Dicas Rápidas - Qual é a importância do planejamento de palavras-chave para o marketing digital?
Publicado por em março 17, 2016 Deixe um comentário

Importância do Planejamento de Palavras-Chave para o Marketing Digital

É possível ficar em primeiro lugar no Google para um conjunto de palavras-chave? É importante aparecer nos primeiros resultados de busca? É vantajoso ter muitos acessos diários em meu site? Saiba todas essas respostas no vídeo e texto abaixo.

A respostas para todas as perguntas é: Depende!

O que sua empresa ganha com isso? Pense na seguinte situação, você é dono de uma padaria que vende produtos para um bairro de Campo Grande/MS e está em primeiro lugar nos resultados Google, por meio de anúncio no Google ADS, com a palavra-chave: bomba.

Sei que a concorrência desta palavra-chave é baixa e me oferece em média 27.000 visualizações em pesquisas do Google em todo o Brasil. Sei também que 50% dos cliques vão para os três primeiros resultados.

Existem diversas possibilidades de pesquisa que incluem a palavra bomba. A pessoa que pesquisa por bomba pode estar em busca de produtos e serviços você não oferece, confira a lista abaixo:

  • Criação de bombas nucleares;
  • Dispositivo bélico (granada, explosivo, bomba atômica, bomba de gás, bomba de hidrogênio,bomba de hidrogênio);
  • Esteroides, anabolizantes;
  • Gírias para cigarro de maconha;
  • Chute forte, relacionados a atividades esportivas;
  • Reprovações em concursos e atividades escolares;
  • Notícias polêmicas, episódio inesperado ou notícia surpreendente (Bomba ou Bombástica);
  • Fogos de artifícios (bomba de são João, bombinha);
  • Música de 2000 interpretado pelo Braga Boys (Bomba);
  • Dicionário (Significados de bomba, sinônimos de bomba);
  • Pão recheado com doce de leite e coberto por chocolate (Bomba).
  • Jogo online que envolvem destruição com bombas (Bomberman, Counter Strike),
  • Bomba hidráulica (poço artesiano, caixa d’agua, bomba de sucção)
  • Bomba de combustíveis;

Perceba que o produto oferecido pela padaria é apenas um das diversas opções oferecidas pelos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo…).

O que você deseja para sua empresa?

  • Ficar em primeiro lugar nos resultados de busca ou vender mais?
  • Ampliar os acessos no seu site ou ampliar seus lucros?

algo que escutamos constantemente em consultorias: “Minha empresa está recebendo muitos acessos, mas as vendas não cresceram, Por quê?” Geralmente temos a ilusão de que o quanto mais de acessos recebermos será proporcional ao que iremos vender, isso não é verdade absoluta.

É comum cometer erros como oferecer um produto para uma pessoa que não deseja comprar seu produto ou não tem condições de compra-lo, não apenas por condições financeiras, mas há interferência de localização geográfica, preço do produto, volume de oferta e demanda e claro erro na escolha de palavras-chave.

Palavras-chaves calda longa

Para você ser mais assertivos na escolha das palavras-chave, você precisa investir em termos maiores, o que no marketing chamamos de cauda longa, termos geralmente formados por duas, três ou mais palavras-chave juntas.

Esses termos geralmente possuem um volume de busca menor, porém o que você oferecerá para esse cliente será mais preciso e eficaz.

Ao invés de usar apenas a palavra-chave “bomba”, você pode investir em palavras chaves como :

  • Bomba de doce de leite com cobertura de chocolate
  • Onde comprar bomba de doce de leite
  • Bomba de doce de leite em Campo Grande

Ou palavras-chaves para pessoas que estão em busca de uma padaria:

  • Padaria que vende bomba de doce de leite
  • Padaria no centro de campo grande
  • Padaria que vende doce em campo grande
  • Padaria em campo grande ms

Também a possibilidade de usar sinônimos de padaria como:

  • Panificadora no centro de campo grande
  • Confeitaria que vende bomba de doce de leite
  • Mercearia que vende bomba de doce de leite

Veja que alguns exemplos acima colocamos o nome da cidade, isso por que o Google prioriza os resultados locais, que possivelmente serão mais relevantes para quem está pesquisando. Leia mais sobre Otimização para buscas locais – SEO Local.

Palavras-chaves negativas

No Google AdWrods, tão importante quanto escolher as palavras chaves que irão ativar os anúncios é escolher as palavras que não devem ativar os anúncios. Seguem alguns exemplos:

  • Receitas
  • Grátis
  • Colorir
  • Jogos

É possível que uma pessoa escolha um termo como “jogo de bomba doce”, “Bomba para colorir”, “Receita de bomba de doce de leite” e ative seus anúncios, mas você não está oferecendo nenhuma destas opções procuradas.

Claro que não há regra absoluta para palavras-chaves negativas, uma pessoa pode buscar pela palavra-chave “Receita de bomba de doce de leite” pode desistir de fazer uma receita e ir até o seu estabelecimento comprar o produto ofertado, por isso precisa ser analisado cuidadosamente.

Conclusão

Sem um planejamento de palavras-chave com definição de termos longos (palavras-chave cauda longa) e a exclusão de palavras chaves indesejadas (palavra-chave negativa) você possivelmente não terá bons resultados.

O uso de palavras-chaves curtas em campanhas de links patrocinados como o Google ADS e Bing Ads pode levar o site ter um elevado número acessos, mas com alto investimento e pouca eficácia.

Gostou do post e do vídeo, ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no vídeo, ou entre em contato conosco no site http://www.shapeweb.com.br/fale-conosco/. Conheça também nossos serviços no http://www.shapeweb.com.br/servicos/

Até a próxima

Artigos Relacionados

Como anunciar no Google usando AdWords Express O Google AdWords Express é a plataforma simplificada para criar anúncios no Google dedicado principalmente para Micro Empresas e Micro Empreendedores Individuais com atuação local, como: loja de prese...
Retargeting e remarketing – A propaganda fica me seguindo Sabe quando você entra em um site de uma empresa e depois ficam aparecendo sem parar propagandas sobre a empresa em diversos sites, já pensou se fosse sua empresa? Isso é o que chamamos de retargeting...
SEO Local – Como melhorar o posicionamento no Google em minha ci... O SEO Local é fundamental para micro e pequena empresas que atuam em um bairro, cidade ou região. Para a maior parte das micro e pequenas empresas o SEO Local terá resultados superiores a grandes açõe...
Como desabilitar/ocultar avaliações no Facebook As avaliações no Facebook de sua empresa estão dando dor de cabeça em seu negócio? Ou você prefere nem ter Facebook para evitar avaliações negativas? Muitas pessoas ainda tem receio de entrar nas r...
Categorias: ,
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *