
CPM, CPC e CTR… O que é?
Para quem acabou de cair de paraquedas na área de Marketing Digital, de cara é bom entender alguns termos que é padrão na internet tanto para medir o valor pago em uma mídia veiculada na rede, quanto mensurar a qualidade e efetividade dos seus anúncios. Para isso devemos saber a definição de três termos básicos que a maioria dos veículos da internet usa como base.
CPM (Custo por Mil)
Normalmente para compra de banners em portais a forma em que é mensurado o preço a pagar é através do CPM , que significa Custo Por Mil, isto é a cada mil impressões do seu anúncio, é cobrado um valor. Exemplo: Você tem um banner no terra.com.br e o CPM custa R$ 0,30 , fazendo uma suposição que o Terra tenha um milhão de visualizações por dia, o seu gasto diário seria de R$ 300,00.
CPM = R$ 0,30
Views = 1.000.000
Gasto diário = 1.000.000 / 1000 * 0,30 = R$ 300,00
CPC (Custo por clique)
Seguindo a mesma linha do CPM o CPC é também uma forma de mensurar o gasto de um anúncio/publicidade veiculado em algum player, diferente do CPM que gasta sem precisar que o usuário tenha alguma interação com a publicidade, o CPC só cobra a partir do momento que a pessoa clica no anúncio. Exemplo: Você tem um full banner no terra e o CPC custa R$ 0,30, se o seu banner teve 800 cliques no dia o seu gasto foi de R$ 240,00.
CPC = R$ 0,30
Cliques= 800
Gasto diário = R$ 0,30 * 800 = R$ 240,00
CTR (Clickthrough rate)
Diferente do CPC e do CPM o CTR não serve para medir o valor gasto com um anúncio, o CTR é a taxa de clique que você teve em uma publicidade, ela é usada para mensurar a qualidade da sua propaganda. Exemplo: O seu anúncio no terra teve um CTR de 3%, para chegar nesse valor, sabemos que o seu banner teve 3 mil visualizações e dessa quantidade, resultou em 90 cliques.
Visualizações= 3000
Cliques= 90
CTR=( 90*100) / 3000 = 3%
Esses são alguns termos que você precisa saber para entrar nessa área, tem algum outro termo que tem dúvida? Faça um comentário, será um prazer responder.
Artigo escrito por




4 Comentários
Legal a explicação. Não tinha conhecimento disto. Esclareceu minhas dúvidas sobre investimento.
Obrigada.
Que bom. Obrigado Nelma =)
Legal, simples e objetivo.
Muito bom utilizarei estas informações brevemente!
Ótima Organização e uso de imagens!