IMG-20200220-WA0043
Publicado por em fevereiro 19, 2020 Deixe um comentário

O que mudou em 15 anos de Google Maps

No mês de fevereiro de 2020 o Google comemora 15 anos de Google Maps, uma grande evolução. Não faz muito tempo que precisávamos de mapas ou listas telefônicas para identificar ruas e estradas.

O Google Maps veio para trazer muito mais comodidade. Hoje é possível verificar se o trânsito local está tranquilo ou congestionado, ou localizar um posto de combustível nos arredores. No início o Google Maps tinha com destaque o botão de imprimir, pois as pessoas analisavam suas rotas pelo computador. Em 2005 a realidade do Google Maps estava longe da nossa atual facilidade de traçar rotas usando um Smartphone.

A cobertura do Google Maps é incrível. Segundo Jen Fitzpatrick, vice-presidente sênior de Google Maps “O Google Maps já mapeou mais de 220 países, com informações sobre 200 milhões de lugares e estabelecimentos comerciais”.

O que hoje já está em nosso cotidiano, era algo impensável em 2005. Fitzpatrick comenta que “O Google foi o primeiro a oferecer navegação com instruções a cada curva na tela do celular, em 2009. Desde então, acrescentamos orientações para quem está a pé, de bicicleta, moto e outras alternativas.”

Além de ajudar no deslocamento o Google Maps evoluiu para auxiliar a aproveitar e explorar os potenciais do local de destino, antes e depois de chegar ao destino, como:

  • Identificar se um local está aberto e seu horário de funcionamento;
  • Informar telefone para realizar reservas ou solicitar orçamentos;
  • Avaliações com fotos, críticas, comentários e notas para os locais;
  • Atualização de ruas e rotas de ônibus;
  • Informações sobre o trânsito em tempo real.

As informações relacionadas a empresas podem ser administradas pelos proprietários das empresas.

Novidades do Google Maps em 2020

Para comemorar os 15 anos de Google Maps, foram atualizados o visual e a logo do aplicativo. Além de incluir mais informações sobre trânsito.

Em 2019 o Google Maps já havia lançado Live View, que ajuda a saber, de forma rápida e fácil, qual a direção correta para seguir a pé e as previsões de horários de pico, que colaboram para identificar se o ônibus, trem ou metrô vai estar cheio, com base em informações sobre viagens anteriores. Outras novidades que estão por vir são:

  • Temperatura: Saiba de antemão se outros usuários daquele transporte acharam a temperatura alta ou baixa.
  • Acessibilidade: Para usuários com necessidades especiais, será possível identificar linhas de transporte público com equipe preparada para prestar assistência, entradas, cadeiras e botões de parada acessíveis ou telas de LED com alta visibilidade.
  • Vagão feminino: Descubra se existe um vagão ou trecho da composição exclusivo para mulheres, estabelecido pela legislação.
  • Segurança a bordo: Confira se aquele meio de transporte tem algum sistema de vigilância – um guarda, câmeras de segurança ou telefone disponível para pedir ajuda se necessário.
  • Número de vagões disponíveis (válido apenas no Japão): Escolha a rota com base no número de vagões da composição, aumentando a possibilidade de viajar sentado.

Google Maps como Ferramenta de Marketing

Por meio da ferramenta Google Meu Negócio é possível que você coloque a sua empresa no mapa de forma gratuita. Também é possível integrar o Google Meu Negócio ao Google ADS, plataforma de anúncios do Google. Confira também nosso artigo: SEO Local – Como melhorar o posicionamento no Google em minha cidade e saiba como melhorar o seu posicionamento na busca local de forma gratuita.

O Google Maps passou de um simples mapa que servia para apenas ser impresso, para um sistema permite você encontrar novos destinos e antecipar a sua experiência durante todo o trajeto. Deixe nos comentários o que você considera a ser a principal função desenvolvida nestes 15 anos de Google Maps?

Para saber como aproveitar ao máximo o Google Maps para divulgar a sua empresa, entre em contato conosco pelo atendimento@shapeweb.com.br ou se preferir envie sua mensagem em nosso formulário de contato!

 

Fonte: Blog do Google Brasil ¹ ²

Artigos Relacionados

SEO Local – Como melhorar o posicionamento no Google em minha ci... O SEO Local é fundamental para micro e pequena empresas que atuam em um bairro, cidade ou região. Para a maior parte das micro e pequenas empresas o SEO Local terá resultados superiores a grandes açõe...
Como reindexar uma página do meu site no Google? Meu site ou uma página do meu site sumiu das buscas, o que pode ser? Isso pode ser uma falha no rastreamento do seu site ou página. este tipo de erro acontece geralmente por falhas no sitemaps, muitas...
Porque você deveria valorizar as avaliações do seu negócio Avaliações na Internet, você dá o devido valor à elas? Imagine que você acabou de passar na frente de um restaurante ou uma loja perto do seu trabalho. Achou o lugar bonito e resolveu conhecer melhor ...
Importância da Conversão no marketing digital O que é conversão? Conversão é um indicador de performance de uma campanha de marketing. É pela taxa de conversão que definimos se uma campanha está alcançando os objetivos desejados. Assista ao vídeo...
Categorias:
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *