produto substituto, mas também não se esquece do foco da empresa.

Vale a pena investir em marketing digital?

Independente de ser um momento de crise é importante que o seu cliente saiba que sua empresa oferece algo relevante pra ele, não adianta sua empresa ter diferenciais se ela não divulga essa informação como uma vantagem relevante para o seu cliente.

A vantagem de investir em marketing digital é que seu custo é bem inferior ao da comunicação tradicional como jornais, revistas, outdoors, televisão, rádio entre outras mídias. Outra vantagem é a possibilidade de testes de conversão (teste A/B) e paralisação da campanha a qualquer momento.

No marketing digital a mensuração de resultados é bem mais precisa, pois é possível identificar quantas pessoas viram, de qual região, faixa etária, quantos clicaram, quantos compraram, quando compraram e muitas outras informações que ajudam a entender o comportamento do consumidor.

Ainda com dúvidas se realmente vale a pena investir em marketing digital? Não concorda com o que foi escrito aqui? Deixe um comentário com seus elogios, dúvidas, críticas e sugestões.

Espero que tenham gostado do post.

Abraço, até a próxima!

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte

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