Importância da Conversão no marketing digital
O que é conversão? Conversão é um indicador de performance de uma campanha de marketing. É pela taxa de conversão que definimos se uma campanha está alcançando os objetivos desejados. Assista ao vídeo e entenda como usar a conversão em suas estratégias de marketing digital:
Tipos de conversão (compra, chamada, contato, inscrição)
No marketing digital é possível mensurar todas as ações realizadas por um potencial cliente. Um objetivo que todos conhecem é a realização de compra em uma loja virtual, porém existem outras formas de conversão como: solicitação de orçamento no site, cadastro em um formulário, cliques em número de telefone no site, chamadas realizadas em dispositivos móveis, visualização completa de um vídeo, entre outros.
Como Funciona? (colocando código no site)
A maioria das conversões é necessário a inclusão de um código de conversão no site para identificar que a conversão foi realizada, assim toda vez que a ação desejada for realizada, o código de conversão será lido pelo navegador e a conversão contabilizada.
Principais ferramentas de marketing (Facebook ADS, Google ADS e Google Analytics)
Entre as principais ferramentas que disponibilizam códigos de conversão estão o Google ADS e Facebook ADS, sendo que no Facebook o código é chamado de Pixel de Conversão.
– Google Analytics – Aba e-commerce (Comércio Eletrônico) e Metas
Para identificar conversões de sua loja virtual no Google Analytics é possível configurar a aba e-commerce, onde serão passadas todas as informações das transações realizadas em seu comércio eletrônico.
Para quem não realiza venda direta no site, o Google Analytics oferece outro método de contabilizar conversões, são as Metas (Goal). Algumas metas são fáceis de serem criadas como a visualização de uma página importante, outras precisam de ajustes no código do site.
Em toda estratégia de marketing é necessário identificar o objetivo e o retorno desejado, nem sempre a conversão estará relacionada ao retorno financeiro de imediato, por meio de compra de um produto ou serviço.
Outros objetivos podem ser:
- Criar uma lista de 150 novos potenciais clientes por mês com investimento de R$300 (Taxa de conversão esperada: média de 5 contatos/dia – Custo máximo da conversão R$2,00)
- Exibir vídeo de lançamento de um produto para 6.000 potenciais clientes em um mês com investimento de R$900 (Taxa de visualização média: 200 visualizações/dia – Custo máximo da Conversão R$0,15)
- Alcançar 600 downloads de e-books em um período de 10 dias com investimento de R$270 reais (Taxa de visualização média: 60 downloads/dia – Custo máximo da Conversão R$0,45)
- Obter 300 Solicitações mensais de orçamento de um serviço com investimento de R$7.500 (Taxa de contatos média: 10 orçamentos/dia – Custo máximo da Conversão R$25,00)
– Conclusão
Sem as conversões fica praticamente impossível saber se sua estratégia precisa ser ajustada no decorrer de campanha de marketing digital e muito menos saber se o resultado final da campanha alcançou o objetivo da empresa.
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Até a próxima
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: comércio eletrônico, Conversão, Facebook, google, Google AdWords, Google Analytics, Marketing Digital, Métricas
3 Comentários
Muito bom Galera!!!
Excelente, muito bom as informações, obrigada.
Gostei das informações. Muito bom mesmo.