Importância das avaliações no Marketing
Publicado por em outubro 10, 2018 Deixe um comentário

Porque você deveria valorizar as avaliações do seu negócio

Avaliações na Internet, você dá o devido valor à elas? Imagine que você acabou de passar na frente de um restaurante ou uma loja perto do seu trabalho. Achou o lugar bonito e resolveu conhecer melhor o estabelecimento pela internet. É provável que você faça uma busca no Google ou Facebook por mais informações do local, ver fotos e conhecer a estrutura e decidir se vale a pena fazer uma visita em outra ocasião.

Esse comportamento já é bem comum e você precisa considerar que alguns clientes têm os primeiros contatos com a sua marca via redes sociais. Então seu conteúdo precisa ser muito bem construído para que a sua empresa consiga desenvolver a imagem que você espera que o seu cliente visualize.

Uma boa estratégia para fortalecimento de imagem são as avaliações e recomendações de clientes, estes são fundamentais para o SEO Local. Praticamente todas as redes sociais tem a possibilidade de interação direta, seja via comentários como o Instagram ou uma opção específica pra isso, como as avaliações de Google Maps e Páginas do Facebook.

Incentivar avaliações não é apenas uma vaidade, elas de fato te auxiliam na conversão. Um estudo da Forbes (https://www.forbes.com/sites/marketshare/2012/05/07/are-brands-wielding-more-influence-in-social-media-than-we-thought/#5c9fea5f71e1) descobriu que 81% dos consumidores baseiam suas decisões de compra a partir de postagens de amigos e conhecidos em redes sociais.

Talvez você deva ser perguntar. Mas postagens são avaliações?

Sim, de certa maneira. Ao compartilhar um conteúdo a respeito de um produto ou marca, a pessoa acaba marcando sua opinião a respeito com comentários positivos ou negativos em relação a marca citada. Incentivar essas interações pode render um aumento de conversões via redes sociais para o seu negócio além de ampliar o alcance dos seus canais digitais.

Não é uma tarefa fácil conseguir que as avaliações da sua empresa aconteçam de forma natural. Você precisa avaliar e tratar todos os pontos de contato do seu cliente com a empresa seja virtuais (site, redes sociais, e-mail marketing) como os tradicionais (telefone, atendimento pessoal).

Avaliações na Página do Facebook da Shape Web: Paulo Henrique G. Meira recomenda Shape Web: Excelente agência! Equipe muito séria, responsável e talentosa. Sou cliente a um ano e sempre obtive excelentes resultados. Recomendo! Esse é um exemplo de avaliação dentro da Página da empresa no Facebook.

Esse é um exemplo de avaliação dentro da Página da empresa no Google e no Maps Esse é um exemplo de avaliação dentro da Página da empresa no Google e no Maps

Lembre-se que ao incentivar essas avaliações você pode receber uma crítica. Então tenha certeza que seus processos estão com um bom andamento e certifique-se de ser solicito aos clientes que utilizarem esses canais para apontar um problema do seu negócio.

Vale lembrar que avaliações atestam a qualidade dos seus serviços e produtos e te ajudam a vender. Avaliações no geral auxiliam outros clientes na decisão de compra e são responsáveis por humanizar sua marca online, demonstrando que outras pessoas também já fizeram negócio com você.

Como conseguir avaliações

Descontos e vantagens exclusivas

Crie algumas dinâmicas de incentivo a avaliações, como placas no estabelecimento ou tag´s que acompanham os produtos. Você pode oferecer descontos em compras futuras ou acesso a produtos exclusivos do catálogo.

Foco em aspectos específicos

Conduza o cliente ao que você quer que seja comentado a respeito da sua empresa. Envie e-mails ou mensagens (desde que ele tenha te dado permissão para isso) perguntando sobre como foi a experiência dele na empresa, o que pode ser melhorado e se você pode compartilhar aquela opinião nos seus canais.

Fotos utilizando seus produtos

Algumas avaliações não são necessariamente escritas. Uma simples foto do seu cliente utilizando seu produto ou serviço já é um atesto de qualidade. Pense que a pessoas da foto está associando a imagem dela a sua empresa e ninguém faria isso para um produto ruim.

Peça, não custa nada

Após o serviço prestado ou produto entregue. Peça para seu cliente te avaliar e explique que isso é muito importante para sua empresa.

Independente da estratégia, estar aberto à opinião dos seus clientes é positivo e pode render ideias incríveis para estratégias futuras e novas abordagens de atendimento.

Não quero receber avaliações no Facebook

As avaliações no Facebook de sua empresa estão dando dor de cabeça em seu negócio? Ou você prefere nem ter Facebook para evitar avaliações negativas? Confira o artigo sobre Como desabilitar/ocultar avaliações no Facebook.

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Artigo escrito por Edgar da Silva
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