CASE – Ecopontes
A Ecopontes é uma empresa especializada em Soluções de Engenharia em Transposição de Obstáculos. Ou seja especialista na engenharia de pontes de concreto, pontes metálicas, passarelas de pedestre, rampas e inspeção de pontes.
O objetivo da empresa era ampliar a visibilidade e gerar mais orçamentos para a empresa. Para isso tivemos que entender como se realizara o processo de compra na empresa, para assim criarmos as seguintes estratégias.
Novo site
A empresa precisava de um novo site para mostrar toda a seriedade e competência da empresa. Por isso desenvolvemos um novo site para enfatizar os seus principais serviços, vantagens e opções de contato.
Loja Virtual
A empresa sentiu a necessidade de facilitar a forma de pagamento para o cliente, além de proporcionar maior segurança ao cliente. Assim nasceu a loja virtual da Ecopontes. Inicialmente oferecia apenas os principais modelos de rampas de acessibilidade portátil.
Mais tarde a empresa também decidiu adotar o sistema de vendas online para os modelos de mata-burro de fácil instalação, onde os próprios produtores rurais poderiam montar o seu mata-burro, economizando assim a mão-de-obra especializada.
A loja virtual é apenas mais um mecanismo de vendas. Geralmente a venda é fechada com antecedência por telefone e o cliente apenas efetiva a sua compra pelo site, podendo comprar por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Para que o cliente chegue até a Ecopontes é usado um Mix de Marketing que inclui:
- Usabilidade do site em diversos dispositivos;
- SEO (Otimização para mecanismos de busca);
- Links Patrocinados (Google Adwords, Facebook ADS e LinkedIn Ads);
- Redes Sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn);
- E-mail marketing.
Usabilidade e Conversões
O novo site foi elaborado para simplifica a visualização das informações úteis da empresa. Algumas informações importantes contidas no site anterior ficavam praticamente escondidas, o que ocasionava uma alta taxa de abandono do site.
Atualmente os principais produtos da empresa são exibidos em um slide na página principal visível assim que o cliente entra no site.
Dentro desta página são exibidas imagens e um resumo sobre o produto além de um botão de “solicitação de orçamento”, só após aparecem as informações adicionais e novamente um botão de orçamento. Cada botão de orçamento foi destinados para públicos diferentes.
- Botão 1 – Atender as pessoas que já conhecem as informações do produto, fazendo com que elas não tenham a necessidade de rolar toda a página para só assim solicitar o orçamento.
- Botão 2 – Pessoas que possuem poucas informações sobre o produto antes de entrar no site. O que pode fazer ela ler todas as informações do site para ter maior certeza se solicita ou não um orçamento com a empresa.
- Botão do topo do site – Pessoas que já conhecem a empresa ou que já realizaram serviço com a empresa. Estas pessoas já entram no site sem a necessidade de procurar a página de produtos antes de solicitar o orçamento. Por isso em todas as página do site há um botão de orçamento no topo.
Você pode até pensar que é um exagero ter tantos botões de orçamento, mas nem sempre o cliente perceberá a existência de todos estes botões. Além do que, o orçamento é o foco do site, então tudo que tem no site deve levar o cliente a realizar um orçamento ou pelo menos um contato inicial com a empresa por e-mail ou telefone, para que posteriormente realize um orçamento.
SEO – Otimização para Mecanismos de Busca
O novo site foi planejado para ter mais acessos vindos dos mecanismos de busca e facilitar a realização de um orçamento para os novos clientes que visitassem o site. As páginas de produtos são ricas em conteúdo, exibindo suas características, funcionalidades e vantagens.
Nem sempre o cliente vai ler todas as informações de um produto. Por este motivo as informações principais ficam antes das informações detalhadas na página principal e dados técnicos estão disponíveis quando o cliente clica para obter mais informações.
O trabalho do SEO é de longo prazo, visando identificar todas as oportunidades de melhor se posicionar nos mecanismos de busca, atualizando conteúdo, verificando as necessidades de melhoria em usabilidade e acompanhando o desenvolvimento da empresa.
Links Patrocinados
Em conjunto do SEO foi iniciada uma campanha de Links Patrocinados, um modo rápido encontrado para gerar aceso e conversão. Os links patrocinados também ajudaram na identificação de oportunidades de otimização de sites para os buscadores.
Atualmente continuamos a usar os links patrocinados para ampliar a visibilidade da empresa e gerar novos pedidos de orçamento.
Redes Sociais
Quando iniciamos o projeto de gestão de redes sociais da Ecopontes acreditávamos que seria muito difícil de conquistar o público. Porém, tivemos uma ótima surpresa com a aceitação.
Por ter um público bem segmentado e definido, conseguimos encontrar o público certo para enviar a mensagem da empresa. Encontramos um assunto que o público gosta e também ajuda a divulgar o serviço da empresa, que são as fotos de obras realizadas pela empresa.
Para manter o engajamento com a marca, estamos diariamente respondendo comentários e mensagens, as publicações são constantes, mínimo de 3x por semana. Assim o público mantem o contato com a marca de forma suave. Afinal, muitos estão no Facebook por lazer e não por trabalho, inserir muito conteúdo sobre a empresa faria apenas distanciarem da marca.
Na comunicação online, o forte da empresa é o Facebook, no entanto não descartamos as outras redes sociais como Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.
E-mail Marketing
Para manter os clientes sempre atualizados sobre os produtos e serviços prestados pela Ecopontes enviamos mensagens de e-mails semanalmente, sempre no mesmo dia e horário. Assim o consumidor já cria uma rotina de quando receberá as atualizações da empresa.
Este meio de comunicação é muito eficiente, pois o serviço prestado pela Ecopontes é planejado no longo prazo, oferecer opções novas e diferentes, mostra ao cliente que a Ecopontes está pronta para atender projetos de pequeno, médio e grande porte.
O envio semanal foi a medida que encontramos para não ser muito a ponto de incomodar o cliente e nem pouco a ponto de fazer o cliente esquecer da marca.
Aproveitamos também a ferramenta de e-mail marketing para realizar pesquisa de satisfação do cliente (NPS), além de pesquisa para identificação de assuntos relevantes para os clientes e canais de comunicação de sua preferência.
Resultado para a Ecopontes
Os resultados não brotaram de um dia para o outro. A parceria entre Ecopontes e Shape Web é de longa data, iniciou-se em 2011. Até o presente momento a empresa atua em diversas plataformas de comunicação. No entanto o direcionamento é sempre para o seu site, onde informações mais detalhadas são fornecidas.
O objetivo da Ecopontes com a comunicação digital é conquistar novos clientes, por meio de solicitações de contatos e orçamentos no site. A empresa possui uma comunicação eficaz em todos os processos de compra, inclusive no pós-venda. O que faz o cliente ficar ainda mais seguro para voltar a investir em produtos da Ecopontes.
Deseja que a sua empresa seja um novo Case da Shape Web? Entre em contato conosco atendimento@shapeweb.com.br, deixe um comentário ou ligue (67) 3321-8174 e agende uma visita em sua empresa. Aguardamos o seu contato!
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: comércio eletrônico, Conversão, Ecopontes, Facebook, Facebook ADS, Ferramentas SEO, Google AdWords, Marketing Digital, Site Responsivo