Importância do Planejamento de Palavras-Chave para o Marketing Digital
É possível ficar em primeiro lugar no Google para um conjunto de palavras-chave? É importante aparecer nos primeiros resultados de busca? É vantajoso ter muitos acessos diários em meu site? Saiba todas essas respostas no vídeo e texto abaixo.
A respostas para todas as perguntas é: Depende!
O que sua empresa ganha com isso? Pense na seguinte situação, você é dono de uma padaria que vende produtos para um bairro de Campo Grande/MS e está em primeiro lugar nos resultados Google, por meio de anúncio no Google ADS, com a palavra-chave: bomba.
Sei que a concorrência desta palavra-chave é baixa e me oferece em média 27.000 visualizações em pesquisas do Google em todo o Brasil. Sei também que 50% dos cliques vão para os três primeiros resultados.
Existem diversas possibilidades de pesquisa que incluem a palavra bomba. A pessoa que pesquisa por bomba pode estar em busca de produtos e serviços você não oferece, confira a lista abaixo:
- Criação de bombas nucleares;
- Dispositivo bélico (granada, explosivo, bomba atômica, bomba de gás, bomba de hidrogênio,bomba de hidrogênio);
- Esteroides, anabolizantes;
- Gírias para cigarro de maconha;
- Chute forte, relacionados a atividades esportivas;
- Reprovações em concursos e atividades escolares;
- Notícias polêmicas, episódio inesperado ou notícia surpreendente (Bomba ou Bombástica);
- Fogos de artifícios (bomba de são João, bombinha);
- Música de 2000 interpretado pelo Braga Boys (Bomba);
- Dicionário (Significados de bomba, sinônimos de bomba);
- Pão recheado com doce de leite e coberto por chocolate (Bomba).
- Jogo online que envolvem destruição com bombas (Bomberman, Counter Strike),
- Bomba hidráulica (poço artesiano, caixa d’agua, bomba de sucção)
- Bomba de combustíveis;
Perceba que o produto oferecido pela padaria é apenas um das diversas opções oferecidas pelos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo…).
O que você deseja para sua empresa?
- Ficar em primeiro lugar nos resultados de busca ou vender mais?
- Ampliar os acessos no seu site ou ampliar seus lucros?
algo que escutamos constantemente em consultorias: “Minha empresa está recebendo muitos acessos, mas as vendas não cresceram, Por quê?” Geralmente temos a ilusão de que o quanto mais de acessos recebermos será proporcional ao que iremos vender, isso não é verdade absoluta.
É comum cometer erros como oferecer um produto para uma pessoa que não deseja comprar seu produto ou não tem condições de compra-lo, não apenas por condições financeiras, mas há interferência de localização geográfica, preço do produto, volume de oferta e demanda e claro erro na escolha de palavras-chave.
Palavras-chaves calda longa
Para você ser mais assertivos na escolha das palavras-chave, você precisa investir em termos maiores, o que no marketing chamamos de cauda longa, termos geralmente formados por duas, três ou mais palavras-chave juntas.
Esses termos geralmente possuem um volume de busca menor, porém o que você oferecerá para esse cliente será mais preciso e eficaz.
Ao invés de usar apenas a palavra-chave “bomba”, você pode investir em palavras chaves como :
- Bomba de doce de leite com cobertura de chocolate
- Onde comprar bomba de doce de leite
- Bomba de doce de leite em Campo Grande
Ou palavras-chaves para pessoas que estão em busca de uma padaria:
- Padaria que vende bomba de doce de leite
- Padaria no centro de campo grande
- Padaria que vende doce em campo grande
- Padaria em campo grande ms
Também a possibilidade de usar sinônimos de padaria como:
- Panificadora no centro de campo grande
- Confeitaria que vende bomba de doce de leite
- Mercearia que vende bomba de doce de leite
Veja que alguns exemplos acima colocamos o nome da cidade, isso por que o Google prioriza os resultados locais, que possivelmente serão mais relevantes para quem está pesquisando. Leia mais sobre Otimização para buscas locais – SEO Local.
Palavras-chaves negativas
No Google AdWrods, tão importante quanto escolher as palavras chaves que irão ativar os anúncios é escolher as palavras que não devem ativar os anúncios. Seguem alguns exemplos:
- Receitas
- Grátis
- Colorir
- Jogos
É possível que uma pessoa escolha um termo como “jogo de bomba doce”, “Bomba para colorir”, “Receita de bomba de doce de leite” e ative seus anúncios, mas você não está oferecendo nenhuma destas opções procuradas.
Claro que não há regra absoluta para palavras-chaves negativas, uma pessoa pode buscar pela palavra-chave “Receita de bomba de doce de leite” pode desistir de fazer uma receita e ir até o seu estabelecimento comprar o produto ofertado, por isso precisa ser analisado cuidadosamente.
Conclusão
Sem um planejamento de palavras-chave com definição de termos longos (palavras-chave cauda longa) e a exclusão de palavras chaves indesejadas (palavra-chave negativa) você possivelmente não terá bons resultados.
O uso de palavras-chaves curtas em campanhas de links patrocinados como o Google ADS e Bing Ads pode levar o site ter um elevado número acessos, mas com alto investimento e pouca eficácia.
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Até a próxima
Artigo escrito por Felipe Mesquita Duarte
Tags: Google AdWords, Marketing Digital