O que mudou em 15 anos de Google Maps
No mês de fevereiro de 2020 o Google comemora 15 anos de Google Maps, uma grande evolução. Não faz muito tempo que precisávamos de mapas ou listas telefônicas para identificar ruas e estradas.
O Google Maps veio para trazer muito mais comodidade. Hoje é possível verificar se o trânsito local está tranquilo ou congestionado, ou localizar um posto de combustível nos arredores. No início o Google Maps tinha com destaque o botão de imprimir, pois as pessoas analisavam suas rotas pelo computador. Em 2005 a realidade do Google Maps estava longe da nossa atual facilidade de traçar rotas usando um Smartphone.
A cobertura do Google Maps é incrível. Segundo Jen Fitzpatrick, vice-presidente sênior de Google Maps “O Google Maps já mapeou mais de 220 países, com informações sobre 200 milhões de lugares e estabelecimentos comerciais”.
O que hoje já está em nosso cotidiano, era algo impensável em 2005. Fitzpatrick comenta que “O Google foi o primeiro a oferecer navegação com instruções a cada curva na tela do celular, em 2009. Desde então, acrescentamos orientações para quem está a pé, de bicicleta, moto e outras alternativas.”
Além de ajudar no deslocamento o Google Maps evoluiu para auxiliar a aproveitar e explorar os potenciais do local de destino, antes e depois de chegar ao destino, como:
- Identificar se um local está aberto e seu horário de funcionamento;
- Informar telefone para realizar reservas ou solicitar orçamentos;
- Avaliações com fotos, críticas, comentários e notas para os locais;
- Atualização de ruas e rotas de ônibus;
- Informações sobre o trânsito em tempo real.
As informações relacionadas a empresas podem ser administradas pelos proprietários das empresas.
Novidades do Google Maps em 2020
Para comemorar os 15 anos de Google Maps, foram atualizados o visual e a logo do aplicativo. Além de incluir mais informações sobre trânsito.
Em 2019 o Google Maps já havia lançado Live View, que ajuda a saber, de forma rápida e fácil, qual a direção correta para seguir a pé e as previsões de horários de pico, que colaboram para identificar se o ônibus, trem ou metrô vai estar cheio, com base em informações sobre viagens anteriores. Outras novidades que estão por vir são:
- Temperatura: Saiba de antemão se outros usuários daquele transporte acharam a temperatura alta ou baixa.
- Acessibilidade: Para usuários com necessidades especiais, será possível identificar linhas de transporte público com equipe preparada para prestar assistência, entradas, cadeiras e botões de parada acessíveis ou telas de LED com alta visibilidade.
- Vagão feminino: Descubra se existe um vagão ou trecho da composição exclusivo para mulheres, estabelecido pela legislação.
- Segurança a bordo: Confira se aquele meio de transporte tem algum sistema de vigilância – um guarda, câmeras de segurança ou telefone disponível para pedir ajuda se necessário.
- Número de vagões disponíveis (válido apenas no Japão): Escolha a rota com base no número de vagões da composição, aumentando a possibilidade de viajar sentado.
Google Maps como Ferramenta de Marketing
Por meio da ferramenta Google Meu Negócio é possível que você coloque a sua empresa no mapa de forma gratuita. Também é possível integrar o Google Meu Negócio ao Google ADS, plataforma de anúncios do Google. Confira também nosso artigo: SEO Local – Como melhorar o posicionamento no Google em minha cidade e saiba como melhorar o seu posicionamento na busca local de forma gratuita.
O Google Maps passou de um simples mapa que servia para apenas ser impresso, para um sistema permite você encontrar novos destinos e antecipar a sua experiência durante todo o trajeto. Deixe nos comentários o que você considera a ser a principal função desenvolvida nestes 15 anos de Google Maps?
Para saber como aproveitar ao máximo o Google Maps para divulgar a sua empresa, entre em contato conosco pelo atendimento@shapeweb.com.br ou se preferir envie sua mensagem em nosso formulário de contato!
Fonte: Blog do Google Brasil ¹ ²
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: google, Google Maps