Músicas gratuitas para usar em vídeos nas redes sociais
Publicado por em dezembro 17, 2018 Deixe um comentário

Músicas Gratuitas para usar em vídeos nas redes sociais

Neste artigo irei citar os principais sites com ROYALTY FREE MUSIC (Músicas livres de royalties). Músicas livres de royalties são músicas gratuitas podendo ter algumas restrições uso. Entre as principais restrições estão:

  • Citação da fonte de origem e nome do autor nos créditos
  • Restrições de mídia (ex.: apenas em vídeo ou proibidos uso em podcasts)
  • Restrições de uso (ex.: proibido uso comercial)

Aproveite para criar seus vídeos para Facebook, Stories, Instagram, IGTV, YouTube e muito mais! Todos os sites que citados possuem músicas gratuitas para uso em vídeos. Mas lembre-se, as restrições são informadas pelos próprios sites, indicaremos o link para você seguir as orientações dos autores e não ter nenhum tipo de problemas legal!

 

AUDIO LIBRARY – YOUTUBE: BIBLIOTECA DE MÚSICA GRATUITAS DO YOUTUBE

Milhares de músicas gratuitas

Site: https://www.youtube.com/audiolibrary/music

Se você tem um Canal no YouTube, provavelmente já conheça a Biblioteca de Música grátis do Youtube. Mesmo você não tendo um canal do YouTube você consegue ter acesso a todas as músicas e efeitos sonoros do YouTube.

O mais difícil é ter paciência para encontrar uma música perfeita para o seu projeto no meio de tantas. Mas para ajudar o YouTube oferece filtros de Gênero, Humor, Instrumento, Duração, Atribuição e pesquisa por palavras-chave (sem pesquisa não seria uma empresa do Google).

Como são vários autores que disponibilizam áudios para a Biblioteca de Música Grátis do YouTube, o ideal é que você use as músicas gratuitas exclusivamente em projetos que serão publicados no YouTube. Isto por que os autores autorizam o uso da música gratuitamente no YouTube e não o YouTube não informa quais são as suas limitações em outras mídias ou canais.

O uso desta biblioteca de músicas (incluindo os arquivos de música nesta biblioteca) está sujeito aos Termos de serviço do YouTube. As músicas desta biblioteca destinam-se exclusivamente ao uso nos vídeos criados por você. Você pode usar arquivos de música desta biblioteca em seus vídeos no YouTube.

Antes de usar as músicas em seus projetos confira atentamente a licença do YouTube aqui: https://www.youtube.com/music_policies

 

COLEÇÃO DE SONS DO FACEBOOK

Mais de 2.200 músicas gratuitas

Site: https://www.facebook.com/sound/collection/

A Coleção de Sons do Facebook é o banco de músicas gratuitas para você usar em suas publicações de vídeo nas redes sociais. A Coleção de Sons do Facebook possui um formato muito semelhante à Biblioteca de Música grátis do Youtube.

Os filtros oferecidos para encontrar as músicas são: gênero, estilos, durações, tipo vocal e pesquisa.

Vale reforçar que o uso da música gratuitamente são destinadas para uso dentro das Redes Sociais do Facebook INC, que são: Facebook, Messenger, WhatsApp, Instagram e IGTV. O Facebook não informa quais são as limitações de uso das músicas em outras mídias ou canais.

Antes de usar as músicas em seus projetos confira atentamente a licença do Facebook aqui:  https://www.facebook.com/help/1020633957973118

 

INCOMPETECH

Mais de 1.300 músicas gratuitas

Site: https://incompetech.com/music/

Sou grande fã do Kevin MacLeod! Na minha opinião o INCOMPETECH é o melhor site de músicas com direitos autorais livres. É muito comum ver as músicas dele em vídeos populares do YouTube, Facebook, Instagram, e até comerciais de televisão.

O site possibilita encontrar músicas gratuitas por meio de busca, coleções (categorias), lista completa ou código de identificação (ISRC Catalog)

As músicas são gratuitas, mas caso você queira é oferecido um recurso para baixar todas as músicas do site de uma só vez, com uma contribuição de USD$ 38,00. Ótimo para quem não tem paciência de baixar música por música.

O site permite você ouvir uma prévia da música, pular de 10 em 10 segundos, além de disponibilizar o download gratuito do arquivo MP3.

As músicas que usamos no Canal do YouTube da Shape Web são deles, todas devidamente creditadas!

Antes de usar as músicas em seus projetos confira atentamente a licença do site aqui: https://incompetech.com/music/royalty-free/licenses/

 

BENSOUND

Mais de 150 músicas livres de royalties (músicas gratuitas e pagas)

Site: https://www.bensound.com/royalty-free-music

Banco de músicas gratuita e pagas de excelente qualidade, porém sem muita variedade e com algumas músicas pagas. Provavelmente você encontre algumas músicas presentes em vídeos populares no Facebook, Instagram e YouTube.

Vale muito a pena dar uma garimpada rápida para encontrar uma música gratuita interessante para o seu projeto audiovisual. Antes de baixar a música você pode ouvir clicando no botão de play. O site é bem intuitivo e fácil de navegar e dividido em categorias:

 

  • ACÚSTICO / FOLK
  • CINEMATOGRÁFICO
  • CORPORATIVO / POP
  • ELECTRONICA
  • FUNKY/ GROOVE
  • JAZZ
  • ROCK
  • WORLD / OUTROS

 

Antes de usar as músicas em seus projetos confira atentamente a licença do site aqui: https://www.bensound.com/licensing

 

Dig CC Mixter

Mais de 3.800 músicas gratuitas

Site: http://dig.ccmixter.org/licenses

Segundo as informações do próprio site “O site de descoberta musical usado em mais de 1 milhão de vídeos e jogos”. O site oferece a opção de filtros de Tags: Gêneros, Instrumento e Estilo, o que facilita a seleção da música ideal para o seu projeto.

O site recebe músicas de diversos autores. Porém diferente da Biblioteca de Música Grátis do Youtube e Coleção de Sons do Facebook, os autores devem definir a licença de uso da música, de acordo com as opções de licenças disponíveis no site.

O site oferece músicas gratuitas para serem usadas em três categorias de licenças:

  • Livres para projetos não comerciais
  • Livres para projetos comerciais
  • Sem Restrições

Antes de usar as músicas em seus projetos confira atentamente a licença do site aqui: http://dig.ccmixter.org/licenses

Free Music Archive

120.000 músicas gratuitas

Site: http://freemusicarchive.org/

Site com diversas músicas gratuitas para você utilizar em seus projetos. Porém nem todas as músicas possuem uma qualidade maravilhosa. Se você procura quantidade, este é o site ideal.

O site oferece filtros por Artista, faixa, álbum, gênero e busca. Após encontrar a música você deve verificar qual é a licença destinada a ela, isso por que cada música possui uma licença de uso própria.

O site Free Music Archive trabalha com músicas gratuitas divididas em três categorias:

  • Domínio Público (Sem Direitos Reservados)
  • Licenças Creative Commons (Algumas restrições, de acordo com o tipo de licença Creative Commons)
  • Apenas Download (Não pode usar em seus projetos, apenas baixar para ouvir)

Antes de usar as músicas em seus projetos confira atentamente a licença do site aqui: http://freemusicarchive.org/License_Guide

 

Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB)

Mais de 200 Álbuns de músicas gratuitas (Domínio Público)

Site: http://immub.org/compositor/dominio-publico

O Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB) é uma organização sem fins lucrativos sediada em Niterói – RJ que é voltada para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira.

A missão do IMMuB consiste em documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas.

Parte deste acervo é de Domínio Público. Do ponto de vista econômico, uma obra em domínio público é livre e gratuita. Ou seja, não há restrição de uso destas músicas por qualquer um que queira utilizá-la.

O Site não possui apenas músicas de domínio público. Apenas as músicas dos álbuns que estão aqui são gratuitas.

 

Sempre confira as regras de uso das músicas gratuitas em cada site

Evite problemas legais por uso indevido de músicas. Sempre que for utilizar músicas gratuitas em seus vídeos, sempre fique atento às regras do site onde ela for encontrada ou de seu autor.

 

Deixe um comentário!

Queremos saber: Você já conhecia algum destes bancos de músicas gratuitas? Conhece algum outro banco de música gratuita melhor que os informados? Deixe um comentário, teremos o grande prazer em trocar uma ideia com você!

Quer contratar uma agência para produzir os vídeos profissionais para a sua empresa? Entre em contato com a Shape Web e solicite um orçamento: atendimento@shapeweb.com.br ou (67) 3321-8174.

Artigos Relacionados

Como fazer anúncio de vídeo no YouTube Você sabe o que é preciso para anunciar no YouTube? Conhece os tipos de anúncios de vídeo disponíveis? Leia esse artigo e assista ao vídeo até o final e entenda todas as vantagens de se anunciar no Yo...
Como criar vídeo ao vivo eficiente nas redes sociais – Facebook, Insta... Vídeo ao vivo está em alta nas redes sociais. Neste artigo vou dar algumas dicas de fazer um vídeo ao vivo eficiente, que realmente gere resultados satisfatórios para sua empresa. Como o artigo ficou ...
CASE – Casa do Tiro A Casa do Tiro é uma empresa que iniciou suas atividades em 2011 com venda de armas de pressão, lunetas, chumbinhos, capas para armas de pressão e outros acessórios. Com a evolução da empresa incluiu ...
Dicas para Você Cuidar da Imagem da sua Empresa no Facebook Muitos pequenos empresários não têm capital suficiente para investir em publicidade, isso é totalmente normal. Mas não podem ficar estagnados esperando o boca-a-boca acontecer. Uma alternativa muito b...
Categorias: ,
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *