Ecopontes - Case
Publicado por em outubro 10, 2017 Deixe um comentário

CASE – Ecopontes

A Ecopontes é uma empresa especializada em Soluções de Engenharia em Transposição de Obstáculos. Ou seja especialista na engenharia de pontes de concreto, pontes metálicas, passarelas de pedestre, rampas e inspeção de pontes.

O objetivo da empresa era ampliar a visibilidade e gerar mais orçamentos para a empresa. Para isso tivemos que entender como se realizara o processo de compra na empresa, para assim criarmos as seguintes estratégias.

Novo site

A empresa precisava de um novo site para mostrar toda a seriedade e competência da empresa. Por isso desenvolvemos um novo site para enfatizar os seus principais serviços, vantagens e opções de contato.

Site Institucional - Ecopontes

Loja Virtual

A empresa sentiu a necessidade de facilitar a forma de pagamento para o cliente, além de proporcionar maior segurança ao cliente. Assim nasceu a loja virtual da Ecopontes. Inicialmente oferecia apenas os principais modelos de rampas de acessibilidade portátil.

Mais tarde a empresa também decidiu adotar o sistema de vendas online para os modelos de mata-burro de fácil instalação, onde os próprios produtores rurais poderiam montar o seu mata-burro, economizando assim a mão-de-obra especializada.

Loja Virtual - Ecopontes

A loja virtual é apenas mais um mecanismo de vendas. Geralmente a venda é fechada com antecedência por telefone e o cliente apenas efetiva a sua compra pelo site, podendo comprar por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.

Para que o cliente chegue até a Ecopontes é usado um Mix de Marketing que inclui:

Usabilidade e Conversões

O novo site foi elaborado para simplifica a visualização das informações úteis da empresa. Algumas informações importantes contidas no site anterior ficavam praticamente escondidas, o que ocasionava uma alta taxa de abandono do site.

Atualmente os principais produtos da empresa são exibidos em um slide na página principal visível assim que o cliente entra no site.

Dentro desta página são exibidas imagens e um resumo sobre o produto além de um botão de “solicitação de orçamento”, só após aparecem as informações adicionais e novamente um botão de orçamento. Cada botão de orçamento foi destinados para públicos diferentes.

  • Botão 1 – Atender as pessoas que já conhecem as informações do produto, fazendo com que elas não tenham a necessidade de rolar toda a página para só assim solicitar o orçamento.
  • Botão 2 – Pessoas que possuem poucas informações sobre o produto antes de entrar no site. O que pode fazer ela ler todas as informações do site para ter maior certeza se solicita ou não um orçamento com a empresa.
  • Botão do topo do site – Pessoas que já conhecem a empresa ou que já realizaram serviço com a empresa. Estas pessoas já entram no site sem a necessidade de procurar a página de produtos antes de solicitar o orçamento. Por isso em todas as página do site há um botão de orçamento no topo.

Você pode até pensar que é um exagero ter tantos botões de orçamento, mas nem sempre o cliente perceberá a existência de todos estes botões. Além do que, o orçamento é o foco do site, então tudo que tem no site deve levar o cliente a realizar um orçamento ou pelo menos um contato inicial com a empresa por e-mail ou telefone, para que posteriormente realize um orçamento.

SEO – Otimização para Mecanismos de Busca

O novo site foi planejado para ter mais acessos vindos dos mecanismos de busca e facilitar a realização de um orçamento para os novos clientes que visitassem o site. As páginas de produtos são ricas em conteúdo, exibindo suas características, funcionalidades e vantagens.

Nem sempre o cliente vai ler todas as informações de um produto. Por este motivo as informações principais ficam antes das informações detalhadas na página principal e dados técnicos estão disponíveis quando o cliente clica para obter mais informações.

O trabalho do SEO é de longo prazo, visando identificar todas as oportunidades de melhor se posicionar nos mecanismos de busca, atualizando conteúdo, verificando as necessidades de melhoria em usabilidade e acompanhando o desenvolvimento da empresa.

 

Links Patrocinados

SEO e Links Patrocinados Pontes RuraisEm conjunto do SEO foi iniciada uma campanha de Links Patrocinados, um modo rápido encontrado para gerar aceso e conversão. Os links patrocinados também ajudaram na identificação de oportunidades de otimização de sites para os buscadores.

Atualmente continuamos a usar os links patrocinados para ampliar a visibilidade da empresa e gerar novos pedidos de orçamento.

Redes Sociais

Quando iniciamos o projeto de gestão de redes sociais da Ecopontes acreditávamos que seria muito difícil de conquistar o público. Porém, tivemos uma ótima surpresa com a aceitação.

Por ter um público bem segmentado e definido, conseguimos encontrar o público certo para enviar a mensagem da empresa. Encontramos um assunto que o público gosta e também ajuda a divulgar o serviço da empresa, que são as fotos de obras realizadas pela empresa.

Facebook - Ecopontes

Para manter o engajamento com a marca, estamos diariamente respondendo comentários e mensagens, as publicações são constantes, mínimo de 3x por semana. Assim o público mantem o contato com a marca de forma suave. Afinal, muitos estão no Facebook por lazer e não por trabalho, inserir muito conteúdo sobre a empresa faria apenas distanciarem da marca.

Na comunicação online, o forte da empresa é o Facebook, no entanto não descartamos as outras redes sociais como Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

E-mail Marketing

Para manter os clientes sempre atualizados sobre os produtos e serviços prestados pela Ecopontes enviamos mensagens de e-mails semanalmente, sempre no mesmo dia e horário. Assim o consumidor já cria uma rotina de quando receberá as atualizações da empresa.

Este meio de comunicação é muito eficiente, pois o serviço prestado pela Ecopontes é planejado no longo prazo, oferecer opções novas e diferentes, mostra ao cliente que a Ecopontes está pronta para atender projetos de pequeno, médio e grande porte.

O envio semanal foi a medida que encontramos para não ser muito a ponto de incomodar o cliente e nem pouco a ponto de fazer o cliente esquecer da marca.

Aproveitamos também a ferramenta de e-mail marketing para realizar pesquisa de satisfação do cliente (NPS), além de pesquisa para identificação de assuntos relevantes para os clientes e canais de comunicação de sua preferência.

Resultado para a Ecopontes

Os resultados não brotaram de um dia para o outro. A parceria entre Ecopontes e Shape Web é de longa data, iniciou-se em 2011. Até o presente momento a empresa atua em diversas plataformas de comunicação. No entanto o direcionamento é sempre para o seu site, onde informações mais detalhadas são fornecidas.

O objetivo da Ecopontes com a comunicação digital é conquistar novos clientes, por meio de solicitações de contatos e orçamentos no site. A empresa possui uma comunicação eficaz em todos os processos de compra, inclusive no pós-venda. O que faz o cliente ficar ainda mais seguro para voltar a investir em produtos da Ecopontes.

Deseja que a sua empresa seja um novo Case da Shape Web? Entre em contato conosco atendimento@shapeweb.com.br, deixe um comentário ou ligue (67) 3321-8174 e agende uma visita em sua empresa. Aguardamos o seu contato!

Artigos Relacionados

CASE – Rincão Atacadista O RINCÃO Atacadista é um Atacarejo localizado na cidade de Bonito/MS, nasceu oficialmente no dia 6 de julho de 2017 oferecendo aos seus clientes a mais completa variedade de produtos distribuídos em a...
Case – Dentista Karina Favali A Dra. Karina Favali tem 32 anos, formada há oito anos pela universidade UNOPAR, de Londrina (PR). Karina é Cirurgiã-dentista, Especialista em Ortodontia, Pós-graduada em Harmonização facial. Nasci...
Devo me preocupar com a quantidade de curtidas da minha página? Qual o crescimento de fãs tivemos no último mês? Qual a porcentagem de crescimento minha página obteve em relação aos meus concorrentes? Qual a melhor estratégia para ampliar minha rede no Facebook ou...
Excesso de Interação no perfil no Instagram pode gerar bloqueios de co... Como está o seu perfil no Instagram? Possivelmente você tenha chegado até aqui por perceber que foi bloqueado manualmente ou teve queda no engajamento de seu perfil. Fique tranquilo, você não está soz...
Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *