SEO Local
Publicado por em outubro 29, 2018 4 comentários

SEO Local – Como melhorar o posicionamento no Google em minha cidade

O SEO Local é fundamental para micro e pequena empresas que atuam em um bairro, cidade ou região. Para a maior parte das micro e pequenas empresas o SEO Local terá resultados superiores a grandes ações em mídias tradicionais como rádio, televisão e outdoors. Acredito que no final deste artigo você irá concordar, se não concordar, deixe seu comentário!

Diferença de SEO Local para Google SEO Marketing

Primeiramente o que é SEO? SEO é um conjunto de estratégias, ações e técnicas aplicadas em um site de uma empresa com o objetivo de melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisas em mecanismos de buscas, geralmente dando a prioridade ao Google.

SEO, SEO Marketig ou Google SEO, geralmente são destinados para abordar sobre o mesmo assunto. Já quando falamos de SEO Local, estratégias, ações e técnicas aplicadas são diferentes.

O objetivo do SEO Local é também melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisas no Google, porém focado na região de atuação da empresa. Ou seja, se você tem uma padaria localizada na cidade de Juiz de Fora/MG, não faz sentido você aparecer nos resultados de quem procura por uma padaria em Florianópolis/SC. Afinal, qual é a chance de uma pessoa que está em Florianópolis querer visitar uma padaria em Juiz de Fora? O melhor resultado é a exibição de resultados locais, correto?

Uma grande vantagem do SEO Local é a possibilidade de ficar bem posicionado no Google Maps para a categoria do seu negócio, exemplo “Pizzaria”, “Floricultura”, “academia de ginástica”. Como estes são negócios locais, o Google prioriza em oferecer resultados locais.

SEO Local - Busca no Google

SEO Local - Busca no Google Maps

Qual é a importância do SEO Local?

Praticamente a metade dos consumidores brasileiros fazem pesquisas antes de realizar uma compra em uma loja física, como mostra pesquisa realizada em maio de 2018 pela CNDL e SPC Brasil:

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com internautas que realizaram alguma compra on-line nos últimos 12 meses mostra que 47% dos entrevistados sempre fazem pesquisas na internet antes de realizar alguma compra em loja física.
SPC Brasil

A internet é fundamental para o sucesso de uma loja física. Na mesma pesquisa da CNDL e SPC Brasil indica que “Apenas 18% dos entrevistados compram direto em lojas físicas sem fazer qualquer consulta no ambiente virtual“.

Entre as principais informações buscadas pelos clientes estão preço, detalhes de produtos ou serviços, opiniões de clientes. A questão é: A sua empresa aparecerá nos resultados de busca como a melhor opção?

É importante levar em consideração que as barreiras entre o que é online e o que é offline estão cada dia menores. Até chegar em sua loja, o consumidor passa por influencia de diversos canais, muitos deles estão na Internet como Redes Sociais, publicidades em sites, e claro, pesquisas na Internet.

Após analisar estas informações é evidente que sua loja física precisa investir em estratégias online para obter ser sustentável. O SEO Local é uma ótima estratégia para quem deseja começar a expandir a sua presença na Internet!

Como fazer SEO Local sem um site?

Provavelmente você já deve ter realizado uma busca no Google por “Pizzaria“, “farmácia no meu bairro“, ou “Supermercados abertos“. Entre os resultados destas pesquisas deve ter aparecido um quadro com algumas opções de empresas com Nome, Telefone, Endereço, Avaliações, área de atuação e botões de “Site” e “Rota” . Este é o resultado de uma Otimização de Negócios Locais para Mecanismos de Busca, também chamado de SEO Local.

SEO Local - Resultado de Busca Local

Diferente do Google SEO tradicional, o SEO Local você não precisa ter um site para iniciar o seu posicionamento no Google. O Seu primeiro passo é fazer uma conta no Google Meu Negócio.

Google Meu Negócio - SEO Local

Criar uma conta no Google Meu Negócio é simples, e o melhor, GRATUITO! Através do Google Meu Negócio é possível gerenciar as informações de sua empresa, definindo assim o que você deseja apresentar sobre o seu negócio nas pesquisas do Google e no Google Maps.

Existem alguns pontos que são cruciais para você aparecer no Google, entre eles estão:

  • NAP – Name address Phone (Nome, Endereço e Tefone)
  • Fotos
  • Vídeos
  • Categorias
  • Descrição
  • Reviews (Avaliações e Comentários)

 

A seguir irei explicar os itens mencionados acima e detalhar o que você pode fazer para atender cada um destes requisitos do SEO Local.

NAP – Name address Phone

NAP é uma sigla para Name, Address and Phone (traduzindo: Nome, Endereço e Telefone). Parece algo óbvio ter que divulgar o nome, endereço e telefone do meu negócio. A questão é que muitos empresários deixam de atualizar estas informações no Google e por isso acabam perdendo clientes, pois estes não conseguem entrar em contato com a empresa.

Manter o NAP atualizado é o básico do SEO Local. Ao mudar de endereço, telefone ou até mesmo de nome, não esqueça de atualizar as informações no Google Meu negócio e também em suas redes sociais.

Como usar Fotos e Vídeos no SEO Local?

O Google Meu Negócio permite que você compartilhe fotos e vídeo de sua empresa. Fotos e vídeos podem ser fatores fundamentais para decisão de consumo. Fotos e vídeos com alta qualidade podem fazer uma pessoa escolher a sua empresa e não o concorrente.

Você pode organizar o conteúdo de imagens de sua empresa da seguinte forma:

  • Interior
  • Exterior
  • Ambiente de trabalho
  • Equipe
  • identidade visual (Capa, perfil e logotipo)
  • Imagem em 360º
  • Vídeos

Categoria e Descrição no Google Meu Negócio

Informações do Google Meu Negócio - SEO Local

Considerados por diversos profissionais e especialistas de marketing digital como um dos pontos mais importantes para o posicionamento local da sua empresa no Google.

O Google oferece uma lista enorme de categoria para identificar o seu negócio, seja o mais específico possível. Exemplo: Se você possui um consultório médico, procure o nome da sua especialidade médica para identificar na categoria, um erro comum é escolher a opção consultório médico ao invés de dermatologista, ou dentista ao invés de Odontopediatria.

Ao criar a descrição de sua empresa ofereça o máximo de detalhes possíveis como:

  • Informações úteis
  • Serviços oferecidos
  • Diferenciais da empresa
  • Número de telefones
  • Endereços de redes sociais

Há também outras informações que você pode incluir para facilitar o conhecimento de detalhes e informações sobre o funcionamento de sua empresa, entre elas estão:

  • Endereço do site
  • URL de agendamento
  • Horário de Funcionamento
  • Publicações (Semelhante aos posts de redes sociais, ficam visíveis na busca durante uma semana)
  • Perguntas e respostas
  • Etiquetas
  • Serviços
  • Atributos

Enfatizo, crie o texto mais detalhado possível, o Google irá ler estas informações e exibir para quem ele acredite que o seu conteúdo seja relevante.

Gerenciamento de Reviews

Gerenciamento de Reviews - SEO Local

Comentários e avaliações, também conhecido pelo termo em inglês Reviews, são ótimos para mostrar a credibilidade de sua empresa.

Por meio do Google Meu Negócio é possível que você veja e responda todos os comentários enviados para a sua empresa. Tão importante quanto os elogios e comentários positivos, são as críticas e comentários negativos, por meio deles é possível aplicar melhorias e ajustar imperfeições do seu negócio. Confira o nosso artigo que explica com detalhes Porque você deveria valorizar as avaliações do seu negócio.

Como usar meu site para otimização do SEO Local

O seu site é um aliando para confirmações de dados da sua empresa. O Google buscará informações do NAP dentro do seu site e confirmar com os dados que você cadastrou no Google Meu Negócio. O Seu site também auxiliará na confirmação de informações de produtos, serviços e palavras-chaves relacionada com o seu negócio. Estas informações podem ser usadas para definir e a atualizar a categoria e descritivo do seu negócio.

O Google usa as informações do seu site, pois muitos esquecem de atualizar o Google Meu Negócio. Porém para que o Google entenda as informações do seu site ele precisa ter um código com dados estruturados que podem ser configurados por meio de marcação do conteúdo através do formato microdata. Clique aqui e faça o teste e veja se o sei site está configurado corretamente.

Ferramenta de teste de dados estruturados do Google

Teste de dados estruturados

Google SEO Local Business - Teste de dados estruturados

Para negócios locais é possível verificar como será organizado o código do seu site por meio das orientações do site Schema.org. Este site orienta como deve ser feita a formatação do seu código HTML de forma correta para guiar o Google para localizar as informações do NAP com maior facilidade. Existe até uma categoria Local Business, que ajuda a exibir as informações da sua empresa para o Google.

Otimizar o seu negócio para receber avaliações e comentários

Os Reviews (avaliações e comentários) são fundamentais para a otimização do seu negócio nas buscas do Google e Google Maps. O gerenciamento de avaliações e comentários devem ser divididas em três pontos chaves.

  • Volume de Reviews, quanto maior o número de comentários, melhor.
  • Qualidade do Reviews, quando maior a noda da avaliação, melhor.
  • Relevância de quem faz o Reviews, Quanto maior o número de usuários Local Guides avaliando sua empresa, melhor

Local Guide - SEO Local

Local Guides são como autoridades, pessoas que ganharam poder de indicação de qualidade de uma empresa, devido o número de avaliações e comentários realizados no Google.

A Nota de um Local Guide possuí um peso maior que um usuário comum. O Google analisará também qual é o tipo de Local Guides, está avaliando sua empresa. Ou seja, se ela costuma avaliar restaurantes, ela terá maior relevância para restaurantes, se avalia mais pontos turísticos, a relevância de para pontos turísticos será maior.

DICA – Se você presta algum tipo de serviço local, identifique pessoas Local Guide e convide-as para visitar o seu estabelecimento e solicite avaliação na sua empresa.

Assim que seu cliente realizar um elogio, convide-os para fazer um comentário no Google e Facebook, ou outra rede social popular para o seu negócio, como o Tripadvisor para hotéis e atrações turísticas e o Yelp para restaurantes.

Conclusão

O Google está cada dia personalizando mais os resultados das buscas, analisando o perfil e localidade das pessoas. Manter os seus dados atualizados, incentivar e responder os Reviews são atitudes  fundamentais para que você seja encontrado por seus clientes e que eles tenham a melhor impressão possível do seu negócio.

A palavra de um cliente satisfeito é levada muito mais em consideração do que qualquer anúncio que você venha a criar em rádio, televisão ou qualquer outra mídia. Mostre que você realmente dá valor aos seus clientes.

Ficou com alguma dúvida, você tem mais algumas dicas sobre SEO Local que deseja compartilhar com nossos leitores? Deixe o seu comentário! Vamos adorar receber seu comentário e teremos um grande prazer em responde-lo.

Quer saber como preparar e fortalecer o seu negócio no meio digital? Entre em contato conosco para atendimento@shapeweb.com.br ou se preferir envie sua mensagem em nosso formulário de contato.

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Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
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